Esqueci de tomar o anticoncepcional, o que fazer?

Daniel Navas

Saiba o que fazer quando se esquece de tomar o anticoncepcional em diferentes situações

Esquecer de tomar o anticoncepcional não deveria ser tão comum, mas se isso acontecer, é bom saber como agir. © iStockphoto.com/humonia


Cada mulher tem seu truque para não esquecer de tomar a pílula: umas criam notificações no celular, outras desenvolvem o hábito de o fazer sempre depois de uma refeição e assim por diante. Mas apesar do esforço e organização, não é raro a memória falhar. Neste caso, muitas dúvidas surgem: é preciso parar a cartela? deve-se tomar dois comprimidos seguidos? há risco de engravidar?

Contando as horas de atraso

Para encontrar as respostas a essas perguntas, o primeiro passo a ser seguido é calcular quantas horas de atraso. Quando o esquecimento não ultrapassa 12 horas, não há grandes motivos de preocupação.

“Isso porque quando esquece, mas se lembra em um intervalo de até 12 horas (entre o horário em que toma normalmente e o horário em que se lembrou), pode-se ingerir a pílula sem aumento do risco de falha da medicação e tomar o próximo anticoncepcional no horário normal”, esclarece João Marcello Guedes, ginecologista do Hospital Caxias D’Or, no Rio de Janeiro. 

Mesmo assim, para aquelas mais cautelosas, é indicado o uso de preservativo pelos 10 próximos dias. Quando o atraso é maior, e só se lembra no dia seguinte (24 horas depois do horário habitual), a recomendação é parar a cartela. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, de São Paulo, explica ainda que deve-se usar camisinha durante 30 dias e começar uma nova cartela quando vier a menstruação.

Duas pílulas ao mesmo tempo?

Algumas pessoas acreditam que, ao esquecer a pílula, deve-se ingerir o medicamento esquecido junto com o comprimido do dia. Porém esse hábito  de tomar duas pílulas ao mesmo tempo não é nada eficaz e pode ser prejudicial para a saúde.

“A pessoa estaria usando uma dose dobrada dos hormônios, o que pode provocar mais efeitos colaterais”, alerta Guedes. Portanto, o ideal é parar e começar a tomar uma nova cartela e usar preservativo.


LEIA TAMBÉM

Confira 7 mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional

Métodos contraceptivos: saiba qual é a melhor opção para cada mulher
 

Dicas para evitar o esquecimento

Esquecer de tomar o anticoncepcional não trará problemas na saúde da mulher, mas pode levar a uma gravidez indesejada. “Quanto mais fiel ao horário, menos chances de engravidar. Por isso, em caso de dúvidas, é aconselhável contato com o seu ginecologista que deverá estar disponível à qualquer hora”, afirma Marisa Patriarca, ginecologista e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Então, para não esquecer de tomar o anticoncepcional, o melhor é seguir algumas táticas:

  • colocar o celular para apitar na hora – ou alguns minutos antes; 
  • deixar a cartela sempre à vista; 
  • baixar algum aplicativo que alerte o momento de tomar o anticoncepcional;
  • tentar usar o anticoncepcional durante o período da manhã, pois assim, mesmo que esqueça, ainda tem o dia todo para lembrar e, com isso, o tempo do esquecimento será menor que 12 horas.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto