20 receitas deliciosas com bacalhau

Adriana Douglas
  • Assado, grelhado, cozido e até na salada: veja as diferentes maneiras de preparar o peixe salgado 

    Ingrediente ilustre nos almoços de Páscoa, o bacalhau pode entrar no cardápio do ano inteiro. 


    Tão apreciado no continente europeu, o bacalhau foi incorporado à cultura gastronômica do Brasil a partir da chegada da família real portuguesa, no início do século XIX. Já naquela época, o peixe era muito consumido em datas comemorativas da religião cristã, como Páscoaceia de Natal. Desde então, o hábito se perpetuou e caiu no gosto dos brasileiros que até hoje reservam receitas com bacalhau para os dias festivos.

    Seja assado, grelhado, cozido, frito ou gratinado, o pescado salgado e seco é relativamente simples de ser preparado. O verdadeiro percalço na manipulação do ingrediente está justamente em como dessalgar o bacalhau – sem contar o cuidado com a retirada das milhares de espinhas encrustadas na carne. Independente da receita, o ideal é sempre iniciar o processo do dessalgue na véspera do preparo para que o prato fique com o sabor e consistência corretos.

    Em termos gerais, o peixe é usado no formato de lascas, lombo, postas ou desfiado. Indo além da tradicional bacalhoada e dos indispensáveis bolinhos, a redação d’A Revista da Mulher organizou uma seleção variada de pratos deliciosos que levam o ingrediente como protagonista. Confira na galeria a seguir 20 receitas com bacalhau para fazer na Páscoa ou em qualquer dia do ano.

    Copyright foto: iStock

  • Bolinho de bacalhau

    Bolinho de bacalhau é petisco clássico da comida de boteco.


    Seja na Páscoa ou em qualquer dia do ano, um bolinho de bacalhau sempre cai bem. Assim como manda a tradição portuguesa, a massa do quitute deve ser feita com uma boa porção de batata para que ele fique macio e saboroso. Veja a receita de bolinho de bacalhau aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Orecchiette com lascas de bacalhau

    Bacalhau também combina com massas diversas.


    Para uma refeição rápida e prática, experimente usar lascas de bacalhau como acompanhamento de massas diversas. Nesta receita, o peixe é preparado junto com alho-poró, tomate cereja, vinho do Porto, creme de leite e - claro - azeite extra virgem. Veja como fazer orecchiette com lascas de bacalhau aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Empanadas de bacalhau

    Empanadas podem levar todo tipo de recheio.


    Tradicional na culinária argentina, a empanada pode ter todo tipo de recheio. Muito parecida com um pastelzinho assado, ela fica deliciosa com um recheio "à portuguesa" preparado com bacalhau, cebola, pimentão vermelho e azeitonas pretas. Veja a receita de empanada de bacalhau aqui.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

  • Risoto de bacalhau

    Risoto de bacalhau é fácil de fazer.


    Versátil para todas as ocasiões, o risoto também combina com bacalhau: basta acrescentar o peixe já dessalgado ao arroz quase pronto, junto com tomate picado e azeitonas pretas. Depois, é só finalizar o prato com manteiga e queijo parmesão. Veja a receita de risoto de bacalhau aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Salada de bacalhau

    Para dias quentes: salada de bacalhau.


    Em dias quentes, o bacalhau pode ser usado como ingrediente de uma salada bem colorida feita com legumes variados. A dica é preparar o peixe e parte dos vegetais na grelha da churrasqueia para dar um leve sabor defumado ao prato. Veja a receita de salada de bacalhau aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Bacalhoada de forno

    Bacalhoada para o ano inteiro.


    Indispensável no almoço de Páscoa, a bacalhoada é o tipo de prato que combina com qualquer época do ano. Ainda que cada família tenha sua própria maneira de preparar esta delícia, a versão mais tradicional deve ser feita sempre com batatas, cebola, tomate, pimentões, azeitonas pretas e bastante azeite de oliva. Veja como fazer bacalhoada de forno aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Bacalhau gratinado com requeijão

    Bacalhau gratinado com requeijão é muito fácil de fazer.


    Muito fácil de fazer, este bacalhau gratinado segue a mesma ideia de um escondidinho - com a vantagem de ter uma deliciosa camada de requeijão cremoso entre o peixe e o purê de batatas. Se preferir, use catupiry no preparo do prato. Veja a receita de bacalhau gratinado com requeijão aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Bacalhau Gomes de Sá

    Bacalhau à Gomes de Sá é receita tradicional de Portugal.


    A receita de bacalhau à Gomes de Sá é uma das mais tradicionais de Portugal. Nela, o peixe vem acompanhado de bastante batata, cebola, azeitonas pretas e ovos cozidos. Na hora de servir, regue os ingredientes com uma boa dose de azeite de oliva. Veja como fazer o bacalhau à Gomes de Sá aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Bacalhau ao forno com migas

    Farinha de rosca deixa o bacalhau assado com textura crocante.


    Uma boa maneira de variar o preparo de bacalhau é incrementar com uma camada crocante por cima do peixe. Nesta receita, a farinha de rosca é misturada com cheiro verde e depois salpicada sobre o bacalhau para dar uma textura diferente ao prato. Veja como fazer bacalhau ao forno com migas aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Bacalhau Cascais

    Bacalhau Cascais tem maionese no preparo.


    Super prática, a receita de bacalhau Cascais é daquelas que agrada a família inteira - até mesmo quem não é muito chegado no peixe salgado. Um dos segredos do prato é uso de maionese no purê de batatas, substituindo o leite e a manteiga do preparo tradicional. Veja como fazer bacalhau Cascais aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Bacalhau confitado no azeite com batatinhas

    Bacalhau confitado no azeite é acompanhado de batatinhas douradas e cebola frita.


    Preparar postas inteiras de bacalhau diretamente no azeite, no processo conhecido como confit, deixa a carne do peixe muito mais suculenta e incrivelmente mais saborosa. Quem apostar nesta receita pode ainda complementar o prato com batatinhas douradas e cebola frita. Veja como fazer bacalhau confitado no azeite aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Rocambole de bacalhau

    Aprenda a fazer rocambole de bacalhau.


    Inove no cardápio do almoço com um saboroso (e inusitado) rocambole de bacalhau. Além do recheio cremoso preparado com requeijão, o prato ainda leva uma cobertura aveludada de purê de batata que decora e complementa o sabor do conjunto. Veja a receita de rocambole de bacalhau aqui.

    Copyright foto: Cozinha Experimental/Sheila Oliveira

  • Lombo de bacalhau ao forno com ragu de lentilhas

    Lombo de bacalhau é servido com crosta de pão e ragu de lentilhas.


    Por ser um pedaço mais grosso, o lombo do bacalhau fica delicioso ao ser primeiramente grelhado e depois assado no forno. Nesta receita, a suculenta carne do peixe ainda é guarnecida com crosta de pão e servida com um saboroso ensopado de lentilhas. Veja como fazer lombo de bacalhau ao forno com ragu de lentilhas.

    Copyright foto: Divulgação

  • Bacalhau com broa de milho

    Broa de milho deixa o bacalhau crocante e com sabor especial.


    Broa de milho é mais uma alternativa para deixar o bacalhau crocante e com um sabor todo especial. Basta triturar grosseiramente a massa e misturá-la com salsinha, cebolinha e azeite. Depois, é só salpicar as migalhas por cima do peixe e levar ao forno para dourar. Veja a receita de bacalhau com broa de milho aqui.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Iara Venanzi

  • Bacalhau dos deuses

    Bacalhau dos deuses para surpreender a família.


    Bem diferente, esta receita de bacalhau promete surpreender o pessoal de casa. Guarnecido com molho branco simples, o prato é montado com camadas de batata, peixe cozido e cebolas caramelizadas. Para completar, ele ainda é finalizado com ovos picados, cheiro verde e azeitonas pretas. Veja como fazer o bacalhau dos deuses aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Bacalhau ao molho de limão e pimentões

    Varie o tempero do bacalhau com uma marinada à base de limão.


    Que tal variar aquele tempero de sempre do bacalhau? Uma sugestão simples é preparar as postas do peixe com uma marinada de pimenta vermelha, alho, suco e raspas de limão. Depois, é só complementar o sabor do prato com pimentões assados na hora de servir. Veja a receita de bacalhau ao molho de limão e pimentões aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Brandade de bacalhau

    Brandade de bacalhau é receita típica francesa.


    Receita originária da França, a brandade de bacalhau é perfeita para as refeições do dia a dia por ser prática e deliciosa. Nesta versão brasileira, a base de batata é substituída por uma mistura de mandioquinha e abóbora japonesa que deixa o prato ainda mais saboroso. Veja como fazer brandade de bacalhau aqui.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Edu Delfim

  • Arroz cremoso com bacalhau

    Arroz cremoso com bacalhau leva maionese no preparo.


    Diferente de um risoto, o arroz cremoso com bacalhau é finalizado com uma quantia generosa de maionese antes de ser levado ao forno para gratinar. Quem quiser complementar o sabor do prato pode adicionar ainda brócolis cozido e azeitonas pretas ao preparo. Veja a receita de arroz cremoso com bacalhau aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Bacalhau com crosta de amêndoas e purê de castanha

    Bacalhau com crosta de amêndoas vai acompanhado de purê de castanhas portuguesas.


    As postas de bacalhau ficam ainda mais gostosas (e até mais refinadas) com uma crosta de amêndoas, que são "grudadas" no peixe com uma camada de maionese. Como sugestão de acompanhamento: purê de castanhas portuguesas e cebolas caramelizadas. Veja a receita de bacalhau com crosta de amêndoas e purê de castanha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Lombo de bacalhau ao forno com batata doce e mini tomates

    Lombo de bacalhau é assado com bastante azeite.


    Outra forma de aproveitar ao máximo a suculência do lombo de bacalhau é preparando-o diretamente no forno com bastante azeite. Na receita prática de Dani Oliveira, do blog Cozinha Travessa, o peixe vai acompanhado de batata doce, tomates cereja e cebola. Veja como fazer lombo de bacalhau ao forno com batata doce e mini tomates aqui.

    Copyright foto: Dani Oliveira

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto