Conheça os 10 melhores aplicativos para malhar e entre em forma já

Etiene Resende

Uso da tecnologia ajuda a manter uma rotina de atividades físicas, mas não pode ser tomado como única referência segundo especialista

Aplicativos para malhar podem ser grandes aliados para quem quer entrar em forma.

 

É inegável que a vida de quem quer atingir ou manter a boa forma ficou muito mais fácil com os avanços tecnológicos. Equipamentos que antes eram acessíveis apenas aos profissionais foram ganhando versões simplificadas ou adaptadas para que possam ser usados por qualquer pessoa. E o melhor: o desenvolvimento de aplicativos para malhar transformou os smartfones em verdadeiros aliados de quem pratica atividades físicas.

De acordo com o educador físico Mateus Oliveira, estas novas tecnologias chegaram para acabar com as mais antigas desculpas para não praticar uma atividade física. “Se antes as pessoas falavam que não se exercitavam por falta de tempo para ir à academia ou porque não tinha dinheiro para frequentar estes lugares, hoje não é possível afirmar isso, pois todos têm um telefone celular compatível com estes aplicativos”, lembra.

O especialista destaca como principais pontos positivos a variedade de informações que estes aplicativos dão à pessoa e a facilidade em acessá-los. “Qualquer um baixa gratuitamente, acessa dando algumas informações básicas (sexo, idade, medidas, etc.) e recebe de volta dados sobre seu corpo e o que deve fazer para estar em forma – seguindo, geralmente, padrões internacionais preestabelecidos”, destaca.

Como ponto negativo o educador físico aponta o fato de que o mal uso destes aplicativos para malhar podem gerar excessos e levar a lesões. “Vem se tornando cada vez mais recorrentes os casos em que a pessoa começa a utilizar esta tecnologia sem a orientação de um profissional e pela facilidade começa a traçar metas que estão muito além do que o corpo suporta, vindo a se lesionar ou desistir da atividade”, alerta Oliveira.

“O melhor mesmo é se valer destas tecnologias como aliados do seu programa de treinos, mas sem deixar de ter acesso às informações que somente um profissional de educação física capacitado pode oferecer”, conclui o especialista.

 

Os 10 Melhores aplicativos para malhar

1) 7 Minute Workout Seven 

Tem como principal característica oferecer sequências de exercícios diários para serem executados em sete minutos. São mais de 200 atividades alocadas em sequências que visam potencializar os resultados, com contagem regressiva e indicação do tempo de descanso entre cada um deles. É gratuito e disponível para iOS, Android e Windows Phone.

2) Nike+ Running

Um dos mais famosos entre os aplicativos para malhar, tendo um foco maior em corridas. Com ele é possível estipular metas para melhorar o desempenho, além de fazer um mapeamento completo de cada atividade. Também é gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

3)  BTFIT 

Vai além de um simples aplicativo, sendo uma verdadeira plataforma que conta também com versão web. Nele você pode ter acesso gratuito a vídeo aulas com explicação detalhada dos exercícios, ou mesmo ‘contratar’ um personal trainer online. Está disponível para todos os sistemas operacionais, mas não é gratuito, custando a partir de R$ 2,50.

4) Daily Cardio Workout

Tem como objetivo principal a melhoria do condicionamento físico, a partir de um programa de treinos cardiovasculares. Conta com vídeo aulas, temporizadores e descrição de cada exercício, além de possibilitar a definição de uma série e da duração dos exercícios. É gratuito e está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

5) Jefit Pro

É considerado como um dos mais completos aplicativos para malhar, permitindo um acompanhamento mais detalhado do desempenho nas atividades. Com ele é possível definir uma rotina de exercícios a partir de uma enorme variedade de atividades. É gratuito e compatível com Android, iPhone, iPad e iPod, em inglês.

6) Instante Heart Rate

Tem como objetivo principal acompanhar a perda de peso com a prática de exercícios, uma vez que aponta em tempo real a eliminação de gordura, monitorando também a frequência cardíaca. Também é gratuito e disponível para Android, iPhone, iPod e iPad.

7) Runtastic PRO GPS

É voltado para corredores, já que traz informações essenciais para a melhoria do desempenho nas atividades. Além de possuir GPS que indica o percurso feito, permite compartilhar o trajeto em tempo real com os amigos. A versão mais completa custa R$ 14,99, mas é igualmente possível baixar versões gratuitas. Disponível iPhone, iPad e iPod touch (em português) e para Android, Windows Phone e Blackberry (em inglês).

8) Ab workouts

O foco deste aplicativo é a região abdominal, uma vez que oferece no mínimo oito exercícios para cada região do abdômen. É possível escolher a intensidade do treino entre fácil, médio, difícil ou muito difícil e animações para uma boa execução de cada exercício também estão disponíveis. O aplicativo oferece ainda outras dicas que auxiliam no alcance e manutenção da boa forma, como de alimentação e hábitos saudáveis. É gratuito, mas disponível apenas em inglês (para todos os sistemas operacionais).

9) Butt Workouts

Segue o mesmo princípio do aplicativo anterior, mas com foco na definição dos glúteos. Também é gratuito, mas disponível apenas em inglês (para todos os sistemas operacionais).

10) Pilates

Auxilia na prática do Pilates, seja em casa ou durante uma viagem, por meio da indicação de exercícios. Oferece ainda uma aula de aquecimento, o que é essencial antes de iniciar a atividade. Gratuito, para todos os sistemas, mas somente em inglês.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto