Coletor menstrual conquista mulheres que querem se livrar do absorvente

Ana Paula Cardoso
Saiba como usar o coletor menstrual, mais ecológico que o absorvente

O coletor menstrual, ou 'copinho', tem conquistado cada vez mais adeptas.


O coletor menstrual é um dispositivo em formato cônico, que muitas mulheres chamam carinhosamente de ‘copinho’. Fabricado em silicone, apresenta uma boa maleabilidade o que propicia facilidade em sua introdução na vagina e um grande conforto de seu uso durante o período de menstruação.

Reutilizável e com vida média de 5 anos de uso, o coletor menstrual tem sido uma alternativa às mulheres preocupadas com as questões ambientais. Principalmente pelo fato de os absorventes descartáveis comuns, sejam internos ou externos, demorarem cerca de 100 anos para se decompor na natureza.

Além da vantagem de proteção à natureza, o uso do coletor menstrual traz vantagens também à saúde. “Por ser considerado hipoalergênico, é uma interessante alternativa às mulheres que tem alergia ao absorvente, ou mesmo irritação pelo atrito da pele com o absorvente, principalmente em mulheres mais gordinhas”, explica o médico ginecologista Fernando Y. Asanuma.

O médico também conta que, normalmente, as pacientes não se queixam de nenhum incômodo causado pela utilização do coletor menstrual. “Algumas mulheres dizem nem perceber a presença. O coletor menstrual possibilita a tranquila prática esportiva, sem vazamentos de sangue ou incômodo local. Lógico, que em esportes mais intensos, devido esforços maiores, o coletor pode acabar saindo”, orienta o Dr. Asanuma.

Modo de usar o coletor menstrual

Segundo especialistas, o coletor menstrual não tem muito segredo e nem oferece riscos mais sérios à saúde, desde que usado de modo adequado. Seguindo alguns passos básicos, listados a seguir, não é difícil virar uma adepta deste dispositivo:

Como colocar. Em primeiro lugar, a higienização das mãos é imprescindível. O coletor vaginal deve ser inserido no canal vaginal com a parte maior voltada para cima. O procedimento é semelhante à colocação do dispositivo anticoncepcional diafragma: dobra-se o coletor e insere com os dedos. Uma vez dentro da vagina, o coletor menstrual se ajeita e fica na posição correta de funil para coletar o sangue. Para testar, rode o coletor segurando na haste que ficou para baixo. Caso o giro aconteça sem esforço, o coletor está bem colocado;

Tirar o coletor menstrual. A forma de retirar é semelhante à retirada de um absorvente interno, portanto, a melhor forma é a mulher sentar-se no vaso e puxar o dispositivo pela haste. Como o 'copinho' estará cheio de sangue, vire o conteúdo ali mesmo no vaso, limpe com papel higiênico para não sujar o banheiro até lavá-lo. Lembrando sempre que as mãos devem estar bem limpas antes de retirar o copinho;

Higiene do coletor menstrual. O recomendado é lavar o coletor menstrual com água morna corrida e sabão neutro. Também é  preciso lavar bem as mãos após a lavagem do coletor.

Cuidados com o coletor menstrual

Durante as trocas no período menstrual, dependendo da intensidade do fluxo de cada mulher, pode ser realizada sua limpeza. A cada 6 a 12 horas é aconselhável uma lavagem mais cuidadosa durante o ciclo menstrual.

“O coletor menstrual não é recomendado para ser usado por mulheres que ainda não iniciaram vida sexual e também não para mulheres puérperas (que acabaram de ter filhos). Por ser algo interno, diferente do usual culturalmente, em uma primeira impressão pode ser um pouco incômodo”, alerta o ginecologista.

Mesmo mulheres com fluxo menstrual intenso podem usar o coletor sem risco, já que existem diversos tamanhos. Também são considerados baixos os riscos de infecção, quando são feitas as trocas e lavagens periódicas, e respeitadas as peculiaridades de cada mulher.

“Em pacientes com doenças que levam a apresentar imunidade mais baixa, devemos ser mais cuidadosos devido o risco aumentado de infecção. Nestes casos, o coletor menstrual deve ser evitado”, diz o ginecologista.

Copyright foto: iStock  

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto