Just Dance ajuda a entrar em forma se divertindo

Etiene Resende

Mais do que apenas uma diversão, o mais famoso jogo eletrônico de dança auxilia na queima de calorias e promove a perda de peso

Jogos de dança podem ajudar a alcançar e manter a boa forma.

 

Já se foi o tempo em que jogos eletrônicos eram considerados brincadeira de criança. Os investimentos milionários em tecnologias para os equipamentos possibilitaram inclusive a quebra de um paradigma que apontava os videogames como corresponsáveis pelo aumento da obesidade infantil. Mas o Just Dance, entre outros jogos do gênero que foram lançados depois dele, mudaram esta realidade.

Trata-se de um jogo de dança que utiliza um equipamento chamado knect que, estando ligado ao videogame, permite a captura dos movimentos dos jogadores enquanto eles repetem a coreografia exibida na tela. Pode ser jogado sozinho ou com amigos, o que torna a brincadeira ainda mais divertida.

Para a instrutora de dança Camila Carvalho, este tipo de jogo leva as pessoas, principalmente os mais jovens, a desenvolver uma noção maior de ritmos e movimentos, o que pode contribuir muito para o desenvolvimento do corpo. “Quem não gosta de dançar, não é mesmo? Aqueles jovens que não dançam por vergonha ou por achar que não sabem podem ser levados pelos ritmos contagiantes a mexer mais o corpo e aproveitar as maravilhas que a música pode trazer para o corpo e a mente”, afirma.

A especialista ressalta ainda que esta pode ser a porta de entrada para outras modalidades tanto de dança quanto de atividades físicas. “Quando uma pessoa cria um hábito de se exercitar, seja por meio da dança, de uma arte marcial, ou outro tipo de atividade, dificilmente conseguirá ficar muito tempo sem se exercitar e isso pode ser extremamente benéfico para o corpo e para a saúde”, destaca.


Entrar em forma com o Just Dance

Nem é preciso explicar que qualquer atividade física regular pode levar à perda de peso, desde que seja desenvolvida de maneira contínua e esteja aliada a uma alimentação equilibrada. Este é também o caso dos jogos de dança como o Just Dance, conforme constata o educador físico Mateus Oliveira. “É sem dúvida alguma um trunfo interessantíssimo para mostrar às pessoas sedentárias os benefícios de se praticar uma atividade física”.

Segundo o especialista, a queima calórica pode ser igual ou até mesmo superior ao que se pode alcançar em uma academia. “Sabemos que é possível perder aproximadamente 800 calorias em apenas uma hora dançando, seja em um jogo eletrônico ou em um evento. Se a pessoa não quer ou não pode utilizar o método tradicional, como em uma boate ou academia, por exemplo, aproveitar os recursos tecnológicos dos jogos é uma boa opção”, reforça.

Mas, como em qualquer outro tipo de atividade física, os jogos de dança também podem oferecer riscos. “É muito importante ressaltar que toda atividade física traz consigo o perigo de lesões, principalmente para as pessoas que não têm o hábito de praticar exercícios regularmente”, ressalta o educador físico.

Mas não é preciso se desencorajar por causa disso, bastando apenas seguir alguns conselhos do profissional. “Tente praticar uma atividade física além da dança por meio destes jogos. Se não for possível, lembre-se sempre de fazer um pequeno alongamento antes de começar, o que vai servir também para aquecer o corpo. E por último, mas não menos importante, comece devagar e não force o corpo muito além do seu limite”, conclui.

Copyright foto: iStock 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto