Receitas com batata: confira sugestões de pratos para todas as ocasiões

Adriana Douglas
  • Confira a seleção de delícias feitas com o tubérculo que agrada todos os paladares e deixe o cardápio da semana muito mais gostoso

    Batata é um ingrediente versátil e muito fácil de ser preparado. Veja a seleção de receitas.


    Encontrar alguém que não goste de batata é uma missão (quase) impossível. Frita, assada, cozida, recheada, amassada, gratinada.... ela fica uma delícia de qualquer jeito. Versátil no modo de fazer, o tubérculo também é um legume coringa que combina com todo tipo de ingrediente.

    Além de agradar os mais variados paladares, a batata é um dos ingredientes mais fáceis de ser preparado. Ou seja, não é preciso ser um expert na cozinha para fazer uma deliciosa receita usando o legume.

    E quem duvida que toda hora é hora de comer batata pode conferir na galeria a seguir uma seleção de pratos com o tubérculo que funcionam em todas as ocasiões, do café da manhã ao jantar. Viva a batata! 

    Copyright foto: iStock

  • Pão de batata

    Pão de batata pode ser recheado com outros ingredientes.


    Macio por dentro e levemente crocante por fora, o pão de batata é um quitute para todas as horas. Muito saboroso, ele ainda pode ser recheado com ingredientes como catupiry, calabresa moída, presunto ou queijo muçarela. Veja a receita de pão de batata aqui.

    Copyright foto: Charlotte Découvrit la Cuisine

  • Purê de batata rústico com alho assado

    Use alho assado no purê de batatas para uma versão diferente e saborosa.


    Para dar uma variada no sabor do tradicional purê de batatas, experimente adicionar ao preparo um pouco de alho assado, azeite de oliva e caldo de legumes. Vai bem como acompanhamento de carnes grelhadas ou frango assado. Veja a receita de purê de batata rústico com alho assado aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Batata assada com recheio mexicano

    Batata recheada combina com todo tipo de ingredientes.


    Batata recheada é sempre uma deliciosa (e prática) sugestão para o jantar. Entre as muitas opções de acompanhamentos, aposte na combinação de sabores mexicanos indicada pela blogueira norte-americana Kristy Turner, composta por feijão preto, guacamole, salsa de tomate e creme azedo. Veja a receita de batata assada com recheio mexicano aqui.

    Copyright foto: Chris Miller

  • Carne moída com batata

    Carne moída com batata é refeição coringa.


    Carne moída com batata é uma das comidas mais simples de se fazer. Rápido e prático, o prato não leva mais que 30 minutos para ficar pronto e ainda pode ser guarnecido com outros ingredientes, como ervilhas e tomate. Veja a receita de carne moída com batata aqui.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

  • Salada de batata com casca de laranja

    Salada de batata pode ser feita com casca e suco de laranja.


    Acredite: casca e suco de laranja podem ser usados como complemento de uma refrescante salada de batata. Na receita, o sabor adocicado da fruta é balanceado com o salgado das azeitonas pretas que também são usadas no preparo. Veja como fazer salada de batata com casca de laranja aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Batatas ao forno com bacon e parmesão

    Molho de tomate, bacon e queijo ralado deixam a receita de batatas ao forno mais gostosa.


    Que tal turbinar aquela receita basiquinha de batatas ao forno com ingredientes simples e saborosos? Basta acrescentar molho de tomate, bacon crocante e bastante queijo ralado na receita. Garantia de comida gostosa! Veja como fazer batatas ao forno com bacon e parmesão aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Crespinhos de batata

    Experimente substituir a batata frita por bolinhas crocantes de batata.


    Varie o cardápio da semana substituindo a batata frita por bolinhos crocantes de batata. A receita é fácil e pode ser variada com a simples adição de ervas aromáticas na massa. Veja como fazer crespinhos de batata aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Batata gratinada com alecrim e alho

    Use alho e alecrim para incrementar o sabor da batata gratinada.


    A combinação de batata, queijo e molho branco já é uma delícia por si só. Para incrementar ainda mais a receita de batata gratinada, vale apostar na dupla de alecrim e alho que deixam o prato saboroso e perfumado. Veja como fazer batata gratinada com alecrim e alho aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Assado rústico de linguiça e batata

    Assado rústico de linguiça e batata é rápido e fácil de fazer.


    Sem tempo para cozinhar uma refeição completa? Então aposte neste assado rústico de linguiça e batata. É só colocar todos os ingredientes em um refratário e deixar assando por cerca de 25 minutos. Rápido e fácil! Veja como fazer assado rústico de linguiça e batata aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Torta de batata com curry

    Batata também funciona como recheio de tortas.


    Batata também combina com deliciosas tortas caseiras. Às vezes usado na massa, o tubérculo pode ser usado como recheio de diversas receitas. Para uma versão simples e saborosa, use ervas e especiarias como complemento do preparo. Veja como fazer torta de batata com curry.

    Copyright foto: Divulgação

  • Creme de batata e alho poró

    Aproveite as batatas de casa fazendo uma sopa cremosa e levinha.


    Aproveite aquelas batatas que estão há muito tempo na fruteira de casa preparando uma sopa levinha, cremosa e reconfortante. Para acompanhar, sirva com um bom punhado de croutons e bacon crocante. Veja a receita de creme de batata e alho poró aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Batata rosti

    Batata rosti tem origem alemã.


    De origem alemã, a batata rosti é um prato muito versátil que aceita recheios e acompanhamentos diversos. Similar a uma panqueca, ela é feita com o legume ralado e levemente frito em uma frigideira. Veja como fazer batata rosti aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Nhoque de batata

    Nhoque tradicional leva batata na massa.


    Impossível falar de batatas sem lembrar do tradicional nhoque. Servido com molho de tomate simples ou à bolonhesa, ele deve ter a massa preparada em boa parte com o tubérculo para ficar gostoso de verdade. Veja como fazer nhoque de batata aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Batatas à grega

    No lugar do arroz: batatas à grega.


    Batatas à grega é uma boa sugestão de acompanhamento para um delicioso almoço em família. Assim como na versão com arroz, a receita leva ervilhas, uvas passas, cenoura e pimentão. Para finalizar, é só gratinar o preparo com bastante queijo ralado. Veja como fazer batatas à grega aqui.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

  • Batatas ao murro com tiras de peixe

    Batatas ao murro são fáceis de fazer.


    Fáceis de fazer, as famosas batatas ao murro funcionam como acompanhamento perfeito de carnes grelhadas, assadas ou ensopadas. Porém, ao serem preparadas com uma cobertura cremosa de peixe e legumes, elas valem por uma refeição completa. Veja a receita de batatas ao murro com tiras de peixe.

    Copyright foto: Divulgação

  • Lasanha de batata e presunto

    Falsa lasanha de batata pode ter diversos recheios.


    A falsa lasanha de batata é ótima opção para quem não consome glúten. Na hora de rechear, é possível usar ingredientes como presunto, muçarela, bacon, gorgonzola, frango desfiado, catupiry, peito de peru, provolone e o que mais a imaginação mandar. Veja como fazer lasanha de batata e presunto aqui.

    Copyright foto: Fabienne Ramin

  • Batatas suecas

    Veja como fazer batatas suecas em casa.


    Fazer as deliciosas batatas suecas em casa exige um pouco de paciência: o tubérculo deve ser fatiado com cuidado para que as rodelas não se desprendam e desmanchem no prato. Uma vez cortadas, é só temperar as batatas com alho, ervas aromáticas, sal, pimenta e manteiga (ou azeite). Veja com fazer batatas suecas aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Carne de panela com batata

    Carne de panela com batata tem gostinho de comida de vó.


    No melhor estilo de confort food, a carne de panela com batata não pode ficar de fora do cardápio da semana. Além de prática, a receita é deliciosa e super nutritiva, ideal para uma refeição com gostinho de comida de vó. Veja como fazer carne de panela com batata aqui.

    Copyright foto: Divulgação

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto