A atividade física é fundamental para a saúde: comece a se movimentar já!

Ana Paula Cardoso

Especialistas orientam como sair da vida sedentária de forma prazerosa e tornar os exercícios um hábito diário 

Atividade física pode ser incluída em pequenas atividades no dia a dia. © iStockphoto.com/ Pablo_K


Não faltam estudos científicos apontando que a vida sedentária é um dos piores inimigos de uma vida saudável. Mexer o corpo há muito tempo deixou de ser apenas um caminho para atingir a estética ideal, tornando-se uma das receitas preeminentes de saúde e bem-estar.

Atividade física precisa entrar na rotina, mas nem sempre é fácil. Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que, por definição, atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela musculatura, que resulta num gasto de energia acima do repouso. 

"Portanto caminhadas para se deslocar de um lugar para outro, passear com o cachorro, subir escadas podem ser consideradas atividades físicas. Portanto não é difícil iniciarmos com pequenas ações ou atitudes para propiciar um bem maior", explica o personal trainner e educador físico Fábio Cardoso Bandeira.

Atividade física disfarçada de rotina

Muitas pessoas alegam falta de tempo para movimentar-se. Para o preparador físico esta justificativa é infundada uma vez que é possível associar atividade física à rotina diária, de forma leve e quase imperceptível. 

Trocar elevador por escadas ou saltar um ponto de ônibus antes para promover uma caminhada rotineira são mudanças do dia a dia que podem ocorrer naturalmente na vida das pessoas. 

"E promoverão sim uma melhora dentro de um contexto físico e também num aspecto geral de saúde... agora, não se compara com uma atividade física constante orientada por um profissional qualificado", incentiva Bandeira.

Sair do sedentarismo através de atividades físicas rotineiras, quando levadas a sério, podem evitar doenças e ainda contribuir para a estética, ajudando, inclusive, a emagrecer.

"A atividade física rotineira leva o indivíduo a manter um ritmo de esforço no qual vai precisar usar as reservas adiposas (gordura). E isso vai conduzir ao emagrecimento desde que tenha um controle alimentar, pois nada adianta gastar mais quando se come mais e além do que necessita", completa personal trainner Iva Bittencourt.

Tomando gosto pela atividade física

Segundo especialistas, a atividade física rotineira é uma excelente forma de sair do sedentarismo. Entretanto, à medida que o corpo vai se acostumando com o movimento, o próximo passo recomendado é a inclusão da atividade física mais direcionada. 

"Para quem é sedentário e quer melhorar a saúde é muito importante  escolher uma modalidade esportiva que a pessoa goste, como caminhada, corrida, bicicleta, dança, natação, pilates, yoga ou outra de seu gosto  e partir para a ação", estimula Iva.

E sobre a quantidade e frequência das atividades físicas, o educador físico Fábio Cardoso Bandeira orienta que o mínimo esperado para realização de atividade física semanal seria em torno de 3 dias na semana, considerando que uma caminhada aos finais de semana pode ser incluída nesta somatória.

Para quem tem dúvida sobre musculação ou exercícios aeróbicos, é bom saber que ambos são bons para ganhar condicionamento físico. E inclusive podem ser feitos por quem está sedentário. Mas deve ter orientação de um educador físico.

"Existem muitos trabalhos científicos comprovados que a musculação pode ser tão eficiente quanto as atividades aeróbias para promover ganho de condicionamento físico, porém é importante elaborar a 'melhor atividade' de acordo com o perfil do aluno. Se puder conjugar as duas atividades, melhor ainda", orienta Bandeira.

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