3 semanas de gravidez

Bruna de França
É na terceira semana de gravidez que a fecundação de fato ocorre. Os sinais característicos de uma gestação ainda não se manifestaram e o futuro bebê está se instalando tranquilamente

A fecundação

Algumas horas depois da fecundação, o óvulo vai se dividir em duas células idênticas, chamadas blastômeros. Em seguida, estes blastômeros vão se dividir até formar um amontoado de 16 células chamadas mórula, pois sua forma lembra uma amora. Esta fase é apelidada de segmentação.

A divisão continua e o óvulo avança em direção à cavidade uterina depois de 3 a 4 dias: é a migração. Assim, as células continuam se dividindo na mórula, cujo volume só começa a aumentar a partir da 6ª divisão (64 células).

Em seguida, as maiores células da mórula vão ficar no centro e formar o botão embrionário, enquanto as menores vão se estabelecer na periferia da mórula. Uma cavidade vai se formar então no centro e se encher de líquido. Em breve, o botão embrionário vai formar o embrião, enquanto as células em volta vão constituir a futura placenta.

Uns dez dias depois da fecundação, o óvulo vai se implantar na espessura da mucosa uterina. Esta fase tem o nome de nidação, e só é possível graças à progesterona, liberada em grande quantidade para impedir as contrações do útero e poder preservar o óvulo. Este chegará então ao útero e vai permanecer ali alguns dias, enquanto continuar crescendo. Saiba que a implantação efetiva do óvulo só acontece na quarta semana de gestação.

Semanas, meses ou trimestres?

O seu médico sempre irá referi-se a sua gravidez em semanas, e não em meses como é normalmente de costume entre as mamães. A contagem de semanas é feita a partir primeiro dia do último período de menstruação. É claro que não se engravida neste exato dia, mas sendo impossível determinar o exato momento da concepção e fecundação, os médicos se baseiam na última menstruação para contar as semanas de gestação. 

Ao total são 40 semanas, porém, como nas duas primeiras a mulher não está grávida, uma gestação dura, na realidade, em torno de 38 semanas

É normal também que o médico organize o tempo da gravidez em trimestres, pois cada um deles tem características diferentes entre si. Veja abaixo como os trimestres são divididos:  

Primeiro trimestre: da 1ª a 13ª semana. Nessa fase a mulher começa a sentir os primeiros enjoos, sente vontade frequente de urinar e muito sono.

Segundo trimestre: da 14ª a 26ª semana. Fase em que a mãe pode investir em sua vida sexual e fazer viagens. Os sintomas mais comuns nesta fase são desconfortos abdominais, congestão nasal, maior vontade de urinar, calor e transpiração.

Terceiro trimestre: a partir da 27ª semana até o parto. Fase em que a mulher se sente mais pesada e inchada. A gravidez se aproxima do fim e é o momento de começar a preparar-se para o parto. 

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto