Ceia de Ano Novo: veja as receitas para uma virada cheia de sorte e sabor

Adriana Douglas
  • Entre uma simpatia e outra, confira os pratos que prometem deixar o Réveillon muito mais gostoso

    Simpatias também estão presentes nos pratos da ceia de Ano Novo. Veja a seleção de receitas na galeria.


    Sinônimo de renovação, a noite de Ano Novo tem inúmeros significados para cada pessoa. Tem gente que deseja mais sorte, outros mais amor, alguns mais saúde e há quem peça por mais dinheiro no bolso. Em termos gerais, o dia 31 de dezembro acaba sendo uma boa oportunidade para fazer novos planos para o ciclo que se inicia.

    Como já é tradição no Brasil, o réveillon é sempre cercado por simpatias que prometem dar aquela ajudinha para quem quer começar o novo ano com o pé direito. Entre as crenças e superstições mais comuns, muitas envolvem comidas do cardápio da festa da virada.

    Por exemplo, há quem diga que é preciso comer ao menos uma colherada de lentilhas cozidas para se ter fartura o ano inteiro. Ou deve-se evitar o consumo de aves na ceia, pois elas ciscam para trás e atrasam os progressos. Daí a carne de porco - que fuça para frente - ser um dos pratos principais da ceia, para garantir que nada falte no novo ano.

    Para atrair boas energias ou simplesmente animar a virada com pratos apetitosos, a redação d'A Revista da Mulher selecionou uma série de "receitas da sorte" para a ceia de Ano Novo. Até mesmo quem não acredita nas simpatias vai querer se esbaldar nessas delícias que vão deixar a virada cheia de encanto e sabor. Confira na galeria a seguir. 

    Copyright foto: iStock
  • Cestinha de camarão com abóbora

    Cestinhas de camarão com abóbora são perfeitas para a entrada da ceia de Ano Novo.


    Frutos do mar são uma ótima pedida para a virada do Ano Novo. Para não pesar tanto no bolso, experimente incluí-los em deliciosos aperitivos que serão servidos antes da ceia, como estas cestinhas de camarão com abóbora. Além de saborosas, elas são fáceis de fazer e ainda dão um charme ao cardápio da noite. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: Divulgação/Bunge Brasil
  • Cuscuz de sardinha

    Cuscuz de sardinha é prático e econômico.


    Simples e econômico, o cuscuz de sardinha é um dos pratos mais práticos para quem não quer ficar muito tempo na cozinha justo na noite do Réveillon. Muito saboroso, ele pode ser servido como aperitivo ou acompanhamento de outras delícias da ceia - neste caso, a dica é preparar o cuscuz apenas com os legumes. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: Divulgação/Gomes da Costa
  • Salada de figos, nozes e gorgonzola

    Salada de figos, nozes e gorgonzola é refinada e irresistível.


    Que tal turbinar a salada de folhas verdes para a ceia de Ano Novo? Nesta sugestão, a receita mistura os sabor salgadinho do queijo gorgonzola com o adocicado dos figos - fruta que é a cara das festas de fim de ano. Para completar, as nozes ainda dão um toque crocante ao conjunto. Veja a receita aqui

    Copyright foto: iStock
  • Pernil aromático

    Pernil de porco é um dos pratos mais comuns na ceia de Ano Novo.


    Segundo a superstição do Ano Novo, a carne de porco deve ser o prato principal da ceia. Não à toa o pernil suíno é o grande protagonista do cardápio de Réveillon. Para um assado suculento e saboroso, aposte nesta receita aromática feita com ervas, especiarias e vinho tinto. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Iara Venanzi
  • Lentilha da fortuna

    Lentilha da fortuna faz parte das simpatias de Ano Novo.


    Símbolo de riqueza e fartura, a lentilha nunca pode faltar na ceia de Ano Novo. Segundo manda a superstição, deve-se comer ao menos uma colherada do grãozinho cozido à meia-noite. Nesta sugestão de receita, o bacon faz toda a diferença no sabor final do prato, que pode ser complementado por uma boa porção de linguiça calabresa. Veja como fazer aqui

    Copyright foto: iStock
  • Salada waldorf com atum

    Salada waldorf com atum substitui o tradicional salpicão de frango.


    Como manda a simpatia, nada de aves no cardápio da ceia de Ano Novo. Portanto, no quesito de pratos frios, uma boa substituta do tradicional salpicão de frango é a salada waldorf com atum. Muito saborosa, ela fica fresca e crocante por conta das maçãs verdes, salsão, nozes e molho à base de iogurte natural. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Bruno Geraldi
  • Bacalhau gratinado com requeijão

    Bacalhau gratinado leva requeijão cremoso no recheio.


    Preparado de diversas maneiras, o bacalhau é um dos pratos mais apreciados nas festas de fim de ano. Diferente da tradicional bacalhoada, esta receita sugere servir o peixe como um escondidinho feito com purê de batata e recheado com uma boa porção de requeijão cremoso. Ninguém vai resistir! Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Salmão na manteiga

    Salmão na manteiga é rápido de fazer e fica uma delícia.


    Já que as aves devem ser deixadas de lado para afastar o azar no Ano Novo, aposte em peixes assados ou grelhados na ceia do dia 31 de dezembro. Simples de fazer, o salmão na manteiga é uma ótima pedida para a ocasião e ainda combina com os mais variados acompanhamentos. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Leitoa à pururuca com farofa de feijão verde

    Leitoa à pururuca, da chef Ana Luiza Trajano.


    Quer surpreender seus convidados na ceia de Ano Novo? Então, invista nesta receita bem brasileirinha de leitoa à pururuca com farofa de feijão verde, assinada pela chef Ana Luiza Trajano. Para que os sabores fiquem bem apurados, a carne deve ser temperada no dia anterior ao preparo. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: Alexandre Schneider
  • Maionese de legumes

    Maionese de legumes combina com todo tipo de ocasião.


    Versátil, a maionese de legumes vai bem em todo tipo de ocasião. Na ceia de Ano Novo, ela combina especialmente com as carnes assadas e pode ser servida junto com uma saladinha verde. Para complementar o sabor, a sugestão é acrescentar à receita uma maçã verde picada, passas brancas e até mesmo castanhas picadas. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Salada de bacalhau

    Varie o preparo do bacalhau servindo o peixe em uma salada.


    Para variar no preparo do bacalhau, experimente usar lascas do peixe em uma salada fresquinha e muito saborosa. Nesta receita, a ideia é preparar o bacalhau e os pimentões na grelha da churrasqueira para dar uma cara de verão ao prato. Se quiser um conjunto ainda mais colorido e festivo, acrescente também cebola roxa, palmito e pimentões amarelos. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Arroz com lentilha e cebola dourada

    Arroz com lentilha e cebola dourado é ótimo acompanhamento para carnes e peixes assados.


    Para preparar a lentilha de outra maneira na ceia de Ano Novo, a dica é inclui-la em outros pratos, como neste delicioso arroz servido com cebola dourada. Simples e muito saboroso, ele é um ótimo acompanhamento para carnes e peixes assados. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: Camil/Divulgação
  • Farofa de sardinha picante

    Farofa não pode faltar nas festas de fim de ano.


    Uma boa farofa nunca pode faltar nas festas de fim de ano. Nesta receita, a sardinha ao molho picante entra como ingrediente principal do conjunto. Se preferir, use o peixe enlatado comum e acrescente algumas gotinhas de tabasco para compor o prato. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: Divulgação/Gomes da Costa
  • Arroz à grega com tender

    Nesta versão repaginada, o arroz à grega leva pedacinhos de tender em seu preparo.


    O arroz à grega simples ganha cara nova nesta receita que inclui pedacinhos de tender ao preparo. O resultado final é um prato colorido, festivo e, claro, muito gostoso! Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: Camil/Divulgação
  • Gratin de batatas, ervas e especiarias

    Gratin de batata leva também mandioquinha e batata-doce na receita.


    Ótima opção de acompanhamento para a ceia de Ano Novo, esta versão repaginada do gratin de batata combina mandioquinha e batata-doce com ervas e especiarias. Além de saboroso, o prato fica pronto em pouco tempo e não é nada complicado de fazer. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Iara Venanzi

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto