Conheça os 10 melhores exercícios para emagrecer mais rápido

Etiene Resende

Apesar de que não existe milagre quando o assunto é a perda de peso, a prática correta de alguns exercícios pode ajudar muito

Com os exercícios certos você pode acelerar o processo de emagrecimento. © iStockphoto.com/jacoblund


É consenso entre os especialistas que para emagrecer é preciso manter uma alimentação equilibrada e praticar regularmente exercícios físicos. Mas não adianta trabalhar os músculos de qualquer jeito: é preciso saber quais são os exercícios que vão contribuir de maneira eficaz para a perda de peso.

“As pessoas precisam entender que tudo começa com a mudança de postura, tanto em relação às tarefas diárias, quanto na alimentação e, principalmente, é preciso saber quais atividades físicas se deve praticar para alcançar de maneira mais rápida os resultados”, explica o educador físico Mateus Oliveira.

Mas entre os aparelhos da academia, as aulas em grupo e as diversas modalidades esportivas, não é tão simples escolher a atividade física ideal. Para aqueles que desejam perder peso, A Revista da Mulher selecionou 10 exercícios que ajudam no processo de emagrecimento:

Aparelho elíptico

O aparelho elíptico é uma boa opção para quem frequenta a academia. Apesar de promover exercícios de baixo impacto, pode levar à queima de até 600 calorias em apenas uma hora de atividade (em média intensidade). A dica é segurar as alças móveis do aparelho, e não as estáticas, pois isto pode elevar o gasto calórico.

Bicicleta

Além de muito divertido, andar de bicicleta pode queimar entre 400 a 1110 calorias por hora, o que o torna um dos melhores exercícios para emagrecer. Seja pedalando em um parque ou mesmo na academia, usando a bicicleta ergométrica, a bike é uma ótima aliada para alcançar a boa forma.

Corrida

Esta é também uma opção para quem não quer ficar trancado dentro da academia. Segundo especialistas, é possível perder aproximadamente 600 calorias em uma corrida de uma hora. Vale a pena incluir esta atividade na rotina.

HIIT

O chamado treino intervalado de alta intensidade (HIIT é a sigla em inglês) prioriza a alternância entre atividades realizadas em uma intensidade alta e períodos de descanso, como o próprio nome já indica. De acordo com especialistas, este tipo de treino pode acelerar o metabolismo por até 24 horas após a prática dos exercícios, tornando ainda mais acentuada a queima de calorias. Outra vantagem desta modalidade é a possibilidade de realizar o treino com diferentes exercícios, assim o praticante pode escolher as atividades que mais gosta, como corrida, natação, bicicleta e etc.

Muay Thai

Arte marcial nascida na Tailândia, o Muay Thai ajuda a modelar a silhueta, pois compreende exercícios variados que trabalham os diversos músculos do corpo. A prática da modalidade pode queimar entre 750 e 1000 calorias em apenas uma aula de 1 hora. Não é à toa que vem ganhando cada vez mais adeptos nas academias de todo o país.

Pular corda é uma ótimo exercício para emagrecer ©  iStockphoto.com/lzf

Natação

Em um país tropical como o Brasil, praticar uma atividade física na água tem suas vantagens. Além de ser agradável cair na piscina para se exercitar, a natação é uma atividade bastante completa: é possível perder entre 500 e 750 calorias em uma hora, além de aumentar o condicionamento do corpo.

Pular corda

A antiga brincadeira de criança nunca deveria ter sido esquecida por quem procura exercícios para emagrecer. Se levada a sério, a atividade pode levar a uma queima de até 800 calorias em apenas uma hora. Isso explica o fato de que lutadores são frequentemente vistos pulando corda.

Spinning

A modalidade que vem sendo considerada como uma das atividades físicas mais completas. Em apenas uma sessão de Spinning é possível queimar entre 500 e 800 calorias, além de todos os outros benefícios que a modalidade oferece, como fortalecer as pernas, bumbum e abdome.

Treino funcional

Modalidade que repete de maneira mais intensa movimentos normais do dia a dia das pessoas, o treino funcional é uma das principais atividades físicas para perder peso. Entre agachamentos, saltos, giros, e corridas é possível perder entre 800 e 1000 calorias em apenas uma hora. O treino ainda ajuda a corrigir a postura, aumenta a estabilidade e a flexibilidade, além de promover o fortalecimento e o condicionamento do corpo.

Zumba

Esta é outra atividade que vem ganhando cada vez mais espaço por estar entre os melhores exercícios para emagrecer. Com apenas uma hora praticando Zumba é possível perder até 800 calorias, além de se divertir muito.

“O mais importante é que cada um busque praticar uma modalidade que se adapte melhor, seja pela questão dos horários e rotina, mas sempre dando preferência para as atividades que se gosta de fazer”, conclui Oliveira.

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