Receitas com milho: confira a seleção de pratos doces e salgados

Adriana Douglas
  • Da entrada à sobremesa, veja as diversas sugestões de uso do grão no cardápio do dia a dia

    Milho verde atinge o auge da safra no mês de junho. Veja como aproveitar a temporada do produto em receitas doces e salgadas.


    Protagonista dos tradicionais doces de festas juninas, o milho é um ingrediente versátil para as mais variadas receitas do dia a dia. Saboroso tanto in natura quanto em conserva, o grãozinho amarelo não virou estrela dos arraiás por acaso: é justamente no mês de junho que ele atinge o auge de sua safra – daí a abundância de delícias feitas com milho nessa época do ano.

    A Revista da Mulher separou diversos pratos doces e salgados que destacam o uso do grão como ingrediente. As sugestões vão desde entradas simples, como o tabule de milho, até uma sobremesa inusitada de manjar de milho com calda de canela. Confira na galeria a seguir nossa seleção de receitas com milho.

    Copyright foto: iStock

  • Sopa cremosa de milho à mexicana

    Picante e saborosa: veja como fazer sopa de milho à mexicana.


    Levemente adocicada, a sopa de milho ganha um toque extra de sabor (e picância) nesta versão à moda mexicana. Bacon, pimentão verde e pimenta dedo de moça complementam a receita. Veja como fazer sopa cremosa de milho à mexicana aqui.

    Copyright foto: iStock

  • Tabule de milho

    Milho verde substitui o trigo na receita do tabule.


    Substitua o trigo por milho verde na receita tradicional de tabule para uma salada diferente e igualmente saborosa. Além da crocância, os grãos amarelinhos conferem um sabor adocicado ao conjunto. Veja como fazer tabule de milho aqui.

    Copyright foto: Divulgação

  • Cupcake salgado de milho com frango

    Cupcake salgado de milho tem frango na massa e cobertura de cream cheese.


    Deixe o lanche da tarde muito mais gostoso com este cupcake salgado de milho. Com massa molhadinha, o bolinho leva frango desfiado na massa e uma cobertura delicada de cream cheese. Veja a receita do cupcake salgado de milho com frango aqui.

    Copyright foto: miyu974

  • Salada de milho com camarões e ervas

    Milho vira protagonista desta salada com camarões.


    Coadjuvante nas saladas do dia a dia, o milho verde vira estrela nesta receita fresca e saborosa com camarões. Para deixar o prato ainda mais gostoso, a dica é usar bastante cheiro verde picado e um pouco de suco de limão no tempero. Veja como fazer calada de milho com camarões e ervas aqui.

    Copyright foto: Studio Mixture/Divulgação

  • Omelete caipira

    Omelete caipira leva queijo e milho verde na receita.


    Experimente incrementar a receita de omelete com queijo e milho verde. Além de ser muito rápido de fazer, o prato vale por uma refeição completa e fica uma delícia com saladinha de folhas verdes. Veja como fazer omelete caipira aqui.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Éric B.

  • Canelone frio de milho e ricota

    Canelone frio tem recheio levinho de milho e ricota.


    Pode parecer inusitado, mas o canelone também pode ser consumido como um prato frio. De sabor suave e fresco, esta sugestão leva recheio de milho e ricota que é muito fácil de fazer. Veja aqui a receita de canelone frio de milho e ricota.

    Copyright foto: Emilie Vivenot

  • Cheesecake salgado de milho com molho de coentro e sementes de abóbora

    Cheesecake salgado de milho é adaptado à dieta vegana.


    Nutritivo e saboroso, cheesecake salgado de milho é uma sugestão de prato para quem é adepto da dieta vegana. Criada pela blogueira norte-americana Kristy Turner, a receita ainda tem molho de coentro e sementes de abóbora como acompanhamento. Veja aqui como fazer cheesecake salgado de milho.

    Copyright foto: Chris Miller/Divulgação

  • Creme de milho

    Creme de milho fica pronto em apenas 15 minutos.


    creme de milho é um acompanhamento versátil para todo tipo de proteína - carne vermelha, frango e até peixe. Simples e rápido de fazer, ele fica pronto em apenas 15 minutos. Veja aqui a receita de creme de milho.

    Copyright foto: iStock

  • Clafoutis salgado de milho com cenoura

    Glúten free: clafoutis salgado não leva farinha de trigo.


    Muito parecido com uma torta, o clafoutis é um prato típico francês que não leva farinha de trigo no preparo e pode ser preparado com todo tipo de ingrediente. Nesta receita, a sugestão é usar milho em conserva e cenoura como recheio. Veja aqui como fazer clafoutis salgado de milho com cenoura.

    Copyright foto: Christelle Lorenzi

  • Escondidinho de frango com creme de milho

    Creme de milho deixa o purê do escondidinho mais gostoso.


    Escondidinho é sempre uma boa pedida para o almoço ou jantar. Prático de fazer, ele ganha um sabor especial com o creme de milho misturado ao purê de batatas que funciona de base para a receita. Veja aqui como fazer escondidinho de frango com creme de milho.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Marcelo Rezende

  • Frango assado recheado com milho

    Aprenda a fazer frango assado recheado com milho.


    Que tal variar de maneira simples aquela receita de frango assado recheado com farofa? Usando milho verde e farinha de rosca, é possível deixar o preparo da ave diferente e, ao mesmo tempo, muito gostoso. Veja aqui como fazer frango assado recheado com milho.

    Copyright foto: iStock

  • Galinhada com milho

    Acrescente milho ao preparo da galinhada para o prato ficar mais gostoso.


    Perfeita para um almoço de domingo, a galinhada fica ainda mais gostosa com um mix de legumes adicionados ao preparo. Além de pimentões, use milho verde na receita para um resultado delicioso. Veja aqui como fazer galinhada com milho.

    Copyright foto: Divulgação

  • Curau de tapioca

    Curau ganha uma textura cremosa com tapioca granulada.


    A receita de curau é muito fácil de fazer e leva poucos ingredientes, mas você pode variar a textura do doce usando tapioca granulada. Nesta versão, o quitute ainda ganha um sabor especial por conta do leite de coco usado no preparo. Veja aqui como fazer curau de tapioca.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

  • Bolo de milho verde

    Clássico das festas juninas: bolo de milho verde.


    Não dá para falar de milho sem lembrar de um delicioso bolo caseiro, com sabor de comida de vó. Para prepará-lo, vale usar tanto o milho em lata quanto o milho fresco. Veja aqui a receita de bolo de milho verde

    Copyright foto: iStock

  • Brigadeiro de milho

    Para a festa junina ou festa de aniversário: brigadeiro de milho!


    Acredite se quiser: milho também combina com brigadeiro. Com apenas quatro ingredientes, é possível fazer uma versão "caipira" do tradicional docinho de festa. Para testar já! Veja aqui a receita de brigadeiro de milho.

    Copyright foto: Divulgação

  • Manjar de milho com calda de canela

    Surpreenda na hora da sobremesa com manjar de milho.


    Que o milho também funciona muito bem em receitas de doce, todo mundo já sabe. Mas já imaginou preparar um delicioso manjar usando o grãozinho amarelo? Aqui, o doce ainda tem calda feita com canela. Veja como fazer manjar de milho com calda de canela.

    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto