32 semanas de gestação

Bruna de França
Com trinta e duas semanas de gestação, a barriga da gestante está quase com seu tamanho máximo

A evolução do bebê

O bebê mede atualmente 37 cm e pesa cerca de 1,8 kg. Ele desceu um pouco fazendo maior pressão sobre o períneo. Se ele ainda não está com a cabeça para baixo, o médico poderá propor virá-lo, manipulando-o através do abdômen. Se for um menino, os testículos estão descendo para o saco escrotal; se for menina, as ovogônias se transformaram em ovócitos. 

A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento.

O corpo da mãe

A barriga da mamãe está quase com o seu tamanho máximo. Da mesma forma, o útero está até 12 cm acima do umbigo. Como o bebê desceu um pouco, o tórax ganhou algum espaço e a gestante sente menos falta de ar. 

Para não provocar um parto prematuro, não fique muito tempo em pé, não carregue nada pesado e evite qualquer tipo de contrariedade ou de estresse. Se você perceber um inchaço anormal dos pés, das mãos ou do rosto, entre em contato com o médico, pois isso pode ser sinal de uma pré-eclampsia.

À medida que a barriga cresce, seu centro de equilíbrio muda. Fica muito fácil perder o equilíbrio, cair ou trombar nas coisas. A coluna também sofre. Saiba que o alongamento ajuda a aliviar a dor nas costas. Uma dor na virilha, no quadril ou no osso púbico pode ter aparecido ou piorado.


Preparando-se para o grane dia

Esse é um bom momento para iniciar a pesquisa por pediatra caso você ainda não tenha um. Converse com amigos e peça indicações. É importante que você tenha total confiança e simpatia pelo pediatra de seu filho, pois é ele quem irá consultar nos dias e madrugadas em que seu bebê não estiver se sentindo bem.

Compre as roupas que usará na maternidade – e separe algumas para o pós-parto. Calcule que, ao voltar para casa, sua barriga terá o tamanho equivalente ao quinto mês de gestação. 

Deixe a mala da maternidade pronta, com as roupinhas do bebê já lavadas. Assim, se o seu filho nascer prematuro, não terá nenhuma de surpresa. E não se esqueça de também preparar a sua própria mala.

Mesmo tendo escolhido a maternidade, é aconselhável ter uma segunda opção para eventuais imprevistos. 

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto