Panqueca vegana colorida: aprenda a fazer essa receita saborosa

Priscila Pegatin

Na receita de panqueca sem ingredientes de origem animal o leite é substituído por suco de verduras ou legumes

Massa da panqueca pode ser feita com suco de couve, cenoura ou beterraba ©  iStockphoto.com/giovanni1232


A panqueca é um prato saboroso e bastante versátil, que agrada a todos os paladares. Fácil de preparar e com diversas possibilidades de recheios, o quitute vem ganhando novas versões, como a panqueca vegana colorida.

Sem nenhum ingrediente de origem animal, a novidade conquistou não apenas os adeptos ao veganismo, mas também aqueles que buscam por pratos mais leves e saudáveis. Nesta receita, ao invés de leite, são usados sucos de verduras e legumes no preparo da massa. E os ovos são substituídos por gorduras naturais, como azeite e óleo de coco.

É justamente o suco de verdura e legumes que dá essa cor diferenciada ao prato. É possível usar diferentes sucos, como o de cenoura, couve, espinafre, abóbora ou beterraba: tudo depende do gosto de cada um e do recheio escolhido. 

Aprenda a fazer a massa

Assim como na receita tradicional, o modo de preparo é um pouco longo, mas bastante simples. Para a panqueca vegana, entretanto, será preciso preparar o suco antes. Para isso bata no liquidificador 100 ml de água com o vegetal escolhido:  1 beterraba média, 1 cenoura média ou 3 folhas de couve fresca, por exemplo.

Com o suco pronto é hora de começar a preparar a massa. Mário Chef, consultor de gastronomia, explica o passo a passo da receita, confira:

Ingredientes para a massa

Suco de cenoura, beterraba ou couve

1 colher (chá) de fermento biológico

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo integral (é possível também usar farinha de arroz ou de trigo sarraceno)

1 colher (sopa) de azeite extra virgem

1 colher (sopa) de óleo de coco

1 pitada de açúcar, mascavo ou orgânico

1/2 colher (chá) de sal orgânico

Sal a gosto

Modo de preparo da massa

  1. Bata todos os ingredientes, inclusive o suco, no liquidificador e reserve.
  2. Em uma frigideira com antiaderente, coloque um fio de azeite extra virgem e deixe esquentar.
  3. Despeje uma concha da massa da panqueca e aguarde 1 minuto. Depois vire até a massa para cozinhar do outro lado e reserve.

Dicas de recheios

Com a massa da panqueca pronta é hora de abusar da criatividade para o recheio. Mário Chef indica sugestões simples e saborosas, como brócolis, abobrinha e alho poró.

A panqueca vegana, assim como a tradicional também pode ser levada ao forno para gratinar. Para isso, coloque-as em um refratário e ligue o forno em temperatura média de 100 °C por 5 minutos.

Se você gostou da receita mas já está pensando na sobremesa, saiba que a mesma massa pode ser usada para recheios doces. O consultor em gastronomia sugere rechear a panqueca vegana com morango e chocolate vegano ou com maçã e canela em pó.

Ficou com vontade de fazer em casa? Confira a receita completa do consultor gastronômico, Mário Chef: Receita de panqueca vegana ao molho agridoce.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto