Conheça os benefícios do treino com elástico

Daniel Navas

O treino com elástico é indicado para fortalecer todos os grupos musculares, além de ser usado para a reabilitação e prevenção de lesões

O treino com elástico melhora a mobilidade, a flexibilidade articular e o fortalecimento da musculatura. © iStockphoto.com/master1305


Não é de hoje que os elásticos são usados nas academias. Disponíveis em diversos modelo e diferentes níveis de resistência, os elásticos extensores e as faixas elásticas, também chamadas de Thera-Band, podem ser também muito úteis para quem gosta de malhar em casa. Além de serem práticos e acessíveis, eles podem turbinar o treino.

O acessório foi desenvolvido na Rússia no começo dos anos 50 para o treinamento dos atletas e como parte da reabilitação para recuperação muscular, articular e dos tendões. Nos dias atuais, foi incluído nos treinamentos funcionais, ganhando bastante destaque entre os aficionados por exercícios físicos.

Os benefícios do treino com elástico

Os elásticos podem ser usados em diferentes exercícios e, portanto, trabalhar diferentes grupos musculares. Desde a região dos glúteos e pernas, passando por braços e abdominais. Entre seus principais benefícios está:

  • músculos mais fortes;
  • maior amplitude dos movimentos, ou seja, os músculos ganham maior flexibilidade para realizar qualquer tipo de atividade; 
  • as articulações ficam mais fortalecidas, o que contribui para evitar lesões, além de melhorar o poder de alongamento do corpo.

O treino com elástico pode ser feito por pessoas de qualquer idade e diferentes tipos de condicionamento físico, basta utilizar a faixa com o nível de resistência adaptado.

“É possível exercitar qualquer musculatura. Dependerá somente do tamanho da faixa e do local de fixação dela. A sugestão de tamanho para trabalhar tanto pernas quanto braços é de 2 metros”, ensina Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da academia Cia Athletica, em São Paulo.

Com o passar do tempo realizando o treino com elástico, é possível perceber que os movimentos ficam mais fáceis, devido o ganho de força muscular. “Nesse momento, o indicado é procurar faixas com densidades maiores, o que aumenta a resistência”, aponta Moises Marinho, educador físico da academia Bodytech, em São Paulo.

Não é porque o treino com elástico pode ser feito por qualquer pessoa, que não exista nenhum tipo de risco. “Pode acontecer do elástico arrebentar e o praticante se acidentar. Mas isso quando são realizados exercícios com o corpo ou parte dele suspenso pelo elástico. Então, sugiro que avalie o exercício e a resistência do elástico para cada pessoa e colocar a carga correta”, alerta Ferreira.

Treino com elástico

Para quem ficou interessado, A Revista da Mulher pediu a ajuda dos dois educadores físicos para montarem um mini-treino com elástico. Veja só!

Extensão de quadril

© iStockphoto.com/blanaru


Objetivo: esse exercício serve para deixar o bumbum mais durinho, além de ajudar na estabilidade e fortalecimento do quadril, o que pode evitar possíveis lesões em diferentes partes do corpo. 

No chão, fique de quatro, deixando as pontas dos pés no chão. As mãos devem estar alinhadas aos e os joelhos com os glúteos. Coloque o elástico em volta dos pés e estique uma das pernas e volte à posição inicial. Execute 3 sessões de 15 a 20 movimentos para cada perna.

Elevação lateral

© iStockphoto.com/OSTILL


Objetivo: este movimento serve para deixar os ombros mais fortes e definidos.

Com os braços descansados paralelos ao corpo, segure as pontas do elástico com as mãos, e pise no meio da faixa com uma das pernas. Depois, eleve os braços com os cotovelos semi-flexionados até a altura dos ombros e retorne, em 3 sessões de 12 a 15 movimentos.

Agachamento

© iStockphoto.com/blanaru


Objetivo: o exercício irá fortalecer os músculos da coxa e também definir os glúteos.

De pé com os pés alinhados ao quadris, pise com os dois pés no meio da faixa e segure as pontas do elástico com as mãos. Agache até os joelhos atingirem um ângulo de 90º dos joelhos e retorne à posição. Execute de 15 a 20 vezes em 3 sessões.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto