34 semanas de gestação

Bruna de França
A trigésima quarta semana de gestação pode ser a última semana de trabalho da mamãe. A gestante tem o direito de começar a licença maternidade entre 28º dia antes do parto e o dia em que der a luz

A evolução do bebê

O bebê mede 40 cm e pesa 2,1 kg. Ele continua engordando regularmente. Isso lhe permitirá autorregular a temperatura de seu corpinho. A pele dele ficou mais rosada, mas ainda está enrugada, e as unhas cresceram nas pontas dos dedos. O cérebro continua em maturação, mas os ossos do crânio permanecem flexíveis para facilitar o parto.

A pele do bebê está coberta pelo vérnix caseoso, porém agora com uma camada mais espessa. Essa substância tem como função proteger a pele do bebê e evitar contaminações, tanto dentro do útero quanto nas primeiras horas de vida.

O corpo da mãe

Se a mamãe optou por iniciar a licença maternidade no 28º dia antes do parto, esta é provavelmente a última semana de trabalho. A partir da próxima, será possível se dedicar a si mesma e à chegada do bebê. É hora de descansar, de relaxar e de se organizar. Aproveite para dormir pois, depois do parto, as noites serão provavelmente bastante curtas.

Casa tenha preferido continuar trabalhando, tente descansar o máximo possível. Lembre-se que é possível, mediante atestado médico, obter um aumento de duas semanas do período de repouso antes do parto. Além disso, há possibilidade de prorrogar por 60 dias a licença maternidade.

Aquelas que estão grávidas de múltiplos devem estar preparadas, pois metade dos partos de múltiplos ocorre entre a semana 34 e 37. Apenas a minoria dos partos de gêmeos é do tipo normal pois ambos os bebês precisam estar com a cabeça para baixo. 

É possível que a gestante sinta formigamento nas pernas no meio da noite. Isso é sinal da síndrome das pernas inquietas, que comumente afeta as mulheres grávidas.

Checklist

Chegou a hora de verificar se está tudo pronto para a chegada do bebê. A Revista da Mulher preparou um checklist para ajudar as mamães nesta tarefa:

  • Deixar os móveis montados e limpos, para eliminar o cheiro de fábrica e organizá-los. É importante que os pais consigam transitar entre o mobiliário com um bebê no colo.

  • Retirar do quarto pelúcias e quaisquer objetos que possam acumular poeira e causar alergias ao bebê;

  • Os lençóis e protetores de berço, só devem ser colocados após a volta da maternidade para que não fiquem expostos à poeira;

  • Colocar o colchão no sol por, pelo menos, um dia inteiro;

  • Começar a lavar passar as roupinhas que o bebê usará até os 3 meses;


  • Instalar a cadeirinha no carro ou deixá-a limpa e pronta para ser instalada ou colocada no porta-malas junto com as malas de maternidade;

  • Separar e deixar no devido lugar os produtos que serão utilizados durante a troca de fralda: fralda, pomada, hidratante, algodão, garrafa térmica, bastonetes de algodão (cotonete), escovinha de cabelo e toalha pequena;

  • Organizar os produtos de banho (sabonete líquido, algodão bolinha, bastonetes de algodão, termômetro de banheira, etc), para ter tudo à mão no momento de lavar a criança;

  • Preparar uma caixinha de remédios, que deve conter termômetro, bolsa térmica, gaze e algodão. Fale com o pediatra sobre quais medicamentos você deverá ter em sua casa.

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto