Massa de pizza: veja dicas para não errar a receita

Adriana Douglas
Confira as dicas infalíveis para preparar uma deliciosa pizza caseira 
Que tal fazer uma bela pizza em casa? Veja nossa receita de massa e os truques para não errar no preparo!
Margherita, calabresa, quatro queijos, frango com catupiry, napolitana e tantos outros sabores provam como a pizza é sempre uma boa pedida para fechar o dia.
 
Ícone da culinária italiana, a iguaria ganhou inúmeras versões mundo afora, com variações que podem levar ingredientes dos mais simples aos mais sofisticados. Mas verdade seja dita: o segredo de uma boa pizza está na massa.
 

Bons ingredientes

Diferente do que muitos pensam, a receita da massa é muito simples, porém o preparo exige alguns cuidados básicos para que ela saia perfeita e saborosa. De acordo com a chef Valleria Brasileiro, a lista de ingredientes pede uma farinha de trigo de boa qualidade, bem fina e pura, sem misturas. 
 
"O ideal é usar o tipo 00, de moagem finíssima, que lembra um talco. No entanto, o produto é difícil de ser encontrado no Brasil e pode ser substituído pela farinha de tipo 1, amplamente comercializada por diversas marcas no país", explica. Além dela, a receita mais popular de massa de pizza leva ainda água, sal, fermento, açúcar e azeite de oliva, que deixam a massa bem macia e leve, perfeita para fazer em casa. 
 

Passo a passo infalível

Com os ingrediente separados, é hora de colocar a mão na massa - literalmente. Afinal, o primeiro passo importante no preparo é misturar todos os ingredientes com as mãos, amassando vigorosamente. 
 
Em seguida, a chef avisa que é indispensável deixar a massa descansar por pelo menos 40 minutos, o que fará com que ela dobre de tamanho. Já na hora de abrir a massa, o conselho é fazer discos com diâmetro em torno de 30 a 38 cm, pois assim ela recebe o calor por igual no forno. 
 
Para obter uma massa macia no centro e crocante nas bordas, a cozinheira afirma que é fundamental assar a pizza em fogo altíssimo - o que vale para forno a lenha e forno a gás. Além disso, Valleria aconselha pré-assar a massa antes de colocar o recheio, em especial no caso de quem usar fôrmas de alumínio ou teflon
 

Hora de rechear

Com os truques na manga, veja a receita completa de massa de pizza indicada pela chef Valleria Brasileiro, que rende três discos grandes. Quanto ao recheio, os ingredientes ficam a gosto do cliente. Mas a especialista dá a dica: ao montar a pizza, siga a ordem de molho de tomate, queijo, seu ingrediente escolhido e mais um pouco de queijo para gratinar
 
A clássica pizza margherita é uma das mais famosas do mundo. Veja como fazer em casa!
"O molho de tomate deve ser cremoso e consistente e os ingredientes devem ser de boa qualidade e que harmonizem entre si. Não pense que uma grande mistura de ingredientes vai formar um recheio maravilhoso, pois os sabores irão se confundir entre si. Portanto, seja cauteloso", avisa. 
 
Na dúvida, vá com a clássica margherita, que leva apenas molho, mussarela fresca em fatias e manjericão fresco. Para incrementar a receita, acrescente tomate pelado cortado em metades e queijo parmesão em lascas. Delícia garantida!
 
Copyright fotos: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto