Ioga emagrece? Especialistas afirmam que sim e explicam o porquê

Daniel Navas

Conheça os benefícios da atividade física considerada 'zen', mas que tem um grande poder  de estimular o metabolismo e queimar calorias 

Essa é uma dúvida de muitas mulheres que querem seguir a modalidade: ioga emagrece?


Já faz algum tempo que o ioga vem ganhando adeptos ao redor do Planeta. A técnica milenar promete levar aos seus praticantes maior consciência corporal, além de acabar com o estresse e diminuir a ansiedade. Mesmo com todos esses benefícios, as pessoas querem também saber se o ioga emagrece.

De acordo com Márcio Duarte, educador físico do EstudioPass, a técnica auxilia na perda de peso, sim! Isso porque o ioga é uma atividade que também equilibra o estado emocional.

"Por isso o exercício contribui para que a gente coma apenas de acordo com a necessidade do nosso corpo. Além disso, as posições realizadas durante a prática estimulam a tireoide, glândula produtora de hormônios e reguladora do metabolismo”, explica Duarte.

Posturas de ioga queimam calorias

Por ser uma prática que envolve técnicas de relaxamento, respiração e meditação, acaba contribuindo indiretamente para o emagrecimento. Isso por que também diminui a produção de cortisol,  hormônio responsável por ajudar o organismo no controle do estresse, diminuir inflamações, melhorar o sistema imunológico e manter estáveis os níveis de açúcar e pressão arterial no sangue

O ioga trabalha com um padrão de posturas estudadas há mais de 5 mil anos. Realizar os movimentos desta atividade, e manter-se em determinadas posições, exige esforço e condicionamento físico. Isso promove a expansão de órgãos e o estímulo de glândulas, assim como a queima calórica.

“Haja visto que emagrecer significa perder calorias, a prática de uma hora de aula vigorosa, de fluxo contínuo com pausa ativa (isometria) em algumas posturas, proporciona, em média, a perda de 300 kcal”, conta Jaime Andreotti, professor de ioga do Anacã.

Consciência corporal

De acordo com Andreotti, para atingir a perda de peso a premissa utilizada, primeiramente, é o controle da mente. “Isso significa disciplina. Praticar regularmente é a chave”, conta o instrutor de ioga.

Em segundo lugar, as técnicas de saudação ao sol e as variações (séries de movimentos e respirações dinâmicas) ativam e oxigenam todas as estruturas do corpo. Isso cria calor capaz de queimar calorias e desintoxicar.

“E para finalizar: trabalhamos sobre os órgãos e glândulas no intuito de levar consciência a nós mesmos. Isso estimula o poder de nos mantermos saudáveis e mais felizes com nossa aparência externa. Por isso, o ioga emagrece”, acrescenta o professor.

Ioga emagrece com cardápio saudável

E por conta de todas as posturas feitas ao longo das aulas de ioga, além de emagrecer, a praticante também ganha maior consciência corporal. O ioga utiliza muito as técnicas de respiração em conjunto com as posições.

"Os movimentos são realizados com muita concentração e atenção a cada postura. Isso melhora muito a propriocepção”, esclarece Ana Maura, especialista em Hatha Ioga.

Para constatar realmente que ioga emagrece, os profissionais indicam, juntamente com a técnica, um cardápio e uma vida mais saudável. “Dentro de um programa contínuo, é possível ter redução dos níveis de estresse e ansiedade em 3 meses de prática contínua”, conta Ana.

Então, para o emagrecimento é preciso basear-se em três pilares: “A prática do ioga de 2 a 3 vezes por semana entre 20 a 45 minutos de aula, atenção à alimentação e à regularidade, ou seja, não faltar às aulas”, finaliza Miila Derzett, idealizadora do Método Restaurativo de Ioga no Brasil e autora dos livros Relaxe! e Super Descanso (ambos da Editora Matrix).

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto