33 semanas de gestação

Bruna de França
O grande dia está se aproximando... Aproveite estas últimas semanas para fazer todos os preparativos necessários para a chegada do bebê

A evolução do bebê

Não há muito espaço na barriga para o nenê, que, agora, mede 39 cm e pesa entre 1,9 kg e 2 kg. Ele certamente mexe menos, mas de maneira mais intensa. Ele presta atenção em tudo o que acontece à sua volta e reage. Ele se mostra particularmente atento aos ruídos, em especial à voz do pai. Quando dá chutes, você sabe se usou o pé ou se, na verdade, usou a mão.
 
Os ossos do crânio do bebê são macios e ainda não estão fundidos em conjunto. Esta flexibilidade permite que os ossos se sobrepõem, possibilitando a passagem no apertado canal de parto durante o nascimento. 

Nesta semana o líquido amniótico está no auge de seu volume, cerca de 1 litro de líquido estéril e quente. Os pulmões do bebê estão cada dia mais maduros e continuam treinando os movimentos respiratórios e o fígado começou a armazenar ferro para se preparar para a vida fora do útero.

O corpo da mãe

O útero está agora muito grande – seu tamanho se multiplicou por 500 desde o início da gravidez – o que pode incomodar, especialmente quando você estiver sentada. Sua barriga também pode ser incômoda na hora de dormir. Procure achar uma posição confortável com a ajuda de travesseiros; utilize as técnicas sugeridas, durante o curso de preparação para o parto. 

Com a barriga aumentando e pressionando o estômago é normal, consequentemente, que o apetite diminua e a azia se intensifique. Para resolver esses incômodos, procure fracionar as refeições, comendo várias vezes ao dia e em pequenas quantidades. Coma alimentos ricos em cálcio – leite, iogurte, queijo, laranja – para estimular a ossificação do bebê. 

Muitas gestantes reclamam da incontinência urinária. Basta uma tosse, risada ou forcinha para levantar algo que um pouco de urina acaba escapando. É uma situação desconfortável, porém muito comum especialmente se mulher já teve filhos antes.

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto