9 semanas de gravidez

Bruna de França
Com nove semanas de gestação, o bebê dobrou de tamanho em relação à semana anterior. Seu crescimento depende da boa alimentação da gestante, que deve ser balanceada e variada

O corpo da mãe

Náuseas, cansaço e mal-estar... Nada de desespero, esses sintomas vão começar a diminuir para desaparecer completamente durante o terceiro mês. Enquanto isso, não se esqueça de beber muita água (cerca de 1,5 litro por dia) pois durante a gravidez os rins trabalham duas vezes mais: eles precisam eliminar seus resíduos e os do bebê. Outra opção é beber leite, misturado com outro alimento, e sucos de frutas, ideais para o aporte de vitaminas. Em contrapartida, reduza ao mínimo possível o café e o chá e elimine completamente o álcool.

Além dos sintomas já citados, muitas mulheres têm fortes dores de cabeça ou dores nas costas, causada pelo nervo ciático. Os hormônios também criam o ambiente perfeito para o surgimento da candidíase vaginal.

É preciso também se pesar regularmente para verificar se seu peso não está acima ou abaixo da média. No começo da gestação, é normal perder um pouco de peso, principalmente se a grávida tiver muita náusea. Mais adiante, porém, a futura mamãe deve ganhar cerca de 1 kg por mês

Caso perceba que tenha engordado mais que o normal, não comece um regime sem antes conversar com o médico, pois só ele pode lhe dar conselhos a este respeito. Em todo caso, é importante saber que, durante uma gestação, o ganho de peso pode variar entre 9 e 13 kg.

A atividade física pode ser uma ótima aliada para manter a gravidez saudável e acelerar a recuperação depois do parto. Mas não exagere, escolha um programa de exercícios seguro que possa ser seguido durante toda a gravidez e, tome cuidado para não elevar demais a temperatura do seu corpo.

A evolução do bebê

Seu bebê mede em média 20 mm. Ele está crescendo rapidamente, seu tamanho quase dobrou em relação à semana anterior. A cabeça dele ainda é maior que o corpo, mas o pescoço já apareceu e o corpinho já começa a se alongar levemente. 

Seus braços estão se desenvolvendo mais rápido que as pernas. Seus ossos ainda não passam de cartilagem e os músculos, os dedos das mãos e dos pés começam a se formar. O rostinho dele continua ganhando forma: maxilares, lábios, fossas nasais, olhos, pálpebras e dentes, tudo vai tomando seu devido lugar. 

Esta nona semana marca também o aparecimento definitivo da glândula tireoide e o coração se divide na parte direita e na esquerda. O cérebro cresce enormemente: 100 mil novos neurônios são criados por minuto, formando esse órgão complexo. Os demais órgãos continuam seu desenvolvimento, cada qual no seu ritmo.

Licença maternidade

No início do terceiro mês, a gestante deve informar o empregador de sua gravidez. O início do afastamento poderá ocorrer por volta de 28 dias antes do parto. A mulher tem direito a licença-maternidade de no mínimo 120 dias, ou no máximo 6 meses dependendo da ocupação, sem que isso prejudique seu emprego ou salário. O valor da licença-maternidade (oficialmente denominada "salário-maternidade") é igual ao do salário mensal. Têm direito ainda ao afastamento, mulheres que sofrem aborto espontâneo ou dão à luz há um bebê natimorto.

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto