5 meses de gestação: o bebê assume o comando

Bruna de França
Grávida de 5 meses, a futura mamãe já sente bem o bebê e conhece ritmo de sono e os pequenos movimentos dele

No quinto mês de gestação, o bebê já mede 30 cm.


A mamãe grávida de 5 meses

Normalmente no quinto mês de gestação, a sensação de cansaço tende a desaparecer, mas pequenos mal-esteres podem ser comuns. Ao se levantar pela manhã, por exemplo, ou depois de um esforço pouco significativo, a respiração intensifica-se para ventilar os órgãos, que trabalham muito nesse momento. Além disso, devido ao aumento do útero que comprime a massa abdominal sobre o diafragma, a caixa torácica fica com volume reduzido.

Os incômodos não param por aí. Um nível elevado de CO2 no sangue pode causar visão turva, e muitas mulheres sentem calor e transpiram bem mais do que de costume. É a ação crescente da glândula tireoide que faz com que a temperatura suba assim. Enfim, o aumento do volume sanguíneo pode causar pequenos sangramentos (no nariz e nas gengivas), formigamento nos membros, uma sensação de pernas pesadas, ou ainda inconvenientes como varizes e hemorroidas.

Para evitar tais problemas, além de seguir as recomendações médicas, é possível se valer de algumas astúcias para limitar os desagastes: dormir com as pernas elevadas, evitar comprimir os tornozelos com meias e dilatar os vasos em banhos quentes. É importante, ainda, ficar atenta para não deixar que os membros inchem, evitando ficar em pé por 12 horas ao longo das 24 do dia. 

O bebê no 5º mês da gravidez

No quinto mês de gravidez, o bebê agita-se em todas as direções. E isso pode ocorrer até mesmo durante a noite, pois as fases de sono dele, agora bem determinadas, não correspondem às suas. Essa atividade é prova de seu desenvolvimento e faz parte de seu crescimento.

Aos 5 meses o bebê mede 30 cm, pesa quase 700 g e já chupa o dedo! A 18ª, a 19ª e a 20ª semanas de gravidez marcarão muitas evoluções. Neste período a aparência do bebê ainda está longe da que ele terá ao nascer. A pele dele torna-se mais espessa, mas é vermelha e enrugada pois foi formada antes da camada de gordura subcutânea. O verniz caseoso ou vérnix, uma substância gordurosa que aparece na 20ª semana de gravidez, protegerá essa pele que macera no líquido amniótico. 

No 5º mês de gravidez, é hora de…

Aprender a controlar sua respiração

Aquelas que decidiram fazer um curso de preparação para a chegada do bebê, aprenderão desde já a controlar a respiração para relaxar, a adotar posições confortáveis e também a administrar a dor através da respiração. Caso não tenha tido a oportunidade de realizar um curso, não hesite em pedir ao seu médico alguns exercícios e gestos simples que poderá fazer em casa. Guias também podem dar indicações de como inspirar e expirar de maneira eficaz. 

Realizar o ultrassom morfológico

Você fará exatamente os mesmos exames que fez na consulta do 4º mês de gravidez, e um ultrassom a mais. É provavelmente o segundo e certamente o mais interessante de se ver! Nesse mês é possível ver melhor o bebê, seu perfil, suas mãos na boca, seus movimentos, seus reflexos e seu sexo. 

Essa ultrassonografia é conhecida como ultrassom morfológico, pois, durante 30 minutos, faz-se um estudo preciso das estruturas físicas externas do bebê. Seu crescimento é avaliado graças a diferentes medidas, como, entre outras, a do diâmetro da cabeça e a do diâmetro abdominal. Esse exame permite fazer um relatório detalhado da evolução do bebê, algumas fotos e por vezes até um vídeo. 

Preparar o quartinho
O bebê precisa de um ambiente aconchegante, tranquilo, especialmente nos primeiros meses. A área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso para os pais atendê-lo com rapidez quando necessário. Comece a preparar o quarto pelas eventuais reformas ou pinturas.

Antes de comprar móveis, lembre-se que existem alguns berços que viram mini cama e permitem aproveitar por mais tempo o colchão e as roupas de cama. Além disso, o mobiliário deve ser prático e revestido com materiais laváveis e resistentes e pinturas atóxicas.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto