Menstruação atrasada: conheça as principais causas

Fernanda Lima

Atraso nem sempre é sinônimo de gravidez. Anemia, descontrole hormonal e a prática de atividade física intensa também podem atrapalhar o ciclo menstrual

Descubra as principais causas para a menstruação atrasada. © iStockphoto.com


Muitas mulheres entram em pânico quando percebem que a menstruação está atrasada. Porém, nem sempre o atraso é sinônimo de gravidez. Depois de descartar esta possibilidade com a ajuda de um teste de farmácia ou de laboratório, é importante conhecer outros fatores que podem estar relacionados à menstruação atrasada.

Quais são as principais causas?

Segundo o Dr. Domingos Montelli, ginecologista, a menstruação atrasada pode ser uma irregularidade ou um descontrole hormonal que ocorre como mecanismo de defesa do corpo em pacientes anêmicas. "O organismo se priva de sangrar para poder poupar o ferro que está em falta”, explica o médico.

O uso de pílulas de maneira inadequada, ou seja, esquecendo de tomá-las nos dias e horários corretos, é outra causa para a menstruação atrasada. A falha menstrual também é muito comum em mulheres que praticam atividade física de alta intensidade (como quem faz HIIT), geralmente atletas, em que o metabolismo é muito acelerado e o organismo deixa de menstruar.

O ginecologista ainda aponta a síndrome dos ovários policísticos – mais comum em adolescentes até 17 anos – e distúrbios hormonais como possíveis causas para a menstruação atrasada.

Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

De acordo com o ginecologista, o atraso menstrual é constatado quando a menstruação não vem e acaba emendando em outro ciclo, só sangrando no mês seguinte. Para mulheres que possuem a menstruação extremamente regulada, entretanto, o atraso de poucos dias já pode ser considerado uma irregularidade. "Depende muito de como é o ciclo da mulher”, explica. 

O ideal, esclarece Domingos,  é procurar o médico para relatar os sintomas.  "O ginecologista fará uma análise do que pode estar errado para que não ocorra essa menstruação e solicitar exames que possam indicar o motivo da falha", explica. O especialista destaca ainda que não existe nenhum método caseiro que faça a menstruação descer, por isso é imprescindível procurar um especialista.
 

LEIA TAMBÉM

Menstruação irregular: conheça as causas e impactos na saúde da mulher

Saiba como funciona o seu ciclo menstrual

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto