10 semanas de gravidez

Bruna de França

Com dez semanas de gestação a maioria dos órgãos do bebê já está formada


O corpo da mãe

No terceiro mês de gestação alguns sintomas desagradáveis começam a desaparecer. Para as mamães que readaptaram seus hábitos alimentares, as queimações e os gazes melhoraram e seus problemas de constipação desapareceram. 

No entanto, um ou outro mal-estar pode ainda surgir no dia a dia. Fale com o seu médico a respeito. Outros sintomas desagradáveis são as dores no abdômen devidas à compressão do útero contra os órgãos vizinhos, assim como as cãibras.

O volume de sangue no corpo da mãe irá aumentar de 40% a 50% até o final da gestação, isto já pode ser notado através das veias do corpo que ficam mais aparentes a cada semana. Além disso, o aumento do hormônio progesterona poderá deixar o rosto mais ruborizado.


A evolução do bebê

O bebê mede quase 3 cm e pesa perto de 2,5 g. Neste ponto da gestação, o coração dele bate e todos os órgãos estão em formação, inclusive o cérebro. O sistema vascular está totalmente pronto. As retinas dos olhos estão formadas, bem como o cristalino que vai levar à constituição da córnea. O nervo ótico está igualmente pronto. 

Esta semana, as orelhas e o nariz serão visíveis, o céu da boca se forma e os futuros dentes estão no seus devidos lugares. Quanto às pálpebras, elas estão se desenvolvendo e as glândulas salivares aparecem.

Com relação aos pés e às mãos, eles agora estão completamente delineados enquanto os dedos continuam em formação. O polegar e o indicador logo vão estar prontos. Os órgãos genitais ainda não se diferenciam. 


Cuidados com o corpo e pele

É preciso adotar algumas medidas durante a gravidez para que o seu corpo saia amadurecido desta experiência.

Busto:
  • para evitar que os seios caiam, escolha um sutiã perfeitamente ajustado e não hesite em usá-lo durante a noite, se necessário;
  • prefira tomar banhos não muito quentes e passe regularmente um jato d´água fria sobre o peito;
  • por fim, hidrate a pele para preservar a sua tonicidade.
Pele:
  • com relação ao rosto, é preciso saber que a cútis tem tendência a ficar seca sob efeito dos hormônios. É portanto muito importante hidratá-la corretamente de dia como de noite para evitar rugas;
  • além disso, não se exponha ao sol antes de ter o cuidado de passar um bloqueador total, pois o sol tende a intensificar as manchas de gravidez -  placas de pigmentação são comuns nas futuras mamães por volta do 4º mês;
  • estrias são comuns nas mulheres grávidas. Para preveni-las durante a gestação, preste atenção no seu peso, principalmente a partir do 3º mês, e hidrate bem o corpo, particularmente a barriga, as coxas e os seios.

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto