Body Balance contribui para o equilíbrio do corpo e da mente

Etiene Resende

Modalidade une técnicas da Ioga, do Tai Chi Chuan e do Pilates, beneficiando a postura corporal e favorecendo o emagrecimento  

Modalidade possui vantagem por aproveitar o melhor das técnicas de relaxamento e © iStock


Enquanto muitas pessoas buscam nas atividades mais agitadas da academia uma maneira de entrar em forma ou manter o peso ideal, outras buscam exatamente o contrário. A boa notícia é que um equilíbrio entre os dois tipos de atividade física pode ser possível com a prática do chamado Body Balance.

De acordo com a personal trainer Vanessa de Madeiros, da Academia AcquaVille, o Body Balance é uma modalidade de ginástica que tem como objetivo o equilíbrio entre corpo e mente, utilizando técnicas de outras modalidades como a Ioga, o Tai Chi Chuan e o Pilates.

A especialista afirma que é exatamente esta a principal diferença entre o Body Balance e as demais atividades da academia. “Por trabalhar três modalidades diferentes, acaba gerando uma característica própria, pois necessita de uma via harmoniosa de movimentos, além de exigir, principalmente, a concentração, a flexibilidade e o equilíbrio”, destaca a especialista.

Benefícios do Body Balance

Na união das três técnicas, o Body balance congrega os principais benefícios de cada modaliodade

  • do Tai Chi Chuan acalma e prepara o corpo para o treino;
  • da Yoga que alonga, fortalece e energiza o corpo;
  • enquanto do Pilates acaba trabalhando e melhorando o porte postural.

Além disso, o Body Balance pode também contribuir para o emagrecimento. “Qualquer atividade que requer movimentos com o corpo e que estimule o indivíduo a sair de sua zona de conforto promove a queima de calorias. Uma aula bem ministrada (de uma hora) pode chegar a um gasto de 350 calorias”, explica Vanessa.

Apesar disso, a especialista lembra que o foco principal do exercício é a melhora de postura, resistência muscular, flexibilidade e equilíbrio. E sempre em conjunto com a melhoria da respiração. “É possível também combinar o Body Balance com uma caminhada, qualquer segmento aeróbico, ou mesmo outras modalidades para melhoria dos resultados”, completa a personal.

Como praticar o Body Balance?

Uma boa notícia para quem pretende praticar esta atividade física regularmente é o fato de que ela não exige nada muito específico, precisando apenas de uma roupa confortável, uma garrafinha de água, uma toalhinha (para o suor) e um colchonete.

Não há contraindicações quanto à prática do Body Balance, devendo apenas ser observada a necessidade de acompanhamento de um especialista, como forma de evitar lesões e alcançar melhores resultados.

“É muito importante um profissional com os conhecimentos necessários para ministrar essa aula”, conclui Vanessa de Madeiros.
 

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