Salada no pote: confira a seleção de receitas saudáveis e saborosas

Adriana Douglas
  • Veja como montar refeições práticas dentro de jarros de vidro para comer fora de casa

    Salada no pote é uma alternativa prática e saudável para os almoços de verão.


    Popular no mundo inteiro, a onda de armazenar saladas dentro de jarras de vidro se tornou uma alternativa mais conveniente (e charmosa) às marmitas tradicionais. Com a intenção de facilitar a vida de quem almoça fora de casa, essa mania gourmet conquistou as pessoas pela praticidade do preparo e também do transporte dos alimentos até o destino final.

    Preparadas nas mais variadas combinações, as saladas no pote têm a vantagem de estarem sempre bem fresquinhas por serem mantidas tampadas na geladeira. Além disso, elas podem ser feitas com produtos de diferentes grupos alimentares para compor uma refeição completa, tendo sempre uma proteína e um carboidrato, além de verduras, legumes e até frutas.

    Para que os ingredientes úmidos não encharquem os mais secos, as saladas no pote são cuidadosamente montadas em camadas. Portanto, o mais recomendado é colocar o molho no fundo do vidro e depois uma grossa camada de ingredientes densos, como grãos, legumes, massas e carnes. As folhas são colocadas por cima de tudo para que não murchem. Na hora de comer, é só chacoalhar tudo para degustar uma salada bem temperadinha.

    Aproveitando a chegada do verão, confira uma seleção de receitas leves e saborosas de salada no pote para levar no trabalho. Assim, vai ficar fácil variar o cardápio do almoço e ainda manter a dieta em dia sem sofrer com o calorão. Veja na galeria a seguir.


    Copyright foto: iStock

  • Salada no pote de grão de bico e atum

    Nutritiva: salada de grão de bico com atum.


    Queridinho das dietas vegetarianas, o grão de bico é uma excelente fonte de ferro e carboidratos. Combinado a proteínas magras e verduras, ele compõe uma refeição completa e nutritiva. Se quiser ganhar tempo na cozinha, experimente comprar o grão já cozido, vendido em conserva ou à vácuo. Veja a receita aqui.


    Copyright foto: Divulgação/Camil

  • Salada no pote de macarrão integral com sardinha

    Para ganhar tempo na cozinha: salada de macarrão integral com sardinha enlatada.


    Vendidas em diversos formatos, as massas podem ser grandes aliadas na hora de preparar sua salada no pote. Rápidas de fazer, elas vão bem com (quase) todo tipo de ingrediente e também ficam muito saborosas em pratos frios. Nesta sugestão ultra prática, a sardinha enlatada entra como proteína principal. Veja a receita aqui.


    Copyright foto: Divulgação/Coqueiro

  • Salada no pote de arroz negro com ricota

    Ingrediente incomum, o arroz negro também pode ser usado na salada.


    O arroz negro pode ser um ingrediente incomum para muita gente, mas a verdade é que ele funciona muito bem em saladas - e ainda é cheio de benefícios para a saúde. Como o grão é mais resistente ao cozimento, ele deve ficar de molho de um dia para o outro ou pode ser preparado na panela de pressão. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: iStock

  • Salada no pote de atum com batata e vegetais

    Salada de atum com batata e vegetais é quase um salpicão no pote.


    Ainda que as verduras sejam um item indispensável nas saladas, é possível preparar deliciosas combinações de legumes e vegetais que suprem a ausência das folhas em certas receitas. Nesta aqui, a sugestão é usar batata, pimentão, cenoura e milho junto com atum e maçã - é quase um salpicão no pote. Veja como fazer.


    Copyright foto: Jenna Maksymiuk

  • Salada no pote de frango com pera, nozes e romã

    Crocante e levemente adocicada: salada leva pera, nozes e romã.


    Bem crocante, esta salada de frango com pera, nozes e romã é perfeita para o verão por conta de seus sabores levemente adocicados e refrescantes. A receita ainda sugere o queijo gorgonzola como complemento, que pode ser substituído por queijo de cabra ou ricota. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: iStock

  • Salada no pote de atum, feijão branco e brócolis

    Feijão branco também pode ser usado na salada.


    Pouco consumido no cardápio do dia a dia, o feijão branco é outro excelente ingrediente para incluir na receita de salada no pote. Nesta saborosa combinação, ele é usado junto com brócolis, atum (que pode ser trocado por frango grelhado), repolho roxo e um punhado de uvas passas e castanhas de caju. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: Divulgação/Coqueiro

  • Salada no pote de espaguete de abobrinha com muçarela de búfala

    Veja como fazer a salada de espaguete de abobrinha.


    Mania gastronômica que bombou entre a turma fitness, o falso espaguete de abobrinha também pode ser usado como ingrediente para diversas saladas. Muito saboroso, ele vem combinado com quinoa, ervilha, rabanete e muçarela de búfala nesta receita - que é guarnecida de molho de iogurte. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: iStock

  • Salada no pote de quinoa, abacate e feijão preto

    Salada de quinoa, abacate e feijão preto é boa opção para vegetarianos.


    Esta salada de quinoa, abacate e feijão preto é uma ótima opção para vegetarianos e veganos. Cheia de nutrientes como proteínas, fibras, ferro e vitaminas, a combinação leva também manga e espinafre cru, que dão ainda mais cor e sabor ao prato. Veja a receita aqui.


    Copyright foto: iStock

  • Salada no pote de cuscuz com atum

    Complemente sua salada de cuscuz e atum com legumes cozidos.


    Já deu para perceber que o atum é a proteína mais prática para compor sua salada no pote, não é? Pois aqui vai uma deliciosa combinação do peixe com cuscuz marroquino. Para complementar ainda mais a receita, acrescente uma boa dose de azeite extra virgem e alguns legumes cozidos, como cenoura, vagem e abobrinha. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: Divulgação/Gomes da Costa

  • Salada no pote de macarrão com tomate

    Um prato de massa em versão salada: macarrão gravatinha com tomates frescos, manjericão e queijo.


    Já imaginou transformar uma comida tradicionalmente quente em salada? Pois esta é a ideia desta receita que tem macarrão gravatinha, molho de tomate, manjericão, queijo parmesão e tomatinhos frescos. Se quiser turbinar o prato, inclua pedaços de muçarela de búfala ou tiras de frango grelhado. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: Cookerei

  • Salada no pote de atum com quinoa

    Quinoa é muito fácil de fazer e fica ótima em saladas.


    Versátil, a quinoa é sempre uma boa pedida para saladas leves e fresquinhas. Além de combinar com qualquer proteína, o grãozinho fica delicioso em molhos aromáticos feitos com ervas, limão e gengibre. E o melhor: ele cozinha em poucos minutos. Veja como fazer a receita.


    Copyright foto: Divulgação/Coqueiro

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto