15 receitas práticas e saborosas com sardinha

Adriana Douglas
  • Veja a seleção de comidinhas feitas com sardinha enlatada que são simples de fazer e ainda deixam o cardápio da semana mais gostoso

    Prática e gostosa: veja a seleção de receitas preparadas com sardinha.


    Muitas vezes esquecida nos cardápios dos restaurantes, a sardinha é um alimento versátil e saboroso que pode quebrar um galho nas refeições feitas em casa. Além de ser saudável e barato, o peixe é simples de ser preparado e ainda vai bem em todo tipo de comida salgada, da entrada ao prato principal.

    Apesar de ser facilmente encontrada in natura, a sardinha é o peixe enlatado mais consumido no Brasil por conta da praticidade de sua manipulação. Seja com óleo ou molhos temperados, o produto em conserva já vem pronto para o consumo e deixa qualquer receita mais fácil e rápida de ser executada.

    Quem não quer perder muito tempo na cozinha pode apostar no pescado enlatado na hora de preparar o almoço ou jantar. Torta, salada, patê, macarrão, pizza, sanduíche e até salpicão podem ser feitos com o ingrediente. Confira na galeria a seguir uma seleção de receitas com sardinha e delicie-se!

    Copyright foto: iStock

  • Caldinho de sardinha

    Caldinho de sardinha é levemente picante.


    Faça chuva ou faça sol, o caldinho de sardinha é perfeito para abrir o apetite em uma refeição. Levemente picante, ele funciona como um delicioso aperitivo se for servido em xícaras ou copinhos pequenos. Veja como fazer caldinho de sardinha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Bruschettas de sardinha, tomate e cogumelo

    Bruschettas de sardinha, tomate e cogumelo ficam prontas em 30 minutos.


    Vai reunir os amigos em casa e não tem tempo de preparar uma comidinha elaborada? Então aposte em saborosas bruschettas de sardinha com tomate e cogumelo fresco, que ficam prontas em até 30 minutos. Veja como fazer bruschettas de sardinha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Caponata com sardinha

    Caponata é prato típico italiano.


    A caponata é um prato típico italiano, feito a partir de um refogado de beringela, tomate, cebola, pimentões e azeite. Nesta versão, a sardinha entra como complemento para deixar a receita ainda mais gostosa. Veja como fazer caponata com sardinha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Sanduíche de sardinha molhadinho

    Veja como fazer um sanduíche de sardinha molhadinho.


    Se a preguiça bater, faça um sanduíche vapt-vupt de sardinha. Nesta receita, o segredo para deixar o recheio molhadinho e saboroso é amassar o peixe com o próprio óleo da conserva. Veja como fazer sanduíche de sardinha molhadinho aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Patê de sardinha

    Patê de sardinha leva apenas cinco ingredientes.


    Com apenas cinco ingredientes, é possível fazer um delicioso patê de sardinha. Simples e prático, ele é perfeito para matar aquela fominha no meio da tarde ou servir como aperitivo em qualquer ocasião. Veja a receita de patê de sardinha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Muffin de abóbora com sardinha

    Muffin salgado tem abóbora, sardinha e queijo na receita.


    Nem só de açúcar vivem os muffins: experimente fazer uma versão salgada do bolinho com abóbora, sardinha e queijo. Além de saboroso, é uma opção nutritiva de lanche. Veja como fazer muffin de abóbora com sardinha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Crepioca de sardinha com queijo branco

    Crepioca pode ser feita com recheio de sardinha e queijo branco.


    Queridinha entre os adeptos do estilo de vida fitness, a crepioca vira uma refeição completa com um recheio suculento de sardinha refogada com tomate e cebola. Para ficar ainda mais gostoso, é só salpicar queijo branco ralado. Veja a receita de crepioca de sardinha com queijo branco aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Hambúrguer de sardinha

    Troque a carne vermelha por sardinha na hora de fazer hambúrguer em casa.


    Que tal substituir a carne vermelha por sardinha na hora de preparar um hambúrguer saudável em casa? Para um resultado certeiro, basta misturar o peixe enlatado com ovo, farinha de linhaça, aveia em flocos os temperos de sua preferência. Veja a receita de hambúrguer de sardinha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Salpicão com sardinha

    Salpicão também pode ser feito com sardinha.


    A sardinha também pode ser usada em uma versão alternativa do tradicional salpicão de frango. Nutritivo e completo, o prato é servido apenas com uma salada de folhas ou como acompanhamento de uma refeição. Veja a receita de salpicão com sardinha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Cuscuz de sardinha

    Cuscuz de sardinha leva farinha de milho na receita.


    Também conhecido como cuscuz paulista, o cuscuz de sardinha é feito com uma base de farinha de milho - sendo liberado para aqueles que não consomem glúten. Fora o peixe, o recheio ainda leva ingredientes variados, como ervilha, milho, palmito e tomate. Veja a receita de cuscuz de sardinha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Farofa de sardinha picante

    Deixe a farofa de sardinha com um toque picante usando molho Tabasco.


    Aproveite a sardinha enlatada para fazer uma farofa saborosa que funciona como acompanhamento de peixes assados ou ensopados. Para deixar o prato com um toque picante, experimente acrescentar algumas gotas de molho Tabasco no preparo. Veja a receita de farofa de sardinha picante aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Torta de sardinha

    Para o almoço ou jantar: torta de sardinha.


    Quando a geladeira estiver vazia, recorra à despensa para fazer uma deliciosa torta de sardinha. Prática para o almoço ou jantar, ela é feita apenas com ingredientes enlatados ou em conserva. Veja a receita de torta de sardinha aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Pizza caseira de sardinha

    Pizza de sardinha é feita com massa caseira.


    Com massa caseira, a pizza de sardinha é opção saborosa de comidinha para todas as horas. Além das versões individuais, é possível fazer mini pizzas que podem ser servidas como petiscos. Veja a receita de pizza caseira de sardinha aqui.

    Copyright foto: Jenna Maksymiuk

  • Macarrão com sardinha

    Macarrão com sardinha para um jantar express.


    Não existe nada mais prático de preparar que macarrão com sardinha. Quem quiser uma receita ainda mais simples pode recorrer ao molho de tomate pronto para economizar alguns minutinhos a mais na cozinha. Veja como fazer macarrão com sardinha aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Arroz à grega com sardinha

    Sardinha deixa o arroz à grega mais saboroso.


    Turbine a receita de arroz à grega usando sardinha enlatada. O prato fica ainda mais nutritivo e deixa a refeição muito mais gostosa. Veja como fazer arroz à grega com sardinha aqui.

    Copyright foto: Divulgação

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto