O bebê de 5 meses

Bruna de França
Desde que nasceu, o bebê faz progressos constantemente. Este mês, não será diferente:o nenê continua a descobrir o mundo

O banho é um momento que os bebês costumam apreciar muito.


O desenvolvimento

O bebê continua fazendo progressos, em especial, na sua forma de se posicionar. Quando está bem instalado, ele pode ficar alguns minutos sentado, mantendo a cabeça bem reta. Mas fique atento, pois ele pode cair para frente ou para trás a qualquer momento.

Além disso, se alguém o sustentar, segurando-o por baixo das axilas, ele já começa a empurrar com as perninhas. Pois é, dentro de alguns meses, ele vai aprender a andar sozinho. Não abuse desta posição, pois isso poderia, em longo prazo, induzir posturas erradas. 

Este mês, o bebê também começa a descobrir o próprio corpo. Com as mãos, ele toca os olhos, o nariz, as orelhas… Aproveite para ensinar o nome das diferentes partes da sua anatomia enquanto o troca ou lhe dá banho. 

O banho, aliás, é um momento que ele continua apreciando muito. Ele já começa a brincar na água e está cada vez mais hábil com as mãos. Os pais poderão perceber também que a atenção do nenê só pode se focar em uma coisa por vez; assim, se alguém der um segundo brinquedo (ou qualquer outro objeto), ele vai largar o primeiro. 

No quinto mês é possível constatar que o jeito dele se comunicar evoluiu. Semana após semana, os barulhinhos que ele emite mudaram e se transformaram em sons mais longos. São as bases da linguagem que estão se estabelecendo. É importante conversar com bebê, pois é só assim que ele poderá aprender a falar. Mostre-lhe também novos sons, ele vai tentar reproduzi-los e que, aos poucos, vai conseguir. Faça também perguntas, dando tempo para o bebê responder. 

No entanto, por mais que uma criança aprecie que brinquem com ela, é importante que aprenda a ficar sozinha alguns minutos. Assim, quando ela acordar, não acuda imediatamente. Deixe-a um pouco sozinha na cama, com os seus brinquedos em pelúcia e chocalhos preferidos. 

Não hesite tampouco em deixar o bebê com outra pessoa para ter um pouco de tempo para si mesma. O ideal é escolher, claro, alguém que ele conhece bem, como os avôs, que ficarão certamente contentes em cuidar do netinho. Em todo o caso, explique ao bebê o que vai acontecer, quem vai cuidar dele e quando você vai voltar. Procure não sair quando ele estiver dormindo, para que ele não fique confuso ao acordar. 

A alimentação

Com 5 meses o bebê faz, normalmente, quatro refeições por dia. Se as papinhas já fazem parte do cardápio, a alimentação dele está cada vez mais rica. Não misture vários legumes na papinhas, caso contrário será difícil identificar o alimento de que a criança não gosta. É aconselhável igualmente não salgar as refeições, ainda é muito cedo. 

A criança também pode comer papinha de frutas ou um laticínio (especialmente preparado para crianças, se possível) durante o dia, por exemplo, no lanche. Para não habituar o paladar do bebê a alimentos açucarados, não adoce a papinha e iogurtes. Em caso de dúvida, consulte o pediatra. 

A saúde 

No quinto mês de vida o bebê recebe a seguinte vacina:
  • 2ª. Dose da Vacina Meningocócica C (conjugada): contra uma doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C.

Algumas precauções

Nesta idade, o bebê se mexe muito. Ele vira e revira frequentemente. Com isso, preste atenção e não o deixe sozinho quando colocá-lo em lugar mais elevado, em especial sobre o trocador. Um acidente sempre acaba acontecendo. Mantenha sempre uma mão em cima dele quando precisar pegar alguma coisa, e, se tiver de ir para outro cômodo, leve-o consigo.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto