Burrata: saiba como apreciar o queijo tipo cremoso italiano

Ana Paula Cardoso

Parecida com a muçarela de búfala, burrata vem ganhando espaço na gastronomia. Conheça o queijo italiano e veja dicas de como servi-lo

Burrata é mais um dos deliciosos queijos italianos. © iStock/Sabinoparente


A gastronomia italiana nos faz sempre sonhar. Pizzas, massas ou o famoso tiramisu já fazem parte da vida do brasileiro à mesa. Quase não podemos mais viver sem esses pratos... Em se tratando de queijo, a famosa muçarela de búfala também é tradição, mas a burrata só agora começa  a ganhar seu espaço.

O queijo em forma de bola é muito parecido com a muçarela de búfala em sua aparência. O que diferencia é sua cremosidade. Por dentro, a burrata é recheada com um creme fresco que concede um sabor e consistência muito especiais ao alimento. E o que o torna um excelente acompanhamento de entradas na culinária italiana.

A burrata nasceu na região italiana de Puglia, também conhecida como o "salto da bota" no mapa da Itália. Reza a lenda que um queijeiro queria evitar o desperdício de muçarela e recheou com creme de leite para fazer render. Mas o sabor e a consistência agradaram tanto que ele passou a produzir como um queijo próprio.

Dicas para saborear a burrata

O queijo é muito utilizado em entradas de pratos nos principais restaurantes italianos. Normalmente, é bem acompanhado de salada, massas ou pães. Também fica excelente para compor uma boa tábua de frios - na qual não podem faltar salames e o célebre presunto de Parma italianos.

"Não é raro servirmos a burrata no meio de um prato, rodeada de fatias de presunto e azeitonas. Um fio de azeite por cima e pimenta a gosto completam este antepasto, normalmente acompanhado de pão italiano", conta Andrea Pietro, gerente de uma loja da rede Panino Giusto em Roma.

Outra dica é fazer da burrata a proteína para acompanhar massas ao molho pesto. "O prato fica lindo com macarrão tipo parafuso ao pesto. Coloque a burrata no meio do prato e a pasta ao redor. Enfeite com tomatinhos cerejas e folhas de manjericão fresco por cima da burrata e pronto", incentiva Pietro.

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto