Saiba como funciona o seu ciclo menstrual

Fernanda Lima
Período é dividido em três fases: folicular, ovulação e fase lútea

Saiba como funciona o ciclo menstrual.


O ciclo menstrual é um processo fisiológico que acontece de modo cíclico em todas as mulheres férteis. Com duração aproximada de 28 dias (que pode variar de 21 a 35), ocorre pela atuação cíclica e mensal dos ovários, produzindo os hormônios estrogênio e progesterona. Ciclos com intervalos mais curtos ou mais longos do que estes podem sinalizar problemas de saúde, como ovários policísticos.

De acordo com a ginecologista Maíta Poli de Araújo, do Fleury Medicina e Saúde, o processo ocorre da seguinte maneira: no início, existe o desenvolvimento de um folículo com seu ovócito (célula sexual desenvolvida no ovário). Depois, vem a ovulação e o sistema reprodutor se prepara para receber o óvulo fertilizado. 

Caso não aconteça a fertilização, há a descamação do endométrio (tecido que recobre parte interna do útero), que caracteriza a menstruação.  De forma simplificada o ciclo menstrual pode ser dividido em três fases:

Fase folicular

Ocorre antes da ovulação. Neste período, um folículo se desenvolve sob a ação do hormônio estrogênio. Ao mesmo tempo, o endométrio começa a se proliferar no útero.

Ovulação

Ocorre por volta do 14º dia do ciclo menstrual (independentemente da duração do ciclo, a ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação). O nível de estrogênio atinge seus valores máximos e ocorre o rompimento do folículo maduro com a liberação do óvulo. 

Este óvulo será captado pela tuba uterina, podendo ou não ser fecundado. Muitas mulheres sentem uma pequena cólica quando ocorre a ovulação. É a chamada "dor do meio". O restante do folículo maduro que se rompeu forma o corpo lúteo, que será capaz de produzir estrogênio e progesterona.

Fase lútea

Depois da ovulação, o hormônio progesterona começa a ser secretado junto com o estrogênio pelo corpo lúteo. A fase ocorre por volta dos 14º as 28º dia e termina com o início da menstruação. Nesta fase, a mulher pode se sentir um pouco mais irritada e inchada, famosa fase conhecida como Tensão Pré-Menstrual (TPM). 

Menstruação

Caso não ocorra a fecundação, ou seja, se o óvulo não recebeu um espermatozóde, ocorre a involução do corpo lúteo. Consequentemente, caem o estrogênio e a progesterona e ocorre o sangramento (menstruação). A menstruação pode durar de 2 a 7 dias, com perda aproximada de cerca de 30 a 50 ml de sangue por ciclo.

Por fim, para as mulheres que querem engravidar, conhecer quantos dias duram o ciclo menstrual pode ajudá-la a descobrir seu período fértil e aumentar as chances de conceber um bebê. Para isso, é possível usar o método da curva de temperatura.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto