Confira 15 receitas de saladas originais e saborosas

Fernanda Lima
  • Deixe de lado a tradicional salada de folhas e invista em pratos diferenciados, que além de tudo são práticos e rápidos de serem feitos!

    Se inspire com 15 receitas de saladas. © iStockphoto.com/vanillaechoes


    A salada é um tipo de prato muito versátil. Além da imensa variedade de receitas (e ingredientes), é indicada para quem está de dieta ou busca uma alimentação saudável. Outro ponto positivo da salada é a rapidez e a praticidade. Montar um prato caprichado não requer experiência na cozinha e tudo costuma ficar pronto em poucos minutos.

    Mas que tal inovar e fugir um pouco da tradicional salada de folhas? A equipe da Revista da Mulher separou 15 receitas de saladas que incluem ingredientes como frutas, castanhas, grãos e proteínas. Venha conferir e bom apetite!

  • Salada niçoise

    Anchova é um dos ingredientes da salada niçoise. © iStock

    Esta receita é um clássico da cozinha francesa. A salada niçoise leva tomate, alface, rabanete, cebola, ovos, pimentão e anchova. Ótima para apreciar no calor. Veja a receita aqui.

  • Salada de grão de bico mediterrânea

    +-
    Salada de grão de bico mediterrânea foge do tradicional. © iStockphoto.com

    O grão de bico é uma leguminosa, boa fonte de fibras e proteínas. Esta opção de foge do comum ao incluir azeitona preta, alcaparras, pimentões e um molho especial feito com azeite, vinagre de maçã, orégano e salsinha. Veja a receita aqui.

  • Salada de repolho roxo, cenoura, couve e hortelã

    Hortelã dá refrescância à esta salada de repolho com cenoura e couve. © Divulgação/Dani Oliveira

    Para quem gosta de pratos coloridos, essa salada de repolho roxo, cenoura, couve e hortelã é uma boa opção. O hortelã é uma das estrelas da receita, dando um toque de frescor à preparação. O prato pode ser apreciado com uma proteína branca, como frango ou peixe - grelhados ou cozidos. Veja a receita aqui.

  • Vinagrete cru de verão

    Vinagrete cru de verão inclui frutas como manga e maçã. © Divulgação/Dani Oliveira

    O vinagrete é uma receita versátil que pode ser consumida sozinha ou como acompanhamento de churrascos, por exemplo. Nesta opção de vinagrete cru de verão além do tradicional tomate, pepino e cebola, acrescentam-se ingredientes como repolho, rabanete, maça e manga. Veja a receita aqui.

  • Salada fatuche (ou fattoush)

    Salada árabe mistura ingredientes exóticos. © iStock

    Fatuche, ou Fattoush, é uma salada típica da culinária árabe e leva especiarias exóticas como sumac, zaatar, melaço de romã e pimenta da Jamaica. Vale a pena experimentar este prato saudável e diferenciado! Veja a receita aqui.

  • Salada cítrica de frango com endívias

    Salada com frutas cítricas é rica em vitamina C. © Divulgação/Marie José Skrzypczak

    Para quem gosta da mistura de frutas na salada, esta opção pode agradar. A salada cítrica de frango com endívias inclui laranja, toranja e uvas passas, além de nozes e óleo de gergelim. Um prato cheio de vitamina C! Veja a receita aqui.

  • Salada de cenoura, ricota e hortelã

    Salada de cenoura, ricota e hortelã é prática e rápida de preparar. © iStockphoto.com

    Os queijos já se tornaram ingredientes clássicos nas saladas. Além de dar sabor ao prato, o ingrediente agrega mais proteínas. Esta salada de cenoura, ricota e hortelã é saborosa, colorida e fácil de preparar. Veja a receita aqui.

  • Salada no pote de abobrinha com muçarela de búfala

    Salada no pote é ideal para quem tem pouco tempo. © iStock

    Quer uma opção para levar na marmita? Experimente esta salada no pote de abobrinha com muçarela de búfala. Além de prática, a receita fica pronta em poucos minutos, ideal para quem tem pouco tempo. Veja a receita aqui.

  • Salada primavera crocante com abacate

    Salada de abacate é rica em nutrientes como gorduras boas e cálcio. © iStock

    O abacate é uma fruta rica em gorduras boas, famosa por ser amiga do coração, evitando, por exemplo, o aumento do colesterol. Sendo assim, que tal incluir este ingrediente em um prato colorido? Esta salada primavera crocante com abacate inclui espinafre e rúcula, alimentos ricos em cálcio e outros nutrientes importantes.  Veja a receita aqui.

  • Salada caesar com frango grelhado

    Salada com molho ceaser é fácil e rápida de preparar. © iStock

    Esta é uma salada famosa por quem busca uma alimentação saudável e tem pouco tempo para a cozinha. A salada com frango grelhado inclui um molho ceaser saboroso e prático. Dica: se for usar croutons, opte pelos integrais. Veja a receita aqui.

  • Salada de lentilha, cebolas douradas e salsa de ervas

    Salada de lentilha pode ser consumida em qualquer época do ano. © iStockphoto.com

    Alimento tradicional na ceia de ano novo, a lentilha, rica em proteínas, pode - e deve! - ser consumida em todas as épocas do ano. Esta salada saborosa é perfeita para ocasiões especiais. Veja a receita aqui.

  • Salada de arroz 7 grãos

    Inove e consuma o arroz na versão salada. © iStockphoto.com

    O famoso “arroz com feijão” é um dos pratos mais queridinhos dos brasileiros. Mas que tal inovar e consumir o arroz em formato de salada? Nesta receita, além do arroz, entram ingredientes como quinoa, alho poró, abacate e pepitas de girassol. Veja a receita aqui.

  • Salada de quinoa vermelha com favas e ervilhas frescas

    Versátil: salada de quinoa inclui ingredientes importantes para a saúde. © Divulgação/Kiwi-forme.net

    A quinoa é outro alimento versátil, pois pode ser consumido em substituição do arroz, na versão salada ou até na massa de hambúrgueres vegetarianos. Esta versão de salada de quinoa vermelha com favas e ervilhas frescas, além de saudável, fornece nutrientes importantes para o organismo. Veja a receita aqui.

  • Salada de cuscuz marroquino com figos secos

    Salada de cuscuz inova com ingredientes diferenciados. © iStockphoto.com

    Quem está enjoado das tradicionais saladas de folhas pode optar por esta salada de cuscuz marroquino com figos secos. Apesar de ser mais elaborada, a receita vale a pena de ser feita. A dica é consumi-la com uma proteína, como frango ou peixe. Veja a receita aqui.

  • Salada de trigo, palmito e raspas de laranja

    Raspas de laranja em prato proporciona sabor cítrico à salada. © iStock

    O trigo também é um ingrediente ótimo para compor saladas. As rapas de laranja dão o toque final à receita, proporcionando um sabor mais cítrico ao prato. Veja a receita aqui.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto