Aula que mistura step com dança promete eliminar 1.000 kcal em 45 minutos

Fernanda Lima

Mexe step pode ser feita em casa e contribui para a melhora da coordenação motora e do condicionamento físico 

Mexe step: modalidade que mistura dança com step pode eliminar até 1.000 kcal por aula.

 

Uma das aulas campeã de inscritos nas academias é a de step. O motivo é tentador: 1 hora subindo e descendo degraus pode queimar até 600 kcal, além de fortalecer os glúteos e melhorar o condicionamento físico. Agora, uma novidade que mistura step com dança também promete virar febre: o mexe step.

Desenvolvida pelo coreógrafo Alexandre Alberto, a modalidade foi lançada na última Fitness Brasil - maior feira fitness e bem-estar da América Latina - e e tem como proposta agradar aos apaixonados pelos ritmos da dança e atividade física.

A aula começa com movimentos de alongamento para a preparação física, antes de se lançar aos passos de dança e step, terminando com a desaceleração cardíaca que conta com a ajuda de músicas mais relaxantes. Durante a prática, todas áreas do corpo são trabalhadas, pois segundo Alexandre, os movimentos de agachamento e a dança utilizam os braços, pernas e cintura, agindo em cada músculo do corpo.    

 

Quais são os benefícios do mexe step?

Se subir e descer dos degraus já era sinônimo de grande queima calórica, o mexe step consegue ir além: segundo o coreógrafo, é possível queimar impressionantes 1.000 kcal durante 45 minutos de aula.

Entre os principais benefícios da modalidade, destaca o profissional, estão:

  • melhora do sistema cardiovascular e respiratório;
  • fortalecimento da musculatura, dos ossos, tendões e ligamentos;
  • melhora da coordenação motora, bem como da noção espacial;
  • aumento a autoestima e satisfação pessoal.

Utilizando-se de movimentos básicos, como os de subir e descer, o mexe step inclui sequências de dança e combinações de exercícios neuromusculares que trabalham o core e tornam a aula mais divertida, além de ajudar a emagrecer.

 

É possível praticar o mexe step em casa?

Segundo Alexandre, sim. Basta ter um step e conhecer as coreografias. "Porém, o interessante é praticar em grupo, incentivando uns aos outros, interagindo com amigos e familiares", reforça Alexandre, que também é diretor da Mexe® Company.

As aulas podem ser feitas todos os dias, com duração de no máximo 45 minutos cada uma. Além disso, a modalidade pode ser feita por pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico e idade. "É contraindicado para crianças, gestantes ou pessoas que apresentem grande instabilidade nos membros inferiores", explica o coreógrafo.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto