Aulas de step: conheça os benefícios da modalidade

Etiene Resende

Entre outros benefícios, modalidade aumenta a resistência muscular e ajuda na redução de gordura, mas deve ser aliada a outras atividades

aulas de step
Aulas de step podem contribuir para a perda de peso. © iStock


Entrar em forma ou manter o corpo mais definido são os principais motivos que levam as pessoas a frequentar a academia. Entre as modalidades que ajudam a alcançar esse objetivo estão as aulas de Step.

Segundo Felipe Kutianski, preparador físico da Ziva, as aulas de Step fazem sucesso há muito tempo nas academias, pois ficou muito conhecida através de programas de fitness norte-americanos.  “A aula é planejada para trabalhar principalmente a resistência muscular, a capacidade cardiorrespiratória e a coordenação motora”.

Como são as aulas?

A modalidade é bem simples de praticar, consistindo em subir e descer do banco ou step (degrau, em português), ao mesmo tempo em que se executam movimentos de braços (com ou sem halteres). A dificuldade pode ir aumentando com o passar do tempo, uma vez que o o step permite ajustes para deixá-lo mais alto.

Até mesmo o ritmo e a intensidade dos exercícios podem sofrer alterações e se tornarem ainda mais complexos. O objetivo é sempre extrair o melhor que a modalidade oferece e potencializar os resultados. A queima calórica fica entre 300 e 600 calorias, dependendo da intensidade da aula.

Mas, segundo o preparador físico, é importante associar a modalidade com outras atividades, como musculação, crossfit, entre outros exercícios resistidos, além de uma dieta equilibrada. Desta forma será possível melhorar os resultados e alcançar mais rápido os objetivos, sejam eles perder peso, tornear o corpo ou mesmo aumentar a resistência.

Benefícios das aulas de step

Em um momento em que é grande o número de modalidades oferecidas pelas academias em busca de maior adesão do público é preciso buscar atividades que realmente ofereçam diferenciais. “O Step tem uma vantagem devido à forte aplicabilidade da pilometria (que são os saltos, explosões musculares, etc.)”, destaca. Isso promove o ganho muscular e a perda de gordura. Vale lembrar também que a variação de sobrecarga possível no treino pode também ser um fator positivo.

Além dos benefícios já citados, as aulas de Step podem ajudar também na diminuição do percentual de gordura corporal. A modalidade pode sim ser um complemento para outras atividades e, desta forma, auxiliar no processo de emagrecimento.

Vale lembrar que é essencial a orientação e o acompanhamento de um bom profissional, além da utilização de equipamentos (step ou banco) de qualidade e roupas que auxiliem no processo de transpiração.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto