Doce inspiração: saiba o que faz um chocolatier

Jessica Krieger
Pouca gente sabe, mas a profissão de chocolatier está em alta no mercado e o Brasil conta com uma academia de chocolate gourmet que oferece cursos  especializados

Assim como um artista, o chocolatier transforma a matéria-prima em obra de arte.


Tendo como matéria prima o chocolate, este artesão cria, com muita técnica e precisão, doces e sobremesas que são verdadeiras obras de arte. Ser chocolatier é como ser um artista, com a diferença que suas criações são comestíveis e, além de encher os olhos, elas dão água na boca.

Segundo a chef pâtissière Lia Quinderé, a profissão está em alta: “É o chocolatier quem entende de texturas, misturas e formas que podem ser dadas ao chocolate. Pessoas que se interessam por esse ramo, podem atuar em boutiques de chocolate, confeitarias, hotéis e restaurantes, sempre criando produtos que derivam do chocolate”.


Como esta profissão ainda é nova no país, profissionais especializados são cada vez mais disputados. Sobretudo com o aumento do consumo de chocolate no Brasil. A boa notícia é que cursos especializados na área estão mais facilmente ao alcance dos brasileiros. 

Pensando no crescimento deste mercado, a Barry Callebaut, uma das referências mundiais em cacau e chocolate gourmet, escolheu o Brasil como sede da Chocolate Academy. Um espaço dedicado ao aprendizado e especialização na arte de transformação do chocolate, para aqueles interessados em aprimorar técnicas, receitas e tendências. 

Assim como um artista, o chocolatier transforma a matéria-prima em obra de arte


“Muitos brasileiros viajam para fazer cursos na Europa e América do Norte, mas agora vão encontrar aqui estrutura e conteúdo de alto nível para não terem que ir tão longe”, explica Bertrand Busquet, chef francês e consultor técnico da filial brasileira. 

Para a chef pâtisserie Lia Quinderé, um bom curso é a porta de entrada para este mercado ascendente. “Acho que ser confeiteiro é importante como base e um bom curso na área pode auxiliar no desenvolvimento de técnicas para atuar nesse segmento”, afirma. 

Copyright foto: Barry Callebaut e Keiny Andrade

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto