Como fazer ovo de Páscoa caseiro

Adriana Douglas

Chef ensina o passo a passo para fazer ovos de chocolate simples ou recheados em casa

Aprenda a fazer ovos de Páscoa caseiros para todos os gostos.


Fazer ovos de chocolate em casa é uma boa alternativa para quem quer economizar na hora de presentear alguém na Páscoa ou até mesmo para engordar o orçamento com uma renda extra. Diferente daquelas compradas em supermercados, as versões caseiras podem ser feitas em diversos sabores e formatos, personalizados conforme o gosto de cada um.

Ainda que pareça complicado, o preparo dos ovos não exige nenhuma habilidade ou técnica especial. “Qualquer pessoa consegue fazer”, garante o chef confeiteiro Pablo Lozano, professor da Escola de Confeitaria Diego Lozano. Para a tarefa, segundo ele, é preciso ter em casa os seguintes materiais: forma própria de ovo de Páscoa, “pão-duro” ou espátula de plástico, uma vasilha grande de vidro e, claro, muito chocolate.

Passo a passo do ovo de Páscoa caseiro

De acordo com Lozano, uma dica é começar fazendo ovos de tamanho médio, que não são tão grandes e pesam entre 200 e 300 gramas. A partir dessa base, cada pessoa pode escolher o quanto de chocolate vai usar. “As quantidades variam, porque existem pessoas que gostam de ovos de Páscoa com a casca mais grossa ou mais fina. Além disso, a quantidade de recheio também influencia na medida de chocolate na hora de preparar as cascas”, explica. 

Antes de mais nada, a primeira etapa no preparo é determinar a quantidade de ingredientes que o ovo pronto vai conter. Na dúvida, separe cerca de 340 gramas de chocolate ao leite ou meio amargo para fazer um ovo simples de 250 gramas. Abaixo, o chef indica o passo a passo detalhado para fazer um ovo de Páscoa em casa:  

  1. Comece derretendo o chocolate (picado ou em gotas) através do método de banho-maria ou no micro-ondas, sempre com muito cuidado para não aquecer demais o chocolate. Mexa bem para não sobrar nenhum pedacinho inteiro.
  2. Depois de derretido, aplique o chocolate nas formas de ovo de Páscoa com uma colher ou espátula até cobrir a cavidade por completo.
  3. Para obter uma casca mais uniforme, vire as formas de cabeça para baixo e deixe o chocolate escorrer até parar totalmente. Limpe as bordas e espere secar na geladeira por aproximadamente 20 a 30 minutos. Repita o processo até a casca ficar na espessura desejada.
  4. Após a última secagem do chocolate, quando ele ficar esbranquiçado, retire as formas da geladeira e desenforme as cascas dos ovos com cuidado. Em seguida, finalize da maneira que desejar.

Simples ou recheado

Quando o assunto é ovo de Páscoa, nem todo mundo se contenta com a versão clássica feita apenas com a casquinha de chocolate. De acordo com Pablo Lozano, hoje em dia existem inúmeras maneiras de tornar um ovo simples “em algo mais elaborado”. Em geral, é possível trabalhar com três opções de variações: textura, aparência e sabor.

“Com o sabor, podemos usar e abusar nos recheios, lembrando sempre do gosto do brasileiro. Na textura, é possível trabalhar com flocos de arroz, sucrilhos, biscoitos ou castanhas. Por último, não menos importante, podemos apelar ao aspecto visual e trabalhar com mesclas de chocolates ou corantes alimentícios para colorir e pintar”, pontua Lozano.
 

Ovos de Páscoa podem ser recheados com brigadeiro, ganache, mousse, cocada, doce de leite e o que mais a criatividade mandar.


Segundo o chef, o processo de recheio deve ser feito assim que a casca do ovo estiver finalizada. E as sugestões vão desde brigadeiro e ganache até mousses, cocadas, doce de leite e pastas industrializadas, como Nutella. “Para um resultado uniforme, devemos pesar a quantidade de recheio (sempre respeitando o peso total do ovo) e aplicar preferencialmente com um saco de confeitar, afim de espalhar de maneira igual”, esclarece Lozano.

Por fim, após rechear, basta colar com chocolate uma casca na outra ou deixar os ovos abertos e decorados com os ingredientes que preferir, como: granulado, confeitos, coco ralado, frutas cristalizadas, castanhas ou mesmo uma camada lisa de chocolate. Depois, é só embalar da maneira que preferir e armazenar em local seco e fresco por até 7 dias – dependendo do recheio.

Copyright fotos: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto