Molhos de saladas: 5 receitas para incrementar o prato saudável

Ana Paula Cardoso

Modo de fazer com dicas de combinações dos molhos com as saladas certas

Molhos de saladas: há receitas simples com sabores sofisticados. © iStockphoto.com


A preocupação constante em seguir um cardápio saudável há muito tempo já deixou de ser restrita a pessoas com objetivos de emagrecer. O bem-estar e a qualidade de vida são hoje as motivações principais para levar as verduras e legumes à mesa brasileira. Com isso, os molhos de salada tornaram-se acompanhamentos essenciais.

Mas ainda há quem se enrole na hora de saber como os molhos de saladas devem ser servidos. A dúvida principal costuma ser sobre em qual momento as verduras e legumes devem ser temperados. Afinal, ninguém quer servir e nem comer um alface com aparência queimada que, por vezes, o molho dá.

"O ideal é temperar a salada somente no momento em que for consumir. O indicado é deixar os molhos de salada à parte, para que cada pessoa se sirva de acordo com as preferências (mais ou menos molho, a seu gosto)", orienta Túlio Rodrigues, responsável pela área de marketing da Predilecta, marca de alimentos que dispõe de uma lista especializada de molhos de salada inspirados em receitas caseiras.   

As 5 receitas de molhos de saladas de nossa seleção 

A seguir, veja cinco receitas simples, rápidas e muito saborosas para molhos de saladas. E com as dicas dos tipos de saladas que melhor combinam com os respectivos molhos.

1) Molho de Mostarda e Mel

1 xícara de mostarda de Dijon
1/2 xícara de mel de abelha
1 colher de azeite
1 pitada de sal
Pimenta do reino moída a gosto

Modo de preparar

Num recipiente, mexa a mostarda e o mel até formar uma mistura homogênea. Coloque o azeite, o sal e a pimenta e misture um pouco mais.

Tipo de salada: a receita vai bem especialmente com folhas de alface americano.

2) Molho de Salada à Moda de França

1/2 colher de sopa de mostarda
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de óleo de canola, girassol ou milho
1 colher de sopa cheia de cebola picadinha (charlota ou outra)
1 colher de sopa rasa de salsinha (para saladas de tomate pode substituir a salsinha por manjericão)
1 pitada de sal e pimenta do reino 

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes num recipiente e o molho de salada está pronto.

Tipos de salada: esse molho combina com as saladas de folha em geral e também com aquelas feitas à base de legumes crus ralados: cenoura, pepino, rabanete, entre outros.

3) Pesto à Moda Brasileira

1 xícara de castanha-do-Pará
3 xícaras de folhas de manjericão fresco
azeite até dar a liga
sal a gosto

Modo de preparo: 

Num liquidificador, ou em um copo para mixer, coloque as castanhas e triture. Quando estiverem bem moídas, acrescente as folhas de manjericão e um pouco de azeite. O processo de preparo é feito alternando desligar o liquidificador, mexer com uma espátula e colocar o azeite, batendo de novo, até formar uma pasta homogênea. O segredo é a receita não ficar nem muito líquida e nem muito pastosa, mas viscosa.

Tipo de salada: a salada italiana, de muçarela de búfala com tomate cereja, e as saladas que levam massa (farfalle, parafuso ou conchinha) caem muito bem com essa adaptação da receita italiana, substituindo o pinho pela castanha-do- Pará.  

4) Vinagrete Refinado

1/2 xícara de vinagre de maçã
2 colheres de sopa de azeite extra-virgem
1 colher de molho de soja salgado ou light
1 colher de café de ervas-finas ou ervas da Provence

Modo de Preparo:

Tipos de saladas: entre os molhos de saladas, o vinagrete é um clássico. Por isso combina com absolutamente todas as receitas de salada. Mas esta receita dá um toque especial às misturas de folhas verdes com tomate e também com algum tipo de proteína, como camarões, peixes, cubos de frango ou feijões.

5) Molho de Iogurte

1 pote de iogurte – natural ou desnatado
1 colher de sobremesa de cebolinha fresca bem picada
1 colher de chá de hortelã fresca picada
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
1 colher de sopa de suco de limão
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de sal

Modo de preparo: 

Primeiro, misture o iogurte com as ervas. Depois, acrescente o azeite e misture bem. Coloque o sal e a pimenta e, para finalizar, acrescente o limão, mexendo rápido para não coalhar.

Tipos de saladas: o molho de iogurte combina muito bem com as saladas de cenoura, beterraba cruas e saladas de folhas. Uma salada de pepino cru em cubos, cebola roxa e com azeitonas pretas também fica deliciosa com este molho de salada.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto