Running crew: conheça a nova onda entre os corredores

Daniel Navas

As running crews são grupos de pessoas que se reúnem para praticar corrida, e o melhor: sem nenhum tipo de custo

As crews têm crescido bastante fora do país e, agora, chegam com força ao Brasil. © iStockphoto.com/jacoblund


A corrida de rua é um dos esportes mais democráticos do mundo. Essa afirmação, feita por muitos esportistas, tem suas razões, afinal, para correr, basta um bom tênis e roupas confortáveis. Mas nem sempre é fácil dar o primeiro passo e ter motivação para treinar sozinho. 

Uma solução pode ser participar de uma running crew, que nada mais é que um grupo de pessoas que se reúnem para correr juntas. Muito fortes fora do país, as primeiras nasceram em Nova York e Los Angeles, chamadas NYC Bridge Runners e Run Dem Crew, que contam com dezenas de corredores.

“A Crew é um movimento aberto, onde o maior propósito é unir as pessoas de todos os gêneros para atividade física, sem cobrar nada”, explica Pedro Pires, ultramaratonista e fundador da crew Pura Vida, no Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com Pires, no caso do grupo de corrida criado por ele, a a organização se dá por meio das redes sociais. “As rotas são alternativas, sempre com o objetivo de passar por lugares movimentados e que inspiram as pessoas a voltarem no próximo encontro”, acrescenta. 

A união faz a força

O grande diferencial das crews, além do fato de não ter custo algum, é que todos terminam o trajeto juntos, independentemente da diferença de nível entre os participantes. Dessa maneira, um acaba incentivando o outro. 

“As crews vão além da união pelo esporte. É um movimento social que uni as pessoas e pode ser o primeiro passo para uma grande mudança na vida pessoal e profissional. Lá todos são iguais, não existe roupas apropriada, você pode ser atleta e estar no meio da galera, como também pode ser uma pessoa sedentária que nunca se viu correndo. Nós começamos juntos e terminamos juntos”, afirma o ultramaratonista.

Bastante democrático

Exatamente por seguir essa linha em que todos são iguais, as running crews são frequentadas por pessoas de diversos estilos. E não precisa ser um atleta, para acelerar os passos com o grupo. Por lá, são vistos todos os perfis, sem preconceitos.

E como cada crew tem a sua própria regra, é preciso entender como funciona para participar. Em alguns grupos, basta chegar e começar a correr. Simples assim.

“Normalmente, as crews possuem dias certos, horários marcados e um local estipulado com antecedência. Cada grupo tem sua forma de encontro, não existe uma fórmula”, finaliza Thais Scala, personal trainer e head coach da Vício Lifestyle, em São Paulo. 
 

LEIA TAMBÉM

Saiba como combinar corrida e musculação

Preparar a musculatura antes de começar a correr evita o risco de lesões

Como começar a correr: 10 passos para iniciantes

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto