24 semanas de gestação

Bruna de França
O bebê teria 20 a 25% de chances de sobreviver, se nascesse agora. É preciso, portanto, empenhar-se em mantê-lo onde está o máximo de tempo possível

A evolução do bebê

Esta semana, o bebê cresceu e engordou mais um pouco. Ele mede 26 cm e pesa 550 g. A pele dele ganhou textura mas continua um pouco enrugada pois as células adiposas ainda não estão bem constituídas.

Os olhos continuam fechados, recobertos pelas pálpebras, mas os cílios e sobrancelhas já apareceram. Os pulmões continuam em desenvolvimento e o bebê está treinando a respiração. A partir de agora o feto começa a produzir o surfactante pulmonar, um líquido que atua nos alvéolos e que torna possível a respiração. Caso o bebê nasça com menos de 28 semanas, um tratamento deverá ser realizado para que o recém-nascido possa respirar. 

O corpo da mãe

O peso da barriga é cada vez maior, semana após semana. Com isso, a gestante fica propensa a se arquear. Cuidado, pois nesta posição corre-se o risco de ficar com dor nas costas. Preste atenção e lembre-se de sentar corretamente, bem rente ao encosto da cadeira, com as costas eretas e as pernas a 90°. 

É possível também  que uma linha escura, chamada linha nigra, aparece na barriga, entre o púbis e o umbigo. Não se preocupe, isso é normal e ela desaparecerá depois da gravidez.

Muitas grávidas também apresentam algumas glândulas sebáceas hipertrofiadas próximas ao mamilo, são as glândulas de Montgomery, ou tubérculos de Montgomery. Elas são similares a minúsculas erupções cutâneas, porém não se deve apertá-las nem espremê-las. Essas glândulas são responsáveis por secretar um óleo natural que protegerá o mamilo de bactérias além de lubrificar a região.

Nesta 24ª semana algumas mamães percebem os olhos mais secos e até irritados, principalmente as que fazem uso de lente de contato. Também é “culpa” dos hormônios e o melhor a se fazer é trocar as lentes de contato por óculos de grau e sempre usar óculos de sol quando estiver ao ar livre.

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto