27 semanas de gestação

Bruna de França
A vigésima sétima semana de gestação marca o início do sétimo mês e do segundo trimestre

A evolução do bebê

Esta semana, o bebê mede 32 cm e pesa quase 1 kg. O crescimento agora é mais regular. Os pulmões cresceram, os ossos endureceram e debaixo da pele dele começa a se formar um pouco de gordura. Uma das atividades prediletas dele é chupar o dedo, o que o prepara para o aleitamento. Ele sabe chorar e seu ritmo de vigília/sono é mais regular, embora não seja, infelizmente, parecido com o da mamãe.

Caso ocorra um parto prematuro nesta semana o bebê terá cerca de 85% de chance de sobreviver sem sequelas. Seus olhos estão parcialmente abertos e ele já possui cílios para protegê-los das sujeirinhas do ar fora da barriga. Todo seu corpo já está sendo preparado para a vida fora do útero. Suas retinas estão mais maduras e são importantes sensores de luz que o farão enxergar fora do útero.

O corpo da mãe

Com o útero já próximo ao final das costelas, o pulmão fica comprimido, o que dificulta respirar fundo ou longamente, pois o órgão não tem mais espaço para se expandir. Assim a respiração fica mais curta. Porém, como o corpo da gestante está mais eficiente, isso não acarretará problema de oxigenação para a mamãe ou o bebê. Contudo a mulher pode se sentir cansada ao menor esforço. 

O suor também poderá incomodar mais nesse terceiro trimestre. Com o aumento da temperatura corporal, o corpo da futura mamãe responderá com a transpiração, principalmente nas axilas, pés, pescoço e costas embaixo e entre os seios.

Desejos de comida

Muitas vezes os desejos por determinado alimento surgem como uma espécie de sinal do organismo indicando alguma carência alimentar. Sentir desejo de comer carne, por exemplo, pode ser uma indicação de que se está necessitando de mais ferro ou proteína. Da mesma forma, vontade de comer sorvete ou queijo pode ser sinal de carência de gordura ou cálcio.

Tome nota

É o momento de começar a pesquisa por cadeirinha para automóvel. Lembre-se que grande parte das maternidades não permite que o bebê seja transportado no colo dentro do carro e obrigam a instalação da cadeirinha para a alta do bebê. 

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto