Sobremesas de Natal: 20 receitas irresistíveis

Adriana Douglas
  • Confira a seleção de doces deliciosos que prometem animar (e açucarar) a ceia natalina

    Tortas, pudins, mousses e biscoitinhos estão na seleção de receitas doces para o Natal. © iStockphoto.com
    Depois de se esbaldar com os apetitosos pratos da ceia de Natal, nada melhor que uma boa sobremesa para arrematar a refeição natalina. Tão aguardados quanto os quitutes salgados, os doces são o ponto alto da comilança de fim de ano e fazem a alegria de crianças e adultos.
     
    Bolos, mousses, tortas, pavês, biscoitos e muitas outras delícias ganham espaço no cardápio para deixar a data ainda mais festiva e açucarada. Seja para testar uma nova receita ou aprender uma velha conhecida, confira na galeria a seguir 20 sobremesas irresistíveis para o Natal.
     
  • Tiramissú

    Clássico italiano: tiramissú leva queijo mascarpone na receita. © iStockphoto.com

    Sobremesa ideal para todo tipo de ocasião, o tiramissú agrada os paladares pela mistura do sabor adocicado do chocolate com o leve amargor do café. Para atingir a cremosidade perfeita do doce, evite substituir o tradicional mascarpone por outro ingrediente. Acredite, vale a pena investir na receita original. Veja como fazer aqui.

  • Mousse de limão

    Refrescante e levinha, a mousse de limão é perfeita para compor a ceia de Natal. © iStockphoto.com

    No Brasil, a época do Natal coincide com o início do verão. Portanto, procure investir em sobremesas com ingredientes frescos para compor a ceia. Além de refrescante, a mousse de limão também é leve e muito cremosa - sem pesar no estômago após uma farta refeição. Veja a receita aqui.

  • Cheesecake de frutas vermelhas

    A cara do Natal: veja como fazer cheesecake de frutas vermelhas. © Divulgação/Casa Madeira
    Clássico da culinária nova-iorquina, o cheesecake é sempre uma boa pedida para a hora da sobremesa. Com calda de frutas vermelhas, o doce feito à base de cream cheese fica a cara do Natal e embeleza ainda mais a mesa da ceia. Experimente acrescentar hortelã na cobertura para dar um toque a mais de sabor. Veja a receita aqui.
  • Bolo de Natal

    Bolo de Natal tem frutas cristalizadas e rum na massa. © iStockphoto.com
    Feito especialmente para a ceia natalina, o bolo de Natal leva ingredientes bem tradicionais da época: frutas cristalizadas e uvas passas. A receita ganha um toque a mais de aroma e sabor com o rum que é acrescentado na massa, perfumando a casa enquanto ele está no forno. Para enfeitar, faça um glacê branco para jogar por cima do bolo e decore com cerejas. Veja a receita aqui.
  • Biscoito de Natal simples

    Biscoitos de Natal podem ser feitos junto com as crianças. © iStockphoto.com

    Para agradar os pequenos (e também os adultos), experimente fazer estes biscoitinhos de Natal. Fáceis de fazer, eles levam poucos ingredientes e podem ser feitos junto com as crianças. A graça fica por conta da escolha dos cortadores de massa, que dão as mais variadas formas ao doce: estrela, árvore de Natal, bonequinho, anjinho etc. Veja como fazer aqui.

  • Torta de chocolate e marshmallow tostado

    Torta de chocolate e marshmallow tostado é de dar água na boca! © Ricardo Spósito
    De dar água na boca, esta torta de chocolate e marshmallow tostado, criada pelo blogueiro Ricardo Spósito, promete surpreender os convidados da ceia de Natal. Crocante na base, macio no centro e cremoso na coberta, o doce é perfeito para fechar uma noite especial com chave de ouro. Veja como fazer aqui.
  • Pavê de morango

    Pavê de morango é cremoso e fácil de fazer. © iStockphoto.com

    Impossível resistir a esta receita de pavê de morango. Simples e ultra cremoso, ele pode ser montado de inúmeras maneiras, conforme a criatividade de cada um. Para render uma apresentação bem bonita, use sempre recipientes transparentes, que mostrem o conteúdo apetitoso do doce - e abuse de camadas feitas com os morangos. Veja a receita aqui.

  • Mil folhas de rabanada com peras assadas e creme inglês de laranja

    Veja como fazer o mil-folhas de rabanada, do chef Felipe Mirasierras. © Wellinton Nemeth

    Que tal inovar na receita da tradicional rabanada de Natal? Nesta sugestão do chef Felipe Mirasierras, do restaurante Praça São Lourenço, de São Paulo, a ideia é criar um mil folhas feito com o pão doce, servido com peras assadas e creme inglês de laranja. Se quiser, acrescente ainda nozes ou castanhas-do-pará na hora de servir. Veja como fazer aqui.

  • Panetone

    Veja como fazer panetone em casa. © iStockphoto.com

    A época do Natal combina com caseirices de todo tipo. Experimente deixar de lado produtos comprados no supermercado e tente fazer seu próprio panetone em casa. Desta forma, dá para variar o recheio usando gotas de chocolate, castanhas, nozes e até frutas secas. Veja a receita aqui.

  • Bolo de tapioca com damasco

    Bolo de tapioca com damasco leva amêndoas na massa. © Divulgação/Casa Maní

    Bem brasileirinho, este bolo de tapioca com damasco pode ser um delicioso quitute natalino. Simples de fazer, ele também leva amêndoas picadas na massa e pode ser servido com um glacê de limão para ficar ainda mais bonito. Veja a receita aqui.

  • Merengue de chocolate com frutas da estação

    Merengue de chocolate combina com frutas como morango, figos, uvas e pêssegos. © Cozinha Nestlé/Iara Venanzi

    Bonito de ver, este merengue de chocolate com frutas da estação é uma aposta certeira para a ceia de Natal. Fresco e doce na medida, ele fica uma delícia com ingredientes como figos, morangos, uvas verdes, pêssegos e cerejas. Aposte em uma apresentação bem caprichada para usar a sobremesa na decoração da mesa. Veja a receita aqui.

  • Cupcake de Natal

    Fofura: cupcakes de Natal deixam a ceia mais divertida. © iStockphoto.com
    Além de deixar o cardápio da ceia mais divertido, o cupcake de Natal pode dar um charme extra à decoração. A ideia aqui é montar os bolinhos como pequenas árvores de Natal, cheias de confeitos coloridos. Como indica a autora da receita, prefira fazer minicupcakes para não usar muita cobertura - o que pode deixar os bolinhos doces demais. Veja como fazer aqui.
  • Pudim de leite

    Para descomplicar, vá de pudim de leite na ceia de Natal. © iStockphoto.com

    Se a ideia é descomplicar no Natal, aposte no infalível pudim de leite. Além de agradar todo mundo, o doce é uma opção econômica e prática para a ceia. Para inovar na apresentação, experimente decorar a sobremesa com lâminas de amêndoas ou ameixas em calda. Veja a receita aqui.

  • Stollen

    Stollen: bolo típico alemão feito com frutas cristalizadas e amêndoas. © iStockphoto.com
    O nome pode ser desconhecido, mas o stollen é um doce bem típico de Natal. De origem alemã, o bolo de frutas secas e amêndoas deixa a casa inteira com aquele cheirinho gostoso das festas de fim de ano. Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro e corte o bolo em fatias. Veja a receita aqui.
  • Mousse de chocolate

    Mousse de chocolate cremosa é super rápida de fazer. © iStockphoto.com
    Perfeita para agradar os chocólatras da família, a mousse de chocolate é outra boa pedida para a ceia de Natal. Cremosa, ela é rápida de fazer e ainda fica levinha, levinha. Se quiser deixar a apresentação mais bonita, leve o doce para gelar em taças de sobremesa individuais e decore cada uma com folhinhas de hortelã e algumas framboesas. Veja a receita aqui.
  • Torta folheada de maçã com sorvete

    Use massa pronta para fazer esta torta folheada de maçã. © Divulgação/Zucco Restaurante

    Muito prática, esta torta folheada de maçã é a sugestão de sobremesa natalina do chef Jurandir Meirelles, do restaurante Zucco, em São Paulo. Para ganhar tempo na cozinha, a dica é usar massa folheada pronta no preparo do doce - que deve ser servido com uma generosa bola de sorvete de creme. Veja como fazer aqui.

