8 meses de gestação: o entusiasmo dos preparativos

Bruna de França
Agora só faltam 2 meses! A chegada do bebê monopoliza o tempo e a energia de toda família

No oitavo mês de gestação, comece a se preparar para a chegada do bebê.


Mudanças na mamãe no 8º mês de gestação

Com 31 semanas de gravidez, início do oitavo mês, a mamãe já ganhou cerca de 10 quilos, e isso é normal. Mas cuidado para não cair na armadilha dos dois últimos meses. O ideal seria ganhar apenas mais um quilo até o final da gravidez. 

Aposte em derivados do leite de calorias reduzidas e ricos em cálcio. No 8º mês a barriga está firme e costas ficam cada vez mais arqueadas. Os seios estão doloridos e a bacia estira-se. Muitas grávidas têm contrações não dolorosas: tudo isso é normal, o corpo continua se preparando. 

Caso tenha feito aulas de preparação para o parto, é hora de colocar em prática o que aprendeu. Como ficar em pé é cansativo e deixa as pernas pesadas, fique sentada o máximo possível. Outra maneira de aliviar o cansaço é fazer uma massagem nos membros inferiores com um creme descongestionante que produzirá uma sensação de frescor e leveza muito agradável.

O bebê no 8º mês de gravidez

Aos 8 meses de gravidez uma camada de gordura se forma no corpo do bebê, sem isso ele não aguentaria a temperatura ambiente no dia do nascimento. Ele pesa 2,5 kg e mede cerca de 50 cm ao final do oitavo mês. Sua pele torna-se rosada, seus membros alongam-se, seus ossos solidificam-se e suas unhas recobrem a extremidade dos dedos da mão, mas não os dos pés. 

Ele ingere bastante líquido amniótico - e urina, portanto, diversas vezes ao dia-, o que lhe permite ir treinando seu sistema digestivo. A placenta aumenta para responder às crescentes necessidades do bebê, especialmente em relação ao cálcio. Os pulmões continuam em maturação à espera do grande dia. O mecônio (composto de muco, bílis e resíduos celulares e gordurosos contidos no líquido amniótico) acumula-se nos intestinos. Ele será eliminado após o nascimento.

O 8º mês também é o momento, em 95% dos casos, em que o bebê vira-se e posiciona-se para sair, sendo a cabeça a primeira parte a ver o mundo. Mas a situação ainda poderá mudar ao longo do 9º mês de gravidez

No 8º mês de gravidez, é hora de…

Preparar-se para a chegada do bebê

É importante se equipar e se organizar minimamente. Primeiramente, para a estadia na maternidade, faça uma malinha com itens essenciais para você e para o bebê. 

Em seguida, organize seu retorno para casa com o novo habitante. Com a ajuda do futuro papai, instale o berço e o trocador, caso ainda não o tenham feito; Prepare também o banheiro e deixe a casa segura para a chegada do pequeno.

Se você está grávida de múltiplos é melhor estar preparada, pois metade dos partos de múltiplos ocorre entre a semana 34 e 37.

Torne-se uma pessoa caseira

Por duas razões: os transportes e movimentos de carros e ônibus a deixarão cansada. E, nas 33ª e 34ª semanas de gravidez, é mais prudente ficar perto da maternidade, pois nunca se sabe o que pode acontecer. Aproveite para ler, fazer atividades manuais, ouvir música, conversar com sua mãe ou com seus amigos. 

Pensar no futuro

Caso planeje voltar ao trabalho após dar à luz, ou depois da licença-maternidade, eis o momento de se informar sobre diferentes opções de cuidados para o bebê: creche, babá ou um familiar. Apesar de parecer um pouco cedo para pensar sobre isso agora, algumas creches altamente desejáveis podem ter listas de espera, além do fato de se demorar várias semanas para encontrar a babá correta.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto