Receitas com abacate: 15 sugestões nutritivas para incluir no cardápio da semana

Adriana Douglas
  • Seleção traz diferentes maneiras de aproveitar o fruto de sabor aveludado em pratos doces e salgados

    Multiuso: abacate vai bem em pratos doces e salgados. Confira a seleção de receitas.


    Antes condenado pela fama de alimento calórico e gorduroso, o abacate reconquistou seu lugar na cozinha por conta de seu alto valor nutritivo e sabor inigualável. Além de saboroso, o fruto de polpa amanteigada provou ser um ingrediente versátil para muitas receitas, sendo usado em sobremesas, como cremes, mousses e sorvetes, e também em pratos salgados que vão muito além do tradicional guacamole.

    Vendido em supermercados, feiras e quitandas de hortifrúti, o abacate é comumente encontrado entre os meses de fevereiro e maio, época em que atinge sua alta de safra. Na hora de escolher, evite aqueles que estejam com manchas escuras ou moles demais e dê preferência para os que estão com a casca lisa e brilhante.

    Para verificar se o fruto está maduro e pronto para uso imediato, aperte levemente sua casca usando a palma da mão: ele deve estar macio e ceder ao toque, sem afundar a polpa. Se estiver muito duro, ele ainda vai levar alguns dias para ficar no ponto e pode amadurecer em casa. Para aproveitar ao máximo os benefícios do alimento em casa, confira a seguir uma seleção de receitas com abacate.

    Copyright foto: iStock

  • Pão de abacate

    Pão leva abacate na massa e fica uma delícia!


    Parece improvável, mas é possível utilizar o abacate na massa de um delicioso pãozinho caseiro. Mesmo quem não gosta tanto do fruto verdinho vai adorar a receita, já que ela não fica com sabor tão forte de abacate. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: Aurélie Sorbe

  • Bruschetta refrescante de abacate

    Abacate também vai bem na bruschetta.


    A bruschetta refrescante de abacate é uma ótima pedida para matar aquela fominha no meio da tarde. Simples de fazer, ela leva poucos ingredientes e ainda é super nutritiva. Se quiser, sirva também como entradinha no almoço ou jantar. Veja a receita aqui.


    Copyright foto: Charlotte Découvrit la Cuisine

  • Salada primavera crocante com abacate

    Salada primavera com abacate leva croutons caseiros na receita.


    Aposte no abacate para dar um toque especial às saladas. Nesta sugestão de receita, ele vem acompanhado de abobrinha, tomatinhos, ovos de codorna e croutons caseiros. Cheio de sabores e texturas, o prato vale por uma refeição completa! Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: iStock

  • Milk-shake de abacate

    Milk-shake de abacate fica ultra cremoso.


    Deixe de lado guloseimas calóricas e aposte no abacate como protagonista de um milk-shake ultra cremoso e saboroso. Para deixar a receita ainda mais nutritiva, troque o açúcar por mel ou xarope de bordo. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: Made in Cooking

  • Sanduíche de peito de peru com abacate

    Abacate combina com presunto, peito de peru, ovo cozido e até bacon.


    Seja no pão de forma ou no wrap, o abacate também funciona como um ótimo componente de sanduíche para todas as horas. O sabor amanteigado do fruto combina perfeitamente com ingredientes como presunto, peito de peru, ovo cozido e até bacon. Veja a receita aqui.


    Copyright foto: iStock

  • Sopa fria de abobrinha e abacate

    Para os dias quentes: sopa fria de abobrinha e abacate.


    Em dias quentes, invista nesta receita refrescante de sopa fria de abobrinha. Levinha, ela fica cremosa e muito saborosa graças ao abacate que é adicionado no preparo. E na hora se servir, coloque um pouco de vinagrete por cima do creme para deixar o prato ainda mais gostoso. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: iStock

  • Guacamole

    Aprenda a fazer o tradicional guacamole.


    Adorado no mundo inteiro, o guacamole é um ótimo petisco para compartilhar entre amigos. Muito fácil de fazer, ele leva apenas cinco ingredientes e pode ser servido com tortilhas de milho crocantes ou torradinhas. Veja a receita aqui.


    Copyright foto: iStock

  • Mini whoopies de tomate seco com creme de abacate

    Experimento o whoopie salgado de tomate seco com creme de abacate.


    Originalmente doce, o whoopie é uma espécie de biscoitinho recheado que virou mania nos Estados Unidos. Nesta sugestão de receita, ele é feito em uma versão salgada com massa de tomate seco e recheio cremoso de abacate. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: Divulgação

  • Mousse salgada de abacate e ricota

    Mousse salgada de abacate e ricota serve como entrada ou prato principal.


    Muito refrescante, esta mousse salgada de abacate e ricota pode servir como entrada ou até mesmo prato principal de uma refeição bem leve. Pronta em apenas 20 minutos, a receita é muito fácil de preparar e leva poucos ingredientes. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: Jenna Maksymiuk

  • Ceviche de salmão com abacate

    Ceviche de salmão com abacate também leva erva-doce fresca na receita.


    Esta versão alternativa de ceviche de salmão vai agradar os paladares mais exigentes com uma composição surpreendente de texturas. Servida em três camadas de ingredientes, ela traz a crocância da erva-doce fresca, a cremosidade do abacate e a maciez do peixe marinado. Veja a receita aqui.


    Copyright foto: Laurence Aulagne

  • Tartar de abacate, maçã e kiwi

    Tartar vegetariano tem abacate, maçã e kiwi.


    Preparado apenas com ingredientes crus, o tartar ganha cara nova nesta receita salgada (e vegetariana) com abacate, maçã e kiwi. Para complementar, experimente servir o prato com chips de mandioquinha e uma saladinha verde mista. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: Christelle Milesi

  • Macarrão ao molho de abacate

    Molho de abacate para acompanhar o macarrão.


    Engana-se quem pensa que abacate não combina com uma boa massa. Nesta receita, basta triturar a polpa do fruto com alho, manjericão e limão para obter um molho cremoso e consistente que combina perfeitamente com o macarrão. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: iStock

  • Trufas veganas de abacate

    Abacate serve de basa para trufas veganas de chocolate amargo.


    Guloseima sempre bem-vinda, a trufa ganha uma versão especial para veganos preparada à base de abacate e chocolate amargo. Fácil de fazer, a massa do doce precisa ficar duas horas na geladeira para endurecer e depois ser moldada em bolinhas. Veja a receita aqui


    Copyright foto: Comme Une Envie De

  • Creme de chocolate com abacate e granola

    Creme de abacate fica mais gostoso com chocolate e granola caseira.


    Que tal reinventar aquele creme de abacate simples com um pouco de chocolate? Além de funcionar como uma deliciosa sobremesa, ele vai bem no café da manhã ao ser combinado com granola feita em casa. Veja a receita aqui.


    Copyright foto: Divulgação/Açúcar União

  • Ovos nevados com creme de abacate

    Para a sobremesa: ovos nevados com creme de abacate.


    Esta receita de ovos nevados com creme de abacate é outra maneira saborosa de preparar o fruto em casa. A sobremesa, que fica pronta em menos de uma hora, deve ser servida bem geladinha e com uma boa porção de amêndoas laminadas por cima. Veja como fazer aqui.


    Copyright foto: Made in Cooking

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto