Hidroginástica: Conheça 10 motivos para começar já!

Etiene Resende

Apesar do mito de que é apenas para gestantes e idosos, modalidade faz bem para pessoas de todas as idades

hidroginástica
Hidroginástica traz muito mais benefícios, além de ser indicada para todas as idades.


Por se tratar de uma atividade física de pouco impacto e que traz benefícios para todo o corpo, a hidroginástica acabou ganhando a fama de modalidade específica de gestantes e idosos. Mas não é verdade, conforme explica o educador físico Mateus Oliveira.

“É um preconceito com a hidroginástica, mas que vem caindo com o passar do tempo. Hoje podemos dizer que temos turmas mais equilibradas em relação à média de idade”.

O especialista destaca que os benefícios para o corpo de quem malha na água são os mesmos, independente da idade, sexo ou mesmo da condição. “Quem precisa fortalecer o sistema circulatório, ganhar força muscular, controlar de peso, manter o bom funcionamento das articulações, por exemplo, pode aderir já a esta modalidade”.

10 motivos para fazer hidroginástica

Vencido o preconceito sobre esta modalidade, chegou a hora de se convencer de vez a praticar a hidroginástica. “Vou elencar principalmente os benefícios diretos oferecidos por esta atividade, pois os indiretos – como a melhoria do bem-estar, a sociabilidade e do bom humor – nem é preciso falar”, ressalta Oliveira.

1 .Tratamento de problemas nas articulações. Por favorecer uma melhor utilização das articulações afetadas, reduzindo os riscos de agravamento dos sintomas. Além disso, reduz as dores comuns na osteoartrite e melhorias comprovadas em pessoas com artrite reumatoide.

2 . Manutenção da saúde óssea. Tanto no caso das mulheres (principalmente na pós-menopausa) quanto dos homens, os exercícios na piscina contribuem para manter a saúde óssea, prevenindo dos desgastes naturais do envelhecimento.

3. Favorece o aumento da resistência muscular. O fato de os exercícios serem feitos dentro da água, que é mais densa que o ar, a hidroginástica age de maneira mais efetiva sobre as partes mais frágeis do corpo, possibilitando um suporte para a massa muscular corporal. Isso faz com que os resultados venham mais rapidamente.

4. Ajuda a tonificar os músculos. Para quem pratica outra atividade, como a musculação, por exemplo, e busca melhor definição muscular, a hidroginástica é uma grande aliada, pois ajuda a tonificar os músculos e acelerar os resultados.

5. Aumento da flexibilidade. O trabalho na água favorece uma ampliação dos movimentos, sem prejuízo para as articulações. Isso aumenta a flexibilidade do corpo. Este é mais um dos benefícios que interessam a pessoas de todas as idades.

6. Fortalecimento do sistema cardiovascular. Há melhorias para o condicionamento cardiovascular, uma vez que os exercícios realizados nas aulas favorecem a frequência cardíaca, mantendo-a em uma taxa bem inferior à dos demais esportes.

7. Queima de calorias. Em apenas uma aula de hidroginástica com duração de 1 hora é possível queimar entre 450 e 700 calorias, o que faz dela também uma excelente opção para quem quer perder peso.

8. Benefícios para a gestação e partoAlém de promover o bem-estar da gestante durante a gravidez, contribui também para a liberação do hormônio relaxatina, que é importante para as articulações e favorece a abertura do quadril.

9. Importante na recuperação pós-cirúrgica. Está mais do que comprovado que a hidroginástica é essencial na recuperação de cirurgias e traumas, tanto que é indicada em casos das mais diversas naturezas. Isso se dá pela segurança oferecida pelos exercícios dentro da água e pela contribuição do fortalecimento muscular na recuperação.

10. Favorece o relaxamento. Enquanto as demais modalidades que exigem esforço para a execução dos exercícios, na hidroginástica é o contrário. Só o fato de ser feito dentro da água já garante o relaxamento do corpo e também a mente, com os momentos de descontração que fazem toda diferença.

“É importante ressaltar que toda atividade física deve ser feita com a orientação de um profissional qualificado, mesmo se tratando de atividades mais seguras e de menor impacto como a hidroginástica”, conclui Mateus Oliveira

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto