Receitas de tapioca: veja a seleção de opções para todas as horas

A redação
  • Confira as delícias doces e salgadas que podem ser feitas com o ingrediente tipicamente brasileiro

    De sabor neutro, a tapioca combina com receitas doces e salgadas. © iStockphoto.com/MARCELOKRELLING/jantroyka


    Tão presente na mesa dos nordestinos, a tapioca vem conquistando os brasileiros de Norte a Sul por sua versatilidade na cozinha. Simples de preparar, o ingrediente de sabor neutro entra no cardápio diário em receitas doces e salgadas, combinando com todo tipo de acompanhamento – de frutas e leite condensado a preparos com carne, frango e até peixe.

    Além do formato tradicional de disco, que leva recheios variados, a tapioca também pode ser usada como base de bolos, pudins, pães e mais uma infinidade de quitutes. Seja como alternativa para quem não consome glúten ou para quem quer apenas se deliciar, A Revista da Mulher preparou uma seleção apetitosa de receitas de tapioca para todas as horas. Confira a seguir.

  • Tapioca clássica de coco com leite condensado

    Use coco fresco para fazer a tapioca com leite condensado. © Cozinha Nestlé/Bruno Geraldi


    Um dos recheios mais tradicionais de tapioca é a combinação de coco com leite condensado. Para deixar o quitute ainda mais gostoso, a dica é usar coco fresco ralado. Veja como fazer tapioca de coco com leite condensado.

  • Tapioca com carne seca e creme de queijo de coalho

    Tapioca de carne seca com queijo coalho é um clássico da cozinha nordestina. © Cozinha Nestlé/Bruno Geraldi


    Falando em combinações clássicas, outro recheio que faz sucesso de Norte a Sul do país é a carne seca com queijo coalho. Como os dois ingredientes são bem salgadinhos, o único cuidado no preparo é com a quantidade de cada um. Veja como fazer tapioca com carne seca e creme de queijo de coalho.

  • Tapioca com creme de frango

    Creme de frango também funciona no recheio da tapioca. © Divulgação


    Que tal transformar a simples tapioca em um delicioso prato para o jantar? Uma sugestão é preparar um saboroso creme de frango, com tomate e pimentões, e usá-lo como recheio da massa. Sirva com uma saladinha verde e pronto! Veja como fazer tapioca com creme de frango.

  • Tapioca de peito de peru com ricota

    Peito de peru, ricota e tomate para uma tapioca bem levinha e saborosa. © Divulgação


    Quem prefere uma comidinha mais leve pode apostar na dupla peito de peru e ricota. Seja para o lanche ou jantar, esta tapioca ainda leva um toque creme vegetal para deixar a massa mais úmida e macia. Veja como fazer tapioca de peito de peru com ricota.

  • Tapioca de espinafre com pasta de iogurte grego

    Espinafre é usado para colorir a goma de tapioca. © Cozinha Nestlé/Bruno Geraldi


    Gostoso no recheio, o espinafre também pode ser usado para colorir a goma e deixar a massa da tapioca mais nutritiva. Nesta versão verdinha, a sugestão é fazer uma pasta de iogurte grego para acompanhar o peito de peru usado no preparo. Veja como fazer tapioca de espinafre com pasta de iogurte grego.

  • Wrap de tapioca com frango e molho rosé

    Varie o formato da tapioca fazendo wraps com a massa. © Divulgação


    Experimente variar o formato da tapioca enrolando os discos de massa como wraps. Para conseguir o resultado, é preciso deixar uma camada de goma mais grossa na frigideira e retirar do fogo assim que ela ficar unida. Veja como fazer wrap de tapioca com frango e molho rosé.

  • Minitacos de tapioca

    Tapioca é transformada em aperitivo na receita de minitacos de carne. © Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira


    Aproveite a goma de tapioca para fazer um aperitivo simples, inusitado e muito saboroso. Basta transformar os discos de massa em barquetes e recheá-las com um preparo cremoso de carne e tomate. Veja como fazer minitacos de tapioca.

  • Tapioca de linhaça com atum, pepino e gergelim

    Tapioca também vai bem com peixe fresco! © Divulgação


    E quem disse que peixe não combina com tapioca? Pois, nesta receita, o recheio leva atum fresco selado com crosta de gergelim, pepino japonês adocicado e um toque de pimenta rosa. Vale cada mordida! Veja como fazer tapioca de linhaça com atum, pepino e gergelim.

  • Rolinhos de tapioca com banana e ganache tropical

    Delícia açucarada: tapioca de banana com ganache de maracujá. © Cozinha Nestlé/Bruno Geraldi


    Voltando ao quesito doce, uma sugestão de recheio que vai surpreender os paladares açucarados é a combinação de banana com ganache de maracujá. Para lamber os dedos! Veja como fazer rolinhos de tapioca com banana e ganache tropical.

  • Tapioca com suspiro e merengue de morango

    Merengue de morango vira recheio de tapioca. © Divulgação


    O clássico merengue de morango vira recheio de tapioca nesta receita açucarada. Além das frutinhas vermelhas, o preparo leva creme de leite fresco e suspirinhos - perfeito para matar aquela vontade de doce. Veja como fazer tapioca com suspiro e merengue de morango.

  • Muffin salgado de tapioca com legumes

    Muffin salgado de tapioca pode ser feito com legumes variados. © Divulgação


    Prático e rápido de fazer, o muffin de tapioca pode ser uma deliciosa sugestão de lanche para matar aquela fominha da tarde. Na versão salgada, a massa leva legumes variados, como cenoura, vagem, milho e azeitonas. Veja como fazer muffin salgado de tapioca com legumes.

  • Lasanha de tapioca

    Lasanha de tapioca é gluten free! © Divulgação


    Não consome glúten? Então substitua a massa comum por tapioca na hora de preparar uma deliciosa lasanha em casa. Além de prática, a receita leva apenas 30 minutos para ficar pronta. Veja como fazer lasanha de tapioca.

  • Cuscuz de tapioca

    Cuscuz de tapioca é típico da culinária nordestina. © Divulgação


    Clássico da culinária nordestina, o cuscuz de tapioca é um quitute saboroso para todas as horas. Preparado com um pudim, ele leva coco ralado na massa e é servido com uma boa porção de leite condensado por cima. Veja como fazer cuscuz de tapioca.

  • Dadinhos de tapioca

    Veja como fazer dadinhos de tapioca em casa. © Divulgação


    Além da goma, a tapioca também é encontrada nos supermercados em formato granulado, usado em receitas variadas, como os famosos dadinhos de tapioca. Neste caso, o petisco pode ser frito ou assado e fica delicioso com mel, geleia de pimenta ou melaço de cana. Veja como fazer dadinhos de tapioca.

  • Pudim de tapioca com coco

    Pudim de tapioca é muito parecido com o pudim tradicional. © Divulgação


    Bem mais úmido que o cuscuz, o pudim de tapioca é uma excelente sugestão de sobremesa para o próximo almoço em família. Nesta receita elaborada pela doceria Senhor Pudim, de São Paulo, o doce é preparado e servido com calda de caramelo. Veja como fazer pudim de tapioca com coco.

  • Pão de tapioca

    Pãozinho de tapioca é parecido com pão de queijo tradicional. © Cozinha Nestlé/Bruno Geraldi


    O pãozinho de tapioca é mais uma alternativa saborosa para quem não consome glúten. A consistência e o sabor do quitute lembram bastante um pão de queijo tradicional, mas com a vantagem de levar apenas 50 minutos para ficar pronto! Veja como fazer pão de tapioca.

  • Creme de tapioca com amendoim

    Creme de tapioca leva farofa de amendoim na receita. © Divulgação


    Quem procura uma sobremesa diferente e bem fácil de fazer pode apostar todas as fichas neste creme de tapioca. Além de cremoso, ele fica levemente crocante (e muito gostoso!) graças à farofinha de amendoim que é servida junto. Veja como fazer creme de tapioca com amendoim.

  • Bolo de tapioca com damasco

    Bolo de tapioca leva damasco e amêndoas na massa. © Divulgação


    Entre as diversas delícias preparadas com tapioca, não pode ficar de fora este delicioso bolo com damasco e amêndoas. Fofinho e macio, ele fica também bem molhadinho graça à calda de limão adicionada à massa pronta. Veja como fazer bolo de tapioca com damasco.

  • Curau de tapioca

    Versão diferente do curau de milho tem tapioca granulada no preparo. © Cozinha Nestlé/Sheila Oliveira


    O tradicional curau de milho ganha cara (e consistência) nova nesta receita preparada com tapioca granulada. Saboroso, o doce fica pronto em apenas 30 minutos e pode ser consumido morno ou gelado. Veja como fazer curau de tapioca.

  • Crème brulée de tapioca

    Veja a receita de crème brulée de tapioca. © Divulgação


    Já imaginou preparar um clássico da culinária francesa com um ingrediente bem brasileirinho? Pois é possível fazer um delicioso crème brulée usando massa pronta para tapioca. Veja como fazer crème brulée de tapioca.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto