36 semanas de gestação

Bruna de França
A trigésima sexta semana de gestação marca o início do nono mês. Esta é a última fase da gravidez. É chegado o momento de preparar a mala e estar pronta para ir para a maternidade a qualquer momento

O corpo da mãe

O bebê pode nascer de um dia para o outro. A mamãe deve, portanto, estar pronta. Não se afaste muito da maternidade, seria realmente muito ruim ter de voltar em alvoroço, num clima de tensão. Os membros da gestante podem inchar por causa da retenção de água, mas tudo isso vai voltar ao normal em algumas semanas. O corpo da mamãe está se preparando para o parto. Com isso, os seios estão cada vez mais sensíveis e o colo do útero se modificou; ele agora está mais maleável.

Se o bebê já estiver na posição de entrega, ou seja, com a cabeça para baixo e as pernas dobradas para cima, ele pode começar a descer.

A evolução do bebê

O bebê pesa nesta fase 2,6 kg para 43 cm. Ele continua engordando, a fim de ganhar forças para o nascimento. Ele agora está pronto para o grande dia

As gengivas do bebê estão firmes, os dentes só irão aparecer por volta dos três meses a um ano de idade. Quanto mais tarde melhor, principalmente se ele estiver mamando no peito.

Diminua o ritmo

No finalzinho da gravidez, desacelere e poupe suas energias para o parto e pós-parto. Tome cuidados básicos com seu corpo, que agora deve estar bem mais pesado. Se passar bastante tempo sentada ou deitada, levante devagar, porque o sangue pode descer rápido para seus pés e pernas, causando uma queda temporária de pressão arterial e a sensação de tontura.

Nas suas últimas consultas do pré-natal, aproveite para fazer um balanço com o médico antes do grande dia. Não deixe de lhe fazer todas as perguntas que tiver; lembre-se que seu parto será mais tranquilo se você estiver bem informada e segura.

Copyright foto: iStock/ Arte CCM Benchmark

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto