Doce refresco: receitas de sorvete caseiro que ajudam a encarar os dias quentes

Adriana Douglas
  • Com a chegada do verão, experimente fazer sorvetes de todos os tipos em casa para se refrescar e curtir o calor

    Veja a seleção de receitas para fazer sorvetes de massa, sorbets e picolés em casa.


    Além de sombra, piscina e água fresca, nada combina tanto com o verão quanto um delicioso sorvete. De massa ou de palito, de frutas ou dos mais diversos sabores, ele surge como um grande aliado para encarar as altas temperaturas das estações mais quentes do ano, sempre alegrando os paladares em dias ensolarados. 

    Adocicado, leve e muito refrescante, o doce geladinho pode ser feito em casa em versões muito mais saudáveis, sem corantes ou aromatizantes artificiais. E o melhor: não é necessário o uso de sorveteiras, máquinas ou parafernálias culinárias para preparar um bom sorvete caseiro. Um pouquinho de paciência e alguns poucos ingredientes prometem resolver a questão.

    Para curtir o calor no melhor estilo, confira na galeria a seguir a seleção de receitas de sorvetes caseiros, entre opções de massa, picolés, sorbets (que não levam qualquer ingrediente derivado do leite) e até um semifredo de dar água na boca. 

    Copyright foto: iStock
  • Sorvete de chocolate

    O básico que todo mundo adora: sorvete de chocolate.


    Quem nunca fez um sorvete em casa pode começar com o mais básico e simples de todos: o de chocolate. Com poucos ingredientes, é possível preparar esta deliciosa sobremesa geladinha, sem conservantes ou aromatizantes artificiais. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sorvete de limão

    Sorvete caseiro de limão leva raspas na receita.


    Perfeito para os dias ensolarados do verão, o sorvete de limão é super refrescante e não exige tantas etapas de preparação. Para um doce ainda mais saboroso, não deixe de acrescentar as raspas da casca do limão, que fazem toda a diferença no resultado final. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sorvete de manga

    Sorvete caseiro de manga leva apenas quatro ingredientes.


    Com apenas quatro ingredientes, é possível preparar um delicioso sorvete caseiro de manga. Para evitar o surgimento de cristais de água na massa, a dica é bater o sorvete depois de congelá-lo por cerca de três horas. Em seguida, é só deixar no freezer de um dia para o outro e se deliciar com o doce. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sorvete de matcha

    Chá verde serve de base para sorvete caseiro bem refrescante.


    Não se engane pela cor vibrante deste sorvete: feito com matcha (ou chá verde), ele é uma opção bem refrescante para os dias quentes. Naturalmente saudável, a receita leva pouco açúcar no preparo e pode ser acrescida de hortelã fresca para um toque extra de sabor. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sorvete de baunilha

    Use fava de baunilha para aromatizar seu sorvete de creme caseiro.


    Que tal substituir aquele sorvete de baunilha industrializado, cheio de conservantes e gorduras processadas, por uma versão caseira muito mais saudável e saborosa? Experimente fazer esta receita que leva a verdadeira fava de baunilha como aromatizante natural. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sorvete de morango

    Sorvete caseiro de morango pode levar pedacinhos de fruta na massa.


    Quando o assunto é sorvete, um dos sabores que nunca pode faltar é o de morango. Muito fácil de fazer, esta receita caseira utiliza frutas frescas no preparo e pode ainda ter pedacinhos inteiros de morango na massa para ficar ainda mais gostoso. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: Divulgação/Electrolux
  • Sorvete de Nutella

    Sorvete de Nutella tem pedacinhos de avelã na massa.


    Aficionados por Nutella também podem se deliciar no verão: é muito fácil preparar um sorvete caseiro com o famoso creme de avelã. Apesar da receita sugerir o uso de sorveteira, quem não tiver o aparelho pode proceder da mesma maneira indicada nas outras receitas de sorvete. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: Claudia Carpentier
  • Picolé caseiro de frutas

    Picolés caseiros podem ser feitos com vários tipos de frutas.


    Pode parecer complicado, mas fazer um picolé caseiro de frutas é muito simples. Nesta receita sugerida pela dupla Dimitri Mussard e Nicolas de Virieu, proprietários da gelateria Dri Dri, de São Paulo, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e congelar os sorvetinhos da maneira que quiser. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sorbet de melão

    Sorbet de melão é zero lactose.


    Sem ingredientes derivados do leite, o sorbet de melão é perfeito para quem tem intolerância à lactose. Fresco e muito leve, ele fica ainda mais gostoso com algumas folhas de hortelã acrescentadas à receita. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sorbet de banana com castanha

    Sorbet de banana é feito com apenas um ingrediente.


    Apenas um ingrediente compõe esta receita de sorbet de banana. Super light, o sorvete não tem adição de açúcar e é feito simplesmente com a fruta congelada e batida. As castanhas-do-Pará funcionam como acompanhamento, salpicadas na hora de degustar. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sorbet de lichia e rosas

    Veja como fazer o sorbet de lichia e rosas.


    Este sorbet de lichia e rosas promete surpreender os paladares nos dias quentes de verão. Docinho e bem fresco, ele combina o sabor suculento da fruta com o perfume marcante das flores. A receita sugere o uso de corante comestível para colorir a massa do sorvete, porém o ingrediente pode ser deixado de lado. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Semifredo de manga com crocante de amêndoas e calda de maracujá

    Semifredo é servido em fatias retangulares.


    De origem italiana, o semifredo mais parece uma torta gelada servida em fatias retangulares. Macio e cremoso, o doce deve ser congelado como um sorvete e pode levar diversos recheios e coberturas. Nesta receita, a dica é servi-lo com calda de maracujá e crocante de amêndoas. Veja como fazer aqui.

    Copyright foto: Paula Sacomano

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto