Por que é importante cuidar das articulações e das cartilagens?

Daniel Navas

Grandes responsáveis pelos movimentos do corpo, as articulações e cartilagens merecem cuidado especial. Sobretudo por parte das pessoas que praticam atividades físicas

Saiba como mater a saúde das articulações e cartilagens. © iStockphoto.com/zoff-photo


O corpo humano é muitas vezes comparado a uma incrível máquina. Mas para que tudo funcione bem é preciso cuidar bem dela. Todos sabemos que é preciso ir regularmente ao dentista, oftalmologista ou ao ginecologista, mas poucos lembram de preservar a saúde das articulações e cartilagens.

As articulações são as junções entre dois ossos e servem para dar estabilidade e permitir a mobilidade entre eles, além de ajudar a dar movimentos em direções diferentes e com amplitudes variadas. “Pode-se dizer que elas servem para que os ossos se movam uns em relação aos outros”, esclarece José Otavio Correard Teixeira, ortopedista, de São Paulo.

Já a cartilagem é um tecido que reveste as articulações e ajuda a absorver o impacto, facilita os deslizamentos entre ossos e é essencial para a formação e crescimento ósseo.

“Também está presente em outras regiões do organismo, com função de estruturação e sustentação de tecidos, por exemplo na laringe, na ponta do nariz e nas orelhas”, diz Stevin Zung, médico, doutor e mestre pela Faculdade de Medicina da USP e responsável pelo núcleo médico científico do Aché.

Por que é importante cuidar das articlações e cartilagens

As articulações podem ser sobrecarregadas ou lesionadas por conta do excesso de peso ou devido atividades físicas pesadas, sem cuidados prévios, como alongamentos e orientação de um profissional, por exemplo. A lesões podem levar a inflamação crônica (artrite), causando o que é conhecido como osteoartrites. 

“Esse problema promove desde dor aos movimentos, nos quadros iniciais, até a destruição total da articulação, o que impede os movimentos”, conta Zung.

As cartilagens, quando sofrem desgastes excessivos ou traumas (causados pelos mesmos fatores já citados), apresentam um processo de recuperação bastante lento. Por esse motivo, muitas pessoas não seguem o tratamento por completo, e isso evolui para problemas nas articulações, como a osteoartrite.

Prevenção é o melhor remédio

Como visto, a principal causa de lesão na cartilagem e na articulação é o excesso de peso, seguida de lesões causadas pelo alto impacto, além do próprio desgaste natural do envelhecimento.

É muito importante também que a musculatura esteja fortalecida, pois, quando os músculos estão fracos, a sobrecarga sobre as articulações aumenta, podendo causar lesões articulares. As recomendações básicas para a boa manutenção das cartilagens e articulações são: 

  • evitar o sobrepeso;
  • praticar regularmente exercícios para a manutenção da musculatura, desde que adequado para a idade e peso;
  • seguir uma alimentação saudável, com ingestão de alimentos ricos em vitamina C, D e colágeno.

Se não houver esses cuidados, o processo natural de envelhecimento pode ser acelerado pelo desgaste excessivo ou por lesões, principalmente nas articulações de maior carga (joelho e quadril).

Para os praticantes de exercícios físicos

Por mais que todos devam tomar cuidado com as articulações e cartilagens, quem realiza atividade física necessita de maior atenção. “Os exercícios precisam ser condizentes com o peso, a idade e a capacidade funcional de cada indivíduo. Sem esquecer que o calçado deve ser adequado, visando minimizar o impacto e o movimento da atividade deve ser feito corretamente, de forma a não sobrecarregar a articulação”, ensina Zung. 

E uma vez que apareça lesão, o tratamento deve ser seguido a risca para que haja uma recuperação completa. Caso contrário o problema pode evoluir para dor crônica e limitação de movimentos, o que impacta na qualidade de vida do indivíduo e reduz sua performance na atividade física. “É fundamental ter uma avaliação de um profissional experiente para orientar nas melhores práticas de exercícios”, finaliza o médico.

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto