4 semanas de gravidez

Bruna de França
Na quarta semana de gestação, a mamãe continua sem saber que está grávida. No final desta semana, é possível constatar que a menstruação está atrasada, primeiro sinal de uma gravidez, e o único no momento

O corpo da mãe

Neste ponto, nenhum sintoma denuncia a nova gravidez. No final da quarta semana (data presumida da próxima menstruação), a gestante já pode fazer um teste de gravidez, desses que estão à venda em farmácias. 

Esses testes, que procuram rastros de HCG na urina, são confiáveis em 99 % dos casos, a condição de se seguir as instruções de uso do fabricante. Eles podem ser utilizados já no primeiro dia de atraso da menstruação, de preferência com a primeira urina do dia, na qual há maior concentração do hormônio HCG.

Pode acontecer do teste apresentar um resultado falso-positivo. Por essa razão deve-se confirmar a gravidez com um exame de sangue.

A evolução do bebê

O bebê mede menos que 0,2 mm. Uma vez que o óvulo estiver implantado na mucosa uterina, você estará certa da gravidez. Ele vai continuar se desenvolvendo e depois se dividirá em duas partes que compõem uma, a placenta, e a outra, o bebê.

Em seguida, as células, agora 150, vão se dividir em três camadas, chamadas folhetos embrionários, cuja evolução dará origem às diferentes partes do corpo do bebê. O folheto interno vai formar o fígado, a bexiga, o pâncreas, a tiroide e a mucosa das vias digestivas. O folheto intermediário formará os ossos, os músculos, os rins, os vasos sanguíneos e as cartilagens. Por fim, o folheto externo dará origem à formação do cérebro, do sistema nervoso, da pele e dos pelos.

Os órgãos se formam ao longo dos dois primeiros meses de gestação e o menor atraso pode representar sérios riscos para o bebê. É, portanto, primordial, a partir de agora, cuidar da sua qualidade de vida: suprimir o tabaco e o álcool e diminuir o consumo de café.

É hora de marcar a primeira consulta

Para que a mulher possa se localizar no tempo, a 4ª semana de gestação, calculada pela data da última menstruação, corresponde mais ou menos a 2ª semana após a relação sexual que deu origem à fecundação do óvulo e a 1ª semana de gravidez de fato.

Após a confirmação da gravidez por meio de um teste, o primeiro passo a seguir é marcar uma consulta com um obstetra para dar início ao pré-natal (rotina de exames para avaliar e monitorar o desenvolvimento da gestação).  

Aproveite para checar seu peso, se está acima ou abaixo do limite considerado saudável. Também é um bom momento para começar uma atividade física e assim aumentar o tônus muscular - o que ajuda a sustentar o peso extra que a gestante vai ganhar -, ou evitar engordar mais do que o necessário. Escolha exercícios seguros e moderados: não há problemas em fazer caminhada ou natação durante a gravidez, por exemplo.

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto