15 semanas de gestação

Bruna de França
Com quinze semanas, já é possível descobrir o sexo do bebê através de um ultrassom 

O corpo da mãe

Neste mês, muitas grávidas começam a sentir que as roupas passam a ficar apertadas. Em breve será preciso providenciar um guarda-roupa mais apropriado.

O útero, que cresceu muito, mede agora cerca de 7 cm, e está a cerca de 8 cm abaixo do umbigo. O obstetra começará a medir a “altura do fundo uterino” - medida entre o fundo uterino e o osso púbico -, para assegurar que o bebê esteja crescendo adequadamente. 

É possível começar a sentir algum desconforto ao dormir por conta da barriga. Experimente deitar-se de lado, sendo o lado esquerdo o mais indicado por liberar mais nutrientes para o bebê e permitir que os rins da mamãe trabalhem melhor. Usar almofadas, inclusive para apoiar a barriga, trará mais conforto para dormir e descansar.

É comum também sentir os pés apertados nos sapatos que antes eram confortáveis. Isso acontece pois a progesterona relaxa os ligamentos e mesmo aquelas que não sofrem de retenção de líquido podem sentir um aumento no tamanho dos pés. Eles podem, inclusive, aumentar em até 1 número ao final da gestação. Use sempre calçados com salto baixo e confortáveis.

É preciso igualmente cuidar dos seios, que agora estão pesados e distendidos. Para isso, escolha um sutiã que garanta uma boa sustentação. Não esqueça de hidratá-los, assim como o resto do corpo, pois a derme costuma ficar mais ressecada durante a gestação. Além de um bom creme, use um sabonete ultra hidratante, que deixará a pele mais suave. Outra dica é passar um jato d´água fria no corpo no final do banho, para manter a tonicidade.

A evolução do bebê

O crescimento do bebê continua. Ele mede agora entre 11 e 12 cm e pesa cerca de 50 g a 65 g. A medida do diâmetro da cabeça dele vai permitir determinar exatamente a data do parto (com uma margem de erro de poucos dias). O esqueleto dele continua em formação. Ele se mexe muito – em particular os dedos –, mas de maneira totalmente descontrolada. Agora, a boca pode se abrir e fechar, o que o prepara para poder mamar. Os pigmentos da pele dele também começam a se formar.

Seus olhos, apesar de fechados, já são sensíveis à luz, ou seja, um flash ou mesmo uma lanterna perto da barriga podem fazer com que o bebê se movimente para fugir dessa claridade. 

Os três pequenos ossos da orelha interna começaram a se formar e logo o bebê poderá ouvir a mamãe. As pernas do pequeno já estão tão longas quanto os braços e cabecinha dele não é mais maior do que o corpo, que está mais longo e menos curvado.

Sexo do bebê

A partir desta semana é possível descobrir o sexo do bebê através de um ultrassom. Entretanto, dependendo da posição do bebê durante o exame, a visualização pode ser bastante difícil. O mais indicado, portanto, é esperar pelo menos até a 17ª semana para aumentar as chances de descobrir se está esperando uma menina ou um menino. Caso tenha uma ultrassonografia marcada para depois da 15ª semana e não queira saber o sexo do bebê, não se esqueça de avisar o médico para que ele não comente nada sobre isso.

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto