Conheça 10 exercícios que ajudam a aumentar a flexibilidade do corpo

Etiene Resende

Essencial para executar as tarefas mais simples do dia a dia, a flexibilidade do corpo pode ser conquistada com exercícios simples

Exercícios de flexibilidade ajudam a melhorar o desempenho nas atividades diárias.

 

Ainda que não se perceba, a rotina diária exige muito do corpo, mesmo para quem trabalha em um escritório. É por isso que os especialistas reforçam a necessidade de se praticar uma atividade física para preparar nossa musculatura para suportar as tarefas do nosso dia a dia. É neste contexto que os exercícios para aumentar a flexibilidade do corpo ganham ainda mais importância.

Para o educador físico Ataíde Gusmão, o aumento da flexibilidade traz inúmeros benefícios para o corpo. “Além de melhorar a postura e reduzir a sensação de cansaço ao final do dia, ter um corpo mais flexível ainda contribui para melhorar a qualidade dos movimentos, traz uma sensação de aumento da força, como se rejuvenescesse a musculatura e ainda afasta os riscos de lesões”, destaca.

 

Exercícios para aumentar a flexibilidade corporal

A boa notícia é que alguns exercícios simples podem contribuir muito para tornar o corpo mais flexível e aproveitar todos os benefícios que isto traz para a saúde. O especialista chama a atenção apenas para o fato de que toda atividade física deve ser feita com a indicação e o acompanhamento de um profissional. “Se um dos benefícios da atividade física é evitar lesões corporais, não se pode correr o risco de executar de maneira errada e se lesionar”, afirma.

1) Alongamento de ombros puxando para frente

Eleve o seu braço esquerdo mantendo-o à altura do ombro, mas apontado para a frente. Em seguida, use sua mão direita para puxar o braço esquerdo na direção do peito, mantendo-o pressionado por 20 segundos. Em seguida efetue o mesmo exercício com o outro braço.

 

2) Alongamento de ombros puxando para trás 

Passando o braço esquerdo por trás da cabeça (colocando a mão nas costas) segure o cotovelo com a outra mão e pressione por 20 segundos. Em seguida, volte à posição inicial e faça com o outro braço.

 

3) Alongamento de peitoral passivo

Colocando as duas mãos na nuca, peça alguém para que segure seus braços na altura do cotovelo e puxe para trás, mantendo assim por 20 segundos. Em seguida, basta retornar à posição inicial.
 

4) Alongamento de isquiotibiais passivo

Deitada de costas no chão, mantenha a perna esquerda flexionada enquanto levanta a perna direita, mantendo-a esticada para cima. Peça a alguém para que apoie o seu joelho com a mão direita, ao mesmo tempo em que com a mão esquerda segure o seu tornozelo e empurre sua perna para trás. Depois faça o mesmo com a outra perna

 

5)Alongamento quadríceps 

Sente-se no chão com as pernas esticadas para frente. Em seguida, dobre sua perna direita para o lado (posicionando o calcanhar próximo à lateral da coxa), mantendo-a paralela ao chão. Depois deite-se com as costas no chão. Mantenha-se assim por vinte segundos, voltando depois a perna para a posição inicial e fazendo o mesmo com a outra perna.

 

6) Abertura de pernas com flexão lateral

Sentada no chão, abra as pernas o máximo que conseguir. Em seguida, eleve seu braço direito, passando por cima da sua cabeça, dobrando também o seu corpo em busca de tocar o pé esquerdo com a sua mão direita (não precisa tocar). Mantenha-se assim por 15 segundos, repetindo o exercício pelo menos duas vezes com cada lado.

 

7) Flexão coxo-femural

Deitada de costas no chão, eleve sua perna direita, segurando com as duas mãos abaixo do joelho e puxando em direção ao peito. Mantenha assim por 20 segundos, fazendo o mesmo exercício com a outra perna.

 

8) Alongamento de glúteos

Sentada no chão, mantenha a perna esquerda esticada, enquanto flexiona a perna direita, cruzando com a outra (o pé direito deve ficar posicionado ao lado do joelho esquerdo). Em seguida, gire seu tronco para o lado direito, de maneira a apoiar sua mão direita no chão, na direção das costas (a mão esquerda deve ultrapassar e se apoiar no joelho direito). Depois é só voltar para a posição inicial e fazer o mesmo com o outro lado.

 

9) Agachamento frontal com puxada de pé

Estando de pé, posicione o pé direito à frente, levando o esquerdo para trás (dobrando o joelho direito). Permaneça assim por 20 segundos. Em seguida, ao retornar para a posição inicial, aproveite para fazer a puxada de pé: mantendo a perna direita esticada, segure na ponta do pé direito e puxe para frente por 10 segundos, fazendo o mesmo com o outro lado.

 

10) Alongamento do quadríceps e dos músculos do ombro

Deitada de bruços, segure as pontas dos pés com as mãos e puxe em direção às costas. Mantenha esta posição por 20 segundos, retornando depois à posição inicial.

 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto