Caminhada emagrece? Especialista responde e dá dicas para praticar o exercício

Etiene Resende
Especialista tira definitivamente as dúvidas sobre a possibilidade de que práticar caminhada emagrece e dá dicas para atingir este objetivo 
 
Caminhada pode ajudar a emagrecer se aliada à hábitos mais saudáveis.
 
Quem nunca ouviu alguém questionar se caminhada realmente emagrece ou se contribui apenas para um melhor condicionamento físico de maneira geral. De acordo com Guilherme Almeida, personal trainer, o hábito constante de caminhar traz mais benefícios do que se imagina. “Trata-se de um exercício simples, mas que traz ganhos enormes para o corpo, entre eles a queima de calorias que leva à redução do peso", afirma.
 
Foi um estudo desenvolvido pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que conseguiu provar que quem pratica a caminhada continua perdendo peso por horas após o exercício, uma vez que caminhar acelera o metabolismo - por aumentar a atividade muscular, queimando assim mais calorias.
 

Como emagrecer com caminhada?

Mas apenas fazer uma caminhada curta e sem regularidade não faz diferença no corpo ou na balança. “É quase impossível emagrecer de maneira saudável, com qualquer atividade física, sem cuidar da alimentação. Assim, a caminhada é apenas uma parte no processo de perda de peso", destaca o especialista, lembrando que adotar hábitos saudáveis é essencial para manter a saúde geral do corpo.
 
O especialista explica que em uma caminhada rápida (30 minutos)  é possível queimar até 400 calorias. O exercício deve ser feito 5 vezes por semana, o que pode gerar uma perda de peso semanal de aproximadamente de 0,5 quilo, ou 2 quilos por mês

“Este exemplo vale para quem pratica o esporte de maneira regular sem fazer qualquer dieta rigorosa, apenas com uma alimentação mais equilibrada”, destaca Guilherme Almeida.
 

Dicas para iniciantes: comece já a caminhar

Não é novidade que qualquer atividade física exige cuidados específicos, o que aumenta ainda mais a necessidade de se ter o acompanhamento ou aconselhamento de um profissional de educação física. "É possível dar algumas dicas mais gerais sobre como evitar os erros mais graves, mas nada substitui a avaliação de cada caso que somente um especialista", explica. Veja agora as dicas do personal trainer.
 

Atenção especial ao calçado - Eles são o único 'equipamento' exigido para a prática da caminhada, principalmente quando ela será feita em piso duro, como o concreto ou asfalto. É preciso que ele seja adequado para os pés (tamanho, formato, pisada) e, de preferência, que possua algum sistema de amortecimento.

Opte pelo conforto - Salvo em dias mais frios, quando a temperatura incomoda durante a caminhada mesmo com o corpo aquecido, o melhor a fazer é usar roupas mais leves e confortáveis para se exercitar. Existem roupas específicas para a prática do esporte, o que pode ser interessante também.

Não dê um passo maior do que as pernas - Esta é uma expressão antiga que se encaixa perfeitamente no caso da caminhada. Quer dizer que é preciso ter cuidado para não exagerar, principalmente no começo, para evitar lesões ou abandono do esporte. Comece caminhando devagar, aumentando na medida em que for se acostumando. Como depende de cada pessoa, aconselho marcar um tempo (30 minutos, por exemplo) ou uma distância (2 a 4 Km, caso seja um iniciante) e faça um teste para ver o impacto sobre seu corpo. Depois vá criando novas metas, sempre lembrando de não exagerar.

Diga-me por onde andas... - Escolha bem o lugar onde fará sua caminhada, pois isso influencia nos resultados. Vias mais acidentadas ou irregulares exigem mais do corpo e das articulações, o que pode trazer problemas para quem não está preparado. Caminhar na areia também gera um esforço maior e por isso deve ser feita uma compensação de tempo x distância (necessária avaliação de um especialista). Lugares mais planos, assim como a esteira da academia facilitam a caminhada e podem ser grandes aliados para quem busca resultados mais constantes.


Muito além do emagrecimento

O especialista explica que a caminhada contribui de maneira mais ampla para o bem-estar do corpo e também da mente. Entre os principais benefícios da caminhada, o personal trainer destaca:
  • Melhoria na capacidade respiratória;
  • Controle da frequência cardíaca;
  • Melhoria da circulação;
  • Redução do colesterol;
  • Aumento da massa óssea;
  • Redução dos riscos de desenvolver diabetes;
  • Melhoria do funcionamento pulmonar;
  • Liberação de endorfina e aumento do bem-estar e da autoestima;
  • Prevenção do envelhecimento;
  • Normalização do sono.


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