  • Pão de nozes

    Para o cafezinho da ceia de Natal, aposte neste pão de nozes. © Divulgação/Campanha Doce Equilíbrio

    Simples e muito saboroso, este pão de nozes vai bem com o cafezinho no fim da ceia de Natal. Na receita original, é necessário usar grapa no preparo. Porém, se não encontrar a aguardente de uva, substitua por rum. Para ficar ainda mais gostoso, use e abuse das nozes na massa e na decoração do pão. Veja como fazer aqui.

  • Torta de coco, pecã e chocolate

    Torta de coco, pecã e chocolate vai bem com sorvete de creme, chantilly ou creme inglês. ©  Ricardo Spósito

    Verdadeiro regalo para a ceia de Natal, esta torta de coco, pecã e chocolate, do blogueiro Ricardo Spósito, é de comer de joelhos. De massa fininha, o doce deve ser bem recheado para não decepcionar ninguém. Para incrementar a sobremesa, sirva com sorvete de creme, chantilly ou creme inglês. Veja a receita aqui.

  • Biscoito de Natal de laranja, mel e chocolate branco

    Biscoitinhos podem servir para decorar a árvore de Natal. © iStockphoto.com
    Quer incrementar aquele biscoitinho simples de Natal? Então, veja como fazer estes biscoitos de laranja, mel e chocolate branco. Além de saborosos, eles podem ser usados na decoração natalina, como enfeite da árvore de Natal. Basta fazer um furinho na massa antes do cozimento e passar uma fita por ele depois de pronto. Veja a receita aqui.
  • Mil-folhas de cappuccino

    Mil-folhas de cappuccino pode ser servido geladinho. © Divulgação/União

    Com um leve toque de café, este mil-folhas de cappuccino vai fazer bonito na ceia de Natal. Crocante e cremoso, o doce pode ser servido geladinho e com uma boa porção de raspas de chocolate. Veja a receita aqui.

  • Enformado cremoso de frutas

    Saborosa e prática: adapte a receita com a frutas que tiver em casa. © Cozinha Nestlé/Iara Venanzi

    Deliciosa, essa sobremesa leva chocolate branco e baunilha na massa, ingredientes que se casam perfeitamente com o frescor da maçã e frutas vermelhas. É possível adaptar a receita original e usar as frutas que achar no mercado: ameixa, cereja ou pera são boas opções. Veja como fazer aqui.

  • Torta frangipane de pistache com framboesa

    Divulgação/
    Aproveite o natal para fazer uma sobremesa surpreendente. © Divulgação/Açúcar União

    Que tal aproveitar o natal para fazer uma receita diferente? E não tem como errar: pistache e framboesa é uma combinação infalível! Sofisticada e saborosa, a sobremesa vai fazer sucesso na ceia. Veja como fazer aqui.

  • Banana caramelizada com sorvete

    Além de irresistível, a sobremesa é também econômica. © Divulgação/Finna

    De dar água da boca, a receita é também bastante econômica. A única desvantagem é que a banana deve ser carameliza logo antes de servir, ou seja, não é possível preparar a sobremesa com antecedência. Mas o esforço vale a pena, afinal, quem resiste à essa delícia? Veja como fazer aqui.

  • Maçãs ao vinho com creme de ricota

    Prática e saborosa, a receita tem tudo a ver com o natal. © Divulgação/Korin

    O anis estrelado e o cravo da índia, que fazem parte da lista de ingredientes, conferem um sabor bem natalino à sobremesa. E o melhor: a receita não é nada complicada. Basta cozinhar as maçãs no vinho (sem esquecer das especiarias). Se preferir, é possível trocar o creme de ricota por chantilly. Veja como fazer aqui.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto