4 meses de gestação: é hora de aproveitar a gravidez

Bruna de França
Depois de três meses movimentados, é hora de uma pausa merecida. A mamãe, com menos sintomas desagradáveis, e o bebê, com todos os órgãos formados, entram num mês tranquilo

No quarto mês, as gestantes entram no segundo trimestre da gestação.


Mudanças na mamãe no 4º mês de gestação

O período mais agradável da gestação começa na 14ª semana de gravidez. As náuseas e o cansaço diminuem, a libido aumenta, a barriga arredonda-se claramente (em geral esse é o momento em que o papai se derrete) e você pode sentir o bebê se mexer. 

É nesse estágio que as manchas marrons podem aparecer na pele e que o primeiro leite, o colostro, é produzido. Trata-se de um líquido amarelo espesso e muito nutritivo que alimentará seu bebê nos primeiros dias de vida.

Outra mudança que acorre no 4° mês, menos visível, mas muito importante, é o aumento do tamanho do coração da futura mamãe, que se dá devido ao grande esforço que seu organismo deve fazer. O útero continua a crescer e atinge agora a altura do umbigo. Isso pode causar alguns incômodos: os ligamentos que o unem aos ossos da bacia estiram-se e provocam dores, especialmente na virilha, que podem melhorar sob efeito de analgésicos. 

Por outro lado, o crescimento do útero tem efeitos sobre o sistema digestório e é possível que diversos problemas de digestão apareçam: constipação, refluxo de líquidos gástricos (sensação de queimações na altura do tórax) e vontade frequente de urinar. O aumento do útero sobrecarregará suas costas, é importante cuidar da postura para proteger a coluna e evitar a pressão e dores.

O bebê no 4º mês de gestação

Na barriga da mamãe o bebê continua crescendo: 20 cm de alegria, 250 g de fofura em 250 cm³ de líquido amniótico. O corpo harmoniza-se com a cabeça em termos de tamanho, o comprimento das pernas ultrapassa o dos braços. A pele ainda é fina e os vasos sanguíneos continuam aparentes. 

A cabeça, bem ereta, emoldurada por duas orelhas, tem dois olhos capazes de movimentar-se e sobrancelhas capazes de erguer-se. As mãos estão bem formadas, inclusive as unhas. Dentro do corpinho muita coisa está crescendo e se formando também! A parte do cérebro que coordena os movimentos desenvolve-se. As fibras nervosas ficam cercadas de mielina, uma bainha protetora. A tireoide torna-se funcional. O intestino volta a integrar a cavidade abdominal, agora grande o suficiente para recebê-lo. O bebê tem seus primeiros movimentos respiratórios: líquido amniótico entra e sai de seus pulmões.  


No 4º mês de gravidez, é hora de…

Controlar seu peso

Você certamente tem apetite para dar e vender e é normal. Com 4 meses de gestação seu organismo funciona por dois, e um deles está em fase de crescimento. Saiba que, para suprir as suas necessidades e as do bebê, a mamãe deve contar com 500 calorias a mais em sua porção habitual diária de comida. Para evitar um ganho de peso excessivo, recomenda-se pesar-se duas vezes por semana.


Descobrir o sexo do bebê

Já é possível saber o sexo do bebê, porém dependendo da posição em que ele estiver na hora do ultrassom, pode ser difícil visualizar o órgão sexual. O mais indicado é esperar pelo menos até a 17ª semana para fazer o exame, aumentando, assim, as chances de saber se vocês estão esperando uma menininha ou um menininho. Caso haja uma ultrassonografia marcada para depois da 15ª semana e os pais não queiram saber o sexo do bebê, não se  deve esquecer de avisar ao médico para que ele não faça comentários sobre o assunto.

Lembre-se que a gestante tem direito a ser dispensada no horário de trabalho para a realização de pelo menos seis consultas médicas e demais exames complementares, devendo apresentar atestado médico para abono de falta. A mulher também tem o direito de mudar de função ou setor no seu trabalho, caso o cargo possa provocar problemas para a sua saúde ou a do bebê. Neste caso, será preciso apresentar à gerência um atestado médico comprovando a necessidade de mudança de função.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